Tuesday, June 30, 2009

Comentário do dia 30/06/2009

Passei o São Pedro inalando a fumaça dos derradeiros fogos e fogueiras que penetravam pela janelinha de minha biblioteca. Podia ouvir solos de sanfona e histerismos eletrônicos do festejo de despedida lá no centro da cidade. O celular até tocou: “Êi, onde estás? Eu aqui estou num forró danado!” Era uma de minhas dançarinas de estimação, afogueada e doida para se amostrar. Hoje, é assim. Não tem idade para não ter gente querendo dançar e namorar com a gente.
Mas, mergulhado em minha elucubração (atividade intelectual na madrugada), cercado de jornais e revistas, peguei, coincidentemente, o jornalista Diogo Mainardi dizendo que era viciado em jornais e revistas, não conseguindo passar um dia inteiro sem lê-los.
Leitura vai, leitura vem, lembrei-me de uma colega das antigas, ao ler uma reportagem sobre o conflito no Oriente Médio. Ela dizia que não entendia bulhufas sobre aquela arenga entre Israel e seus vizinhos. Aproveito para revelar uns dados, desejando que a mesma acesse esta postagem, para ter, pelo menos, uma ideia da disparidade entre os contendores. Dizia a matéria, publicada em abril de 2002, pela revista VEJA que “Israel é uma ilha menor que o Estado de Sergipe em que 5 milhões de judeus estão cercados por um mar de 344 milhões de adversários, espalhados pelos países islâmicos do Oriente Médio e do norte da África.
Forte abraço!
Sosígenes Bittencourt

Monday, June 29, 2009

São Pedro

São Pedro (segundo a tradição teria morrido em cerca de 67 d.C.) e foi um dos doze Apóstolos de Jesus Cristo.
O seu nome original não era Pedro, mas Simão. Cristo apelidou-o de Petros - Pedro, nome grego, masculino, derivado da palavra "petra", que significa "pedra" ou "rocha".
Jesus ter-lhe-ia dito: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e o poder da morte não poderá mais vencê-la.
Pedro tem uma importância central na teologia católico-romana. É considerado o príncipe dos apóstolos e o fundador, junto com São Paulo, da Igreja de Roma (a Santa Sé), sendo-lhe reconhecido ainda o título de primeiro Papa.
PAPA quer dizer: Pedro Apóstolo, Príncipe dos Apóstolos.

Sunday, June 28, 2009

Brasil 3, Estados Unidos 2

Este é o Brasil com que sonhamos, um país não apenas do futebol, mas sobretudo sério. A Seleção Brasileira deu uma noção de patriotismo como raramente temos visto. Um belo exemplo para nossos vergonhosos índices de criminalidade, depredação do meio ambiente e corrupção. Ninguém poderá dizer, depois desse jogo, que nosso país não poderá ser uma nação vitoriosa. Vencemos porque quisemos, e nossa arma não foi da guerra que mata, mas da batalha que resgata. Nosso alvo foi o gol, nosso artefato foi a bola. Provamos que não somos emocionalmente descontrolados, mas emocionantes, não somos sem juízo, mas bons da bola. Até os passarinhos amanheceram em revoada cantante, fazendo a sinfonia da aurora, como lembrassem a música transcendental de Heitor Villa-Lobos. Nossos corações sentem o maravilhoso frisson da glória, porque nossos jogadores pareciam torcedores fardados, inspirados pela mesma vontade de vitória da galera. Enfim, foi um belo ensaio para o palco da Copa do Mundo de 2010. O que vimos não foi meramente um jogo, foi algo além, sentimos o pulsar da felicidade.
Sosígenes Bittencourt

Friday, June 26, 2009

Fragmentos

Michael Jackson trocou o amor pela própria vida
pelos prazeres que escolheu na vida.
Sosígenes Bittencourt

Thursday, June 25, 2009

Gisele Bündchen

Uma coisa é uma mulher grávida, outra coisa é a modelo Gisele Bündchen fecundada pelo astro do futebol americano Tom Brady. Para você ter uma ideia, num mundo de mais de 1 bilhão de criaturas morrendo de fome, Gisele ganhou, em 2008, segundo a Revista Forbes, 25 milhões de dólares em campanhas publicitárias. Quem fuxicou sua gravidez foi a Revista People, embora os representantes da inegavelmente belíssima leptossômica, em Nova York, aleguem que não se envolvem na vida pessoal de seus clientes.
Sosígenes Bittencourt

Wednesday, June 24, 2009

Fala Vitória


Menina de 19 anos encontrada morta na PE-50
Meninas como Ana Queite dos Santos há muitas por aí. Sua mãe disse que não morava com ela e que o rapaz que a matou não era seu namorado, ela namorava outro. O suspeito disse que ela vivia perseguindo ele. Há também a suposição de que ela estava grávida, sem que se saiba obviamente quem seria o pai. Em resumo, do ponto de vista da VITIMOLOGIA, que estuda a influência da vítima na própria morte, Ana Queite cavou sua sepultura.
Só para embasar o argumento, a menina que morreu na Bica de Zé Carlos também não era criada com a mãe e saía num dia e chegava no outro. Sua mãe de criação contou que ela saiu no Sábado e que só veio saber de sua morte no Domingo.
Ana não foi a primeira nem será a última. Há centenas de meninas vivendo assim, perambulando pelas ruas, madrugando, namorando com gato e cachorro, sem horizonte e arriscando a vida. Podem ficar seguros de que, não dura nada, aparecerão outras vítimas.
Sosígenes Bittencourt

Tuesday, June 23, 2009

A caixa preta

Angelo Manassés
Trazendo para nossa realidade, todos nós temos uma "caixa preta". Nela guardamos segredos, verdades, mentiras, maldades... A "caixa preta" nos dá a sensação de segurança. O problema é que tudo que fazemos, de bom ou ruim, está sendo registrado. Falhas cometidas são facilmente esquecidas, mas permanecem na "caixa preta". Responda: quando sua "caixa preta" precisar ser aberta o que será encontrado? É bom pensar nisso, afinal não sabemos quantas "horas de vôo" ainda teremos. Antes que esse dia chegue, faça uma rigorosa manutenção em sua aeronave. Tire do compartimento de carga o peso da vaidade, do orgulho, da malícia, da idolatria, da avareza e da inveja. A partir de agora, deixe que sua "caixa preta" registre seus atos de fé, bondade, longanimidade, misericórdia, compaixão e domínio próprio. Reescrever o conteúdo da "caixa preta" só é possível quando confiamos nosso plano de vôo ao comandante Jesus. O cristão também enfrenta turbulências, mas o bom é saber que Jesus está na torre de controle. Nossa convicção de destino final faz toda diferença.
O jornalista Angelo Manassés é presidente da Associação Brasileira dos Comunicadores Cristãos (ABCC), apresentador do Programa Graça e Paz da Rádio Maranata 103,9 FM e colunista do site: www.folhagospel.com

Sunday, June 21, 2009

Larissa Oliveira

Esta é a insuportavelmente alfabetizada e inteligente Larissa Oliveira, de 15 aninhos, a pernambucana que abiscoitou 100 mil reais, para investir em educação, ao vencer o SOLETRANDO 2009, no programa Caldeirão do Hulk. No final, ainda se amostrou, mandando beijinho pra galera e doando 5 mil reais para cada um dos dois perdedores, um cearense e um carioca, abraçada com o troféu Monteiro Lobato.

Medo de viajar de avião e outros medos

Estava folheando revistas, de madrugada, e dei de cara com o termo científico que designa o medo de viajar avião. Você acredita? Logo nesse período de pânico sobrevoando o arquipélago de Fernando de Noronha, cadáveres viajando congelados e descongelando para identificação no IML de Recife. Duvido que você soubesse que medo de viajar de avião chamava-se PTESIOFOBIA. Anota e põe na carteira para se amostrar por aí. O título do artigo era Paz no Céu – instruções para enfrentar o medo de avião, publicado na VEJA de 4 de junho de 2003. Dentre alguns conselhos, há o de viajar na frente porque há menos turbulência, conversar com o vizinho para se distrair e visitar a cabine do piloto para adquirir mais confiança. Numa das viagens que fiz, vindo de Fortaleza, estava ao lado da asa, minha colega só falava na Eternidade e o avião balançava mais do que um barquinho de papel numa bacia d’água. E quem danado ia à cabine? Como a viagem era curta, entornei duas latinhas de cerveja e guardei a vontade de ir ao WC para o aeroporto dos Guararapes. Mas, medo é medo. O pior é a fobia, que é o medo patológico. Você vê chifre em cabeça de cachorro e teme o que não lhe faria o menor mal. Eu tinha um tio que tinha um medo irracional de gatos. Tomava todas, adorava “gatinhas”, enfrentava um homem, mas temia um gatinho enroscado no sofá. Depois que descobri o termo que designa este pânico, também nunca mais esqueci: AILUROFOBIA. E o mais pitoresco é o medo de ter medo, a tal da FOBOFOBIA. Tem jeito? Quem vive lendo, de madrugada, descobre cada coisa danada.
O meu pai é capaz de arrodear um quarteirão para driblar uma rã. Se minha genitora vir uma barata, é capaz de derrubar o prédio para matá-la. Quer dizer, você não tem medo de arriscar a vida para matar aquilo que não significa nenhum risco de morte.
Toda vez que falo de medo de avião, lembro-me de Ariano Suassuna. Perguntado sobre o que achava quando um avião caía, respondeu: - "Eu não fico impressionado quando um avião cai, eu fico impressionado como é que ele sobe."
Em suma, a humanidade deveria ter medo da depredação do meio ambiente, do desemprego e da pobreza, que transmitem doença e geram violência, isso sim.
Sosígenes Bittencourt

Friday, June 19, 2009

Estudando Português

Reforma Ortográfica
Hífen

Eliminação do hífen em alguns casos
O hífen não será mais utilizado nos seguintes casos:


1. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente:
extraescolar
aeroespacial
autoestrada

2. Quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes serem duplicadas:
antirreligioso
antissemita
contrarregra
infrassom


ATENÇÃO! O hífen será mantido quando o prefixo terminar em r-Exemplos: hiper-requintado, inter-resistente, super-revista.


Wednesday, June 17, 2009

Das advertências dos perigos são-joaninos

Não solte fogos de artifício.
Queimadura é o maior suplício.

Não solte fogos na cozinha.
Você pode virar cardápio.

Não solte fogos, segurando com os dedos.
Você pode perder a cabeça e os dedos.

Não aponte os fogos pra ninguém.
Isso pode gerar um debate, em júri popular, sobre a diferença entre “culpa” e “dolo”.

Não deixe criança junto de fogueira.
Ela pode querer medir a temperatura do fogo com a palma da mão.

Não jogue álcool na fogueira –respeitabilíssimo suicida –a garrafa pode explodir.

Não pule a fogueira, de nádegas sintéticas. Você pode virar um foguete.

Não corra em chamas, pois o vento servirá de abano. Role pelo chão, à maneira dos desesperados.

Sosígenes Bittencourt

Monday, June 15, 2009

Galinhagem no TCE baiano

Essa é boa. Se você ainda não viu o que é que a baiana tem, procure saber o que é que o baiano é capaz de fazer. Um Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia fuxicou que usou um funcionário do TCE, inclusive pagando-lhe diárias, para construir um galinheiro particular. A conversa gerou um quiproquó da gota. Pela língua solta, França Teixeira está enfrentando o sindicato dos servidores do órgão (Sindicontas), e o presidente do TCE, Manoel Castro. Seu Manoel ameaçou processar seu França por Calúnia e Difamação. Imagine um órgão criado exatamente para fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, acusado de bancar galinheiro em casa de Conselheiro. O episódio é todinho aquele bate-boca entre o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e seu coleguinha, ministro Joaquim Barbosa. Mas, tudo isso é só escandalozinho pra mídia faturar. Feito um Big Brother. Coitada da mineira que tentou roubar um pote de margarina, pro mode matar a fome dos meninos, e foi algemada para o cárcere. Coitada...
Sosígenes Bittencourt

Friday, June 12, 2009

O perigo do blog

Eu costumo dizer que ler é questão de disposição, mas escrever é questão de coragem. Imagine escrever num blog, onde você nem sabe a quantidade de pessoas nem quem está acessando. Folheando matérias publicadas em 2003, encontrei numa edição da revista Época, uma matéria feita por Luciana Vicária, sob o título BLOGS INDISCRETOS, onde diz: "Intimidades reveladas em diários vituais começam a causar constragimentos na rede."
Essa menina que aparece com o teclado do computador no rosto é a paulistana Ana Paula Barbi, aos 19 anos. Observe só o que aconteceu.
"Ana pleiteava um emprego num portal de internet e tinha de mostrar alguma familiaridade com a rede. Sem outras opções, apresentou seu blog.
'Li as barbaridades que você escreveu', disse a entrevistadora. No diário eletrônico, ela relatava detalhes apimentados de romances numa temporada que passou na Irlanda - e a perda do passaporte, que culminou com sua deportação. Ana Paula perdeu a chance e só foi admitida tempos mais tarde graças à interferência de uma amiga. 'Fui traída por minha sinceridade', diz.
Sosígenes Bittencourt

Thursday, June 11, 2009

TPM é fichinha

O caso é sério. Selecionando artigos de revistas, encontrei uma, de setembro de 2001, que fala sobre um distúrbio que afeta a mulher, pior do que a TPM, é a Disforia, um transtorno, inclusive, de difícil diagnóstico. Vamos à matéria.
As alterações de humor que antecedem a menstruação, conhecidas como Tensão Pré-Menstrual, podem assumir uma forma mais aguda. É a Disforia Pré-Menstrual que atinge apenas 5% das mulheres, mas pode incapacitá-las para o trabalho e tornar o convívio um martírio.
Procura-se verificar, desde a ocorrência de
irritabilidade e ansiedade, até a presença de inchaço nos seios, dores no corpo e ganho de peso.

Na época, a endocrinologista Alessandra Rascovski, do Hospital das Clínicas de São Paulo, desenvolvia pesquisas para saber se a culpa era da serotonina, substância cerebral que regula o sono, o humor, a saciedade e o desejo sexual.
O caso chega ao ponto de ter de ser tratado com antidepressivo e conselho para parar de fumar, dieta e prática de esportes.
E quem pensar que esta matéria pertence só às mulheres está redondamente enganado, os homens são vítimas cruéis desta brutal variação de estado de humor das mulheres. Portanto, médico nas meninas.
Sosígenes Bittencourt

Wednesday, June 10, 2009

Fala, Vitória

A questão das mototáxis
Ontem de manhã, foi um corre-corre na esquina da rua onde moro. Diz que um mototaxista quis emburacar na casa da vizinha para roubá-la. Como não conseguiu, danou-se por ali afora, e a Polícia já no seu encalço. Imagino o escândalo que a vítima não fez. Isso acontece o tempo todo na cidade. Quando não é o mototaxista que é assaltado - o que é mais frequente - um deles resolve assaltar. Eu perguntaria: a quem cabe tomar as providências para conter esses absurdos? Principalmente, no que conserne aos espaços públicos, totalmente tomados por esses sobreviventes do asfalto. Tudo bem que querem se manter com dignidade. Mas, por onde irão andar as pessoas que precisam ir ao centro da cidade, em meio a essa legião, cada vez mais crescente, de mototaxistas. Já é repetitivo salientar a importância de cadastrar esse pessoal, para saber quem são e de onde vêm. Ou eu estou enganado? Vale salientar que eu mesmo sou um defensor desse tipo de atividade e uso muito esse serviço.
Sosígenes Bittencourt

Tuesday, June 09, 2009

Fragmentos

Santo Antônio é o protetor do Casamento.
Qual o santo protetor do Divórcio?
Sosígenes Bittencourt

Monday, June 08, 2009

A palavra é BENZOATO DE SÓDIO

BENZOATO DE SÓDIO
É um
conservante bactericida e fungicida, utilizado na indústria alimentícia.
Em combinação com o ácido ascórbico (Vitamina C), ele pode formar o benzeno, que é cancerígeno.
Em maio de 2007, um pesquisador da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, divulgou artigo indicando que o benzoato de sódio causa danos ao DNA mitocondrial. O conservante, considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde desde 2000 e utilizado em diversos refrigerantes, deverá ser submetido a investigação por autoridades britânicas.

