Não é conversa mole que a terra tremeu em Chã Grande (PE), durante pelo menos 3 segundos. Os moradores saltaram para o olho da rua, aperreados com o abalo. Não era possível tanta gente sentir a terra tremer de mentira. Principalmente, porque o lugar é tão sereno e jamais aconteceu coisa parecida. Chã Grande, que já se chamou Mumbucas e Chã das Palmeiras, é um terreno plano no alto de um morro, daí chamar-se Chã Grande. Uma moradora contou que foi botar o menino pra dormir quando, de repente, sentiu um tremendo estrondo e a casa balançando. Alguém pensou haver sido a explosão de um bujão de gás. Mas, logo descartado por todos que se acotovelavam nas calçadas, de boca aberta, indagando o que danado foi aquilo. Não é brincadeira, uma cidade pacata, com pouco mais de 20 mil habitantes, depois de assistir ao Tsunami que destroçou o Japão, experimentar a sensação de que o chão vai afundar.
Trêmulo abraço!
Sosígenes Bittencourt
2 comments:
É a famosa fissura de Pernambuco. Na placa tectônica onde se encontra o Brasil, existem fissuras que provocam abalos sísmicos. E uma dessas fissuras, está localizada em território pernambucano. Nunca senti a sensação de um terremoto, mas, imagino como deve ser apavorante ter os pés com a sua base em desmoronamento. Abalado abraço.
E nem precisamos de terremotos, estremecidos de pavor pelo risco de morte que corremos com as tempestades humanas, tremendamente abalados com as estatísticas policiais.
Medonho abraço!
Post a Comment