Thursday, August 28, 2008

Morre Olavo Setúbal



Nascido em 16 de abril de 1923, Olavo Setúbal liderou expansão do Banco Itaú. Em novembro de 1996, concedendo entrevista à revista Veja, disse o seguinte.
Veja – No que o empresário brasileiro é diferente do empresário do Primeiro Mundo?
Setúbal – Os empresários brasileiros, em geral, têm uma visão patrimonialista. A empresa sempre foi encarada como uma fonte de emprego e de renda para os membros da família. Por isso as empresas brasileiras são tão descapitalizadas. A instabilidade faz com que o empresário viva sob o medo permanente de que a empresa quebre. Então ele procura manter seu patrimônio fora da empresa, para se precaver. Nesse ciclo perverso a empresa permanece frágil.
Veja – É uma relação predatória com a empresa?
Setúbal – Eu prefiro usar a palavra patrimonialista. Predatório revela um julgamento negativo e não digo que isso seja negativo ou positivo. É uma realidade. O empresário brasileiro retira da empresa mais do que ela pode dar. E o seu padrão de vida em geral é mais alto do que o de seu equivalente no Japão e na Europa. O brasileiro se aproxima mais do padrão do empresariado dos Estados Unidos, onde a economia é incomparavelmente mais rica do que a nossa.
Sosígenes Bittencourt

No comments: