Saturday, March 28, 2009

Tapacurá, ou Itapacurá?

Esta foto é do rio em discussão e foi tirada por Hélder Sóstenes. Num extenso e-mail, Melício de Oliveira me remete matéria feita pelo escritor e historiador vitoriense André Fontes sobre as condições do rio e a polêmica sobre seu nome. Vamos resumir, em tempo de preguiça mental, para que o internauta mais curioso absorva o objetivo da pesquisa.
Responsável pelo abastecimento de aproximadamente 1.5 milhão de pessoas no Grande Recife, o rio Tapacurá tem suas nascentes na Serra das Russas, onde num capricho da natureza duas vertentes, em Chã Grande e Pombos, formam um rio de 72 km de extensão, passando também por Vitória de Santo Antão e São Lourenço da Mata. Ao longo dos anos, a falta de infra-estrutura necessária para absorver o crescimento das cidades que margeiam o rio, vem transformando o Tapacurá em um esgoto.
O nome Itapacurá, é de origem indígena, e faz referência às muitas pedras existentes no leito do rio que afunilam o fluxo de suas águas.
Tapacurá não existe. Nos dicionários da língua Tupi-Guarani não existe essa grafia, mas sim Itapacurá. Durante meus estudos descobri o seguinte:
que I (substantivo) é rio, água;
ITÁ (substantivo) é pedra;
PA (substantivo) é espaço;
CURA (verbo) é tampar, fechar.
Fazendo a aglutinação das palavras indígenas teremos: I (rio) + ITA (pedra) + PA (local) + CURA (fechar, tampar), ou seja, Itapacurá”, afirma o historiador.
Na pior das hipóteses, com esta supressão, a palavra TAPACURÁ significaria “pedra tampada” ou “pedra que tampa”; a função de rio estaria condenada.

4 comments:

Unknown said...

Lendo e aprendendo,não sabia do significado da palavra Itapacurá.Um forte abraço.

Unknown said...

Excelente matéria. Cultura nunca é demais!

Toncá said...

Estudado, pesquisado e comprovado, acho que a atual e as futuras gerações devem grafar o nome do nosso rio da maneira correta. Todo tempo é tempo de se corrigir equivocos. Qual seria o orgao competente para tal mudança ?

Sosígenes Bittencourt said...

O órgão competente para desencadear a mudança é a Secretaria de Educação e Cultura. Aliás, é a Secretaria que mais detém recursos, depois da Saúde, andaram me fuxicando. Mas, eu, sozinho, vou suscitar a discussão através do meu Quadro de Frases célebres, lido diariamente em 18 lugares públicos da cidade.
Forte abraço!