Thursday, June 11, 2009

TPM é fichinha

O caso é sério. Selecionando artigos de revistas, encontrei uma, de setembro de 2001, que fala sobre um distúrbio que afeta a mulher, pior do que a TPM, é a Disforia, um transtorno, inclusive, de difícil diagnóstico. Vamos à matéria.
As alterações de humor que antecedem a menstruação, conhecidas como Tensão Pré-Menstrual, podem assumir uma forma mais aguda. É a Disforia Pré-Menstrual que atinge apenas 5% das mulheres, mas pode incapacitá-las para o trabalho e tornar o convívio um martírio.
Procura-se verificar, desde a ocorrência de
irritabilidade e ansiedade, até a presença de inchaço nos seios, dores no corpo e ganho de peso.

Na época, a endocrinologista Alessandra Rascovski, do Hospital das Clínicas de São Paulo, desenvolvia pesquisas para saber se a culpa era da serotonina, substância cerebral que regula o sono, o humor, a saciedade e o desejo sexual.
O caso chega ao ponto de ter de ser tratado com antidepressivo e conselho para parar de fumar, dieta e prática de esportes.
E quem pensar que esta matéria pertence só às mulheres está redondamente enganado, os homens são vítimas cruéis desta brutal variação de estado de humor das mulheres. Portanto, médico nas meninas.
Sosígenes Bittencourt

No comments: