Monday, April 07, 2014

Dia do Jornalista



Eu sempre fui remunerado por escrever, mas não sou jornalista. Jornalismo tem Vestibular e Faculdade. Para ser escritor é preciso passar no vestibular da vida – segundo o poeta Menotti del Picchia. Ademais, ter o hábito de ler e escrever.
O escritor Mario Prata chega a comparar a “profissão” de escritor à de jogador de futebol, aeromoça e prostituta. Mas não é fácil. “A vida é dura”, como bem diria o milionário Bill Gates.
O conselho que eu daria, inicialmente, para quem quer seguir a profissão de jornalista é desenvolver o hábito de ler e escrever. O filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C), em seu livro “Ética e Nicômaco” prega que os homens se tornam o que são pelo hábito. Dessa forma, para se escrever bem, é necessário o hábito. A prática contínua de uma atividade ou de um comportamento nos possibilita internalizar aquele hábito.
Talvez, eu não dissesse “escrever bem”, mas, pelo menos, “corretamente”. Falar e escrever CORRETAMENTE depende de estudo e exercício. E falar e escrever BEM, mesmo que seja fruto de vocação, também precisa de aperfeiçoamento.
Enfim, você tem de saber escolher e saber como lidar com a escolha. O filósofo Jean-Paul Sartre (1905-1980) já dizia: Viver é buscar o equilíbrio entre escolhas e consequências.
Sosígenes Bittencourt

No comments: