Friday, March 06, 2009

Estudando Português

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

MUDANÇAS MAIS SIGNIFICATIVAS


+ Quando o segundo elemento começa por H, usa-se hífen: anti-higiênico, co-herdeiro, neo-helênico, super-homem. (Não se usa, no entanto, o hífen em formações que contêm os prefixos DES e IN nas quais o segundo elemento perdeu o H inicial: desumano, inábil).
+ O hífen não é mais usado em palavras formadas de prefixo ou falso prefixo terminado em vogal e seguido de palavra iniciada por R ou S. Com o acordo, as palavras formadas dessa maneira são grafadas sem hífen, sendo essas consoantes dobradas: antessala, autorretrato, antissocial, contrassenso, ultrassonografia, suprarrenal.
+ O hífen também não é mais usado em palavras formadas de prefixo ou falso prefixo terminado em vogal e acompanhado de palavra iniciada por vogal diferente, o que uniformiza várias exceções antes existentes. Deve-se grafar, portanto: antiaéreo, antiamericano, autoajuda, infraestrutura, neoimpressionista.
Marcelo de Marco

2 comments:

Unknown said...

Professor, estou me adaptando à reforma ortográfica. É necessário bastante atenção neste quesito. Chegarei lá...
Excelente aula!

Sosígenes Bittencourt said...

Dora, minha aDORÁvel Dora, Português é um charme. Temos de estudá-lo a vida inteira. Ainda mais compreender as desavenças teóricas entre os gramáticos.
Forte abraço!