Friday, April 04, 2014

No tempo de eu menino - O leiteiro e ovo de capoeira



Bebi leite de vaca decente e comi ovo de galinha séria. Isso foi no tempo do leiteiroO leite fazia espuma, que era obrigado vigiar.
Só quando o vendedor era indecente é que acrescentava água e avacalhava o leite.
Comi ovo de galinha natural, solta na capoeira, pulando cerca e comendo minhoca. A gema era alaranjada, da cor de um jerimum doce. A gente ficava corado, tinindo de saúde.
Isso foi no tempo que galinha era assassinada no fundo da cozinha, e as crianças eram convidadas a dar o pira para não ficar com pena da vítima. Galinha tinha nome e atendia ao chamado. Hoje, as galinhas são anônimas e decapitadas em série para cobrir a demanda.
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Sosígenes Bittencourt said...

Uma vez, eu fiquei pastorando a empregada sacrificar uma penosa, e ela mandou eu cair fora. Explicou que eu estava atrapalhando a morte.

Anonymous said...

As galinhas, as de granja, ou seja, as que são mantidas em criadores comerciais, dizem que recebem uma alta dose de hormônios para crescerem e engordarem fora do tempo normal da natureza. Pintos com um mês de vida, parecem mais que tomaram bomba. Comemos os tais pintinhos bombados de hormônios e pergunto-me se faz bem ou mal para nossa saúde.