Saturday, March 14, 2009

Origem do HIV data de um século

O vírus da aids circula entre os seres humanos há uns cem anos, décadas antes do inicialmente suposto pelos cientistas. A afirmação é feita por um novo estudo, divulgado nos Estados Unidos. Análises genéticas demonstraram que a suposta origem do HIV ocorreu mais precisamente em torno de 1908. A aids foi reconhecida formalmente em 1981, quando chamou a atenção das autoridades de saúde pública dos EUA.
Os cientistas afirmam que o HIV é oriundo dos chimpanzés e passou a atingir seres humanos na África, provavelmente porque alguns africanos matavam esses animais. O crescimento das cidades teria promovido a disseminação, principalmente através da prostituição, sugeriu Michael Worobey, da Universidade do Arizona, um dos autores da pesquisa. "As cidades são ideais para um vírus como o HIV". Uma hipótese é que uma pessoa infectada na área rural tenha ido a área onde hoje fica Kinshasa, no Congo, "e essa foi a fagulha que chegou ao paiol", comparou o cientista.

3 comments:

Anonymous said...

Síndrome da Deficiência Imunoógica Adquirida.

Anonymous said...

A praga do século XX e um dos objetivos da medicina neste século. Será que ela conseguirá achar a cura? Tomara meu Deus.

Sosígenes Bittencourt said...

Só faltam o senso de humanidade, para o empenho na busca da cura, e a observância do Juramento de Hipócrates de Cós, para a socialização do benefício.