Tuesday, April 29, 2014

Autoestima e Vaidade



Cuidar-se para achar-se belo é autoestima.
Cuidar-se para ser achado belo é vaidade.
É melhor não se impressionar demais com a opinião dos outros.
Eles também são vaidosos.
E vaidade gera inveja
que gera despeito
que gera desrespeito
que mente.
Sosígenes Bittencourt

Da Bundomania Nacional



Por isso, deverá levar uns lapos lapos.

Esta é a música da Bundomania Nacional, da Mulher Melancia e da dançarina do Créu em 6 rotações.
Sosígenes Bittencourt

Monday, April 28, 2014

Introjeção de norma e castigo



Antigamente, a juíza da infância e da adolescência era a mãe. Isso foi no tempo da palmatória. Escreveu, não leu, o pau comeu. Embora ninguém questionasse o valor da chinelada na educação doméstica, não me lembro de criança castigada com injeção letal.

A criança precisa entender que está sendo castigada porque descumpriu normas que precisam ser introjetadas, regras que precisam ser aprendidas, não por irritação, autoritarismo ou abuso da força paterna. Ninguém bate em criança por amor à criança, bate com raiva da criança. Ninguém mata um estuprador por amor ao estuprado, mas por ódio do estuprador.

Introjetamos normas com medo do castigo, mas isso não credita a todo castigo a melhor forma de promover a introjeção da norma.

A criança precisa entender o motivo pelo qual está sendo castigada, não pode concluir que está sendo castigada pelo ódio dos pais, pelo capricho dos pais, pela força maior dos pais. Isto seria como treiná-las para odiar.

Sosígenes Bittencourt

Sunday, April 27, 2014

No tempo de eu menino - Doce Japonês



Uma vez minha mãe disse a minha irmã que comida de rua era porcaria. Quando o doce japonês passou na porta de casa, minha irmã pediu a minha mãe: - Mamãe, compra porcaria pra mim.
Comi muito as cocadas de dona Isabel, algodão de açúcar, pirulito, cavaco, chupei picolé de mangaba. Eu comia essas guloseimas populares, escondido, porque mamãe não queria que eu degustasse comida de rua. Foi quando aprendi que tudo que dá medo e é proibido excita o desejo.
Hoje, porcaria que eu conheço é comida industrializada e preservada na base do conservante. Tá ligado?
Sosígenes Bittencourt

Friday, April 25, 2014

Mestre Mundo



O meu avô materno, Seu Ricardo Barbeiro, dizia que, quando o sujeito não aprende dentro de casa, Mestre Mundo ensina.

Na realidade, tudo gira em torno da palavra EDUCAÇÃO. E a Educação pré-escolar dá-se no recesso do LAR, ou seja, ao pé da lareira. Porque Educar significa - de ex (fora) e ducere (conduzir) - ou seja, CONDUZIR PARA FORA. O que deduz-se significar "preparar para o mundo", "habilitar a viver em sociedade". E uma outra forma de traduzir EDUCAÇÃO seria "um processo de extrair, revelar o talento do aprendiz". A expressão "Mestre Mundo" significa dizer que, se você não aprender em casa, aprenderá, mais dolorosamente, nas mãos da experiência, aos trancos e barrancos. A experiência é perigosa, já dizia o Pai da Medicina, o filósofo Hipócrates de Cós (460 - 370 a.C.).

Sosígenes Bittencourt