Sunday, June 07, 2009

Abstêmio a passear

Saí, esse final de semana, com amigos e amigas, sem tocar em bebida alcoólica. Comi picanha argentina com água de coco e chupei Trident. Até refrigerante evitei, ao descobrir que contém ácido ascórbico com benzoato de sódio, que resulta em benzeno, uma substância cancerígena.
Perguntaram se eu estava doente. Claro que não, apenas botando moral na saúde e no dinheiro. Dentre outras explicações que dei, uma calou a platéia: eu não sou um bebarrão que estuda, sou um estudioso que bebe.
Bom frisar que sou o único homem que bebe e que condena a bebida, ressaltando os seus malefícios. Está comprovado, cientificamente, que o álcool, instilado moderadamente, faz bem à saúde. Mas, quem danado toma cachaça em doses homeopáticas? O que vejo é uma legião de ventrudos semeando cirrose, esbandalhando dinheiro e enchendo o saco dos outros.
Mas, papo vai, papo vem, fui me recordando de conversinhas de boteco e contando pra galera dar gaitada. Uma vez, eu estava tomando um quequeo, e um pirangueiro me perguntou:
- Professor, por que é que a gente paga a uma prostituta?
- Pra se livrar dela.
kkkkkkkkkkkkk Risadagem geral.
Um outro, saiu-se com essa:
- Professor, por que é tão complicado se separar de uma mulher?
- Antoine de Saint-Exupéry já dizia: "Você torna-se eternamente reponsável por aquilo que cativa."
kkkkkkkkkkkkk Risadagem geral. E lá vai o Brasil goleando o Uruguai por 4 a 0, depois de 33 anos sem ganhar em Montevidéu. Tudo que a Seleção fazia, certo ou errado, dava certo. Relembrei a velha frase: Cavalo carregado de açúcar até a nádega é doce.
- E cavalo tem nádega, professor?
Aí, me lembrei de Ariano Suassuna:
- Você veio aqui para ouvir piada ou discutir?
kkkkkkkkkkkkk Risadagem geral.
Enfim, sobrou dinheiro e faltou ressaca. Esse negócio de beber é uma desgraça. Ainda deixo esse vício miserável.
Boa sorte e aquele abraço!
Sosígenes Bittencourt

Preta Gil

Esta é a insuportavelmente achocolatada e palatável Preta Gil, menina de Gilberto Gil e afilhada de Gal Costa. Cantora e atriz, carioca e leonina de 8 de agosto de 1974, afirma que a mídia inventa coisa que nada tem a ver com a realidade. E aí? O que faltaria para fazer sucesso?
Forte abraço!

Friday, June 05, 2009

Justiça pode declarar morte presumida

Do Jornal do Commercio
Mesmo que os corpos das vítimas do voo 447 da Air France não sejam localizados, a legislação brasileira prevê a declaração da morte presumida, garantindo os direitos das famílias de receberem herança, pensões e até mesmo de buscarem na Justiça indenizações devidas. “O artigo 7 do Código Civil determina que seja declarada a morte presumida em casos de desaparecidos em guerras e se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida, que é o caso dos acidentes aéreos e naufrágios”, explicou o advogado Leonardo Amarante. Segundo ele, ao final das buscas, as autoridades declaram que não foi possível o reconhecimento ou mesmo a localização dos corpos, e a Justiça determina a expedição da certidão de óbito. “As famílias só precisam juntar a lista de passageiros ou qualquer prova de que seu parente estava no avião”, disse.
Para o advogado, o direito a indenização em todos os casos está definido também na legislação brasileira, que determina inclusive que, em casos de acidentes de transportes, a responsabilidade das empresas é certa, mesmo que não tenham sido culpadas.
03/06/2009

Thursday, June 04, 2009

Fala, Vitória

Dr. Ivo Queiroz
Porque redigi sobre a morte de José Augusto Ferrer, me perguntaram se eu sabia alguma coisa sobre seu arqui-inimigo, Dr. Ivo Queiroz, morto há tantos anos, celebrado num dos maiores cortejos fúnebres a que Vitória já assistiu. Pois não.
Conheci Dr. Ivo Queiroz pessoalmente. A política de Ivo era socorrista, botava a pobreza no colo, dava o diagnóstico e o remédio. Salvou muitas vidas. Contam que Ivo ficou rico calçando a cidade e construindo casa para o povo morar. Tinha uma pedreira. Uma das acusações mais ferrenhas é a de ter promovido o êxodo rural. No que construiu casinhas e doou, atraiu a matutada para a periferia. Precisei de Ivo duas vezes, e ele me atendeu imediatamente. Dizem que foi porque não lhe pedi dinheiro. No final, o campeão de urna levou uma lavagem de Breckenfeld e morreu de câncer. Guardo de sua figura uma frase histórica: "Não existe a palavra cansaço no dicionário do meu coração, amo mais o povo do que minha própria vida." Até mais, Ivo!
Sosígenes Bittencourt

Conversinha no MSN

Mulher: - Professor, eu não tenho sorte no amor.
Eu: - Por quê, minha filha?
Mulher: - Eu casei três vezes e apanhei de todos os meus maridos.
Eu: - Vôte, será destino?
Mulher: - Aí, eu resolvi gostar de uma mulher. Sabe o que aconteceu?
Eu: - Não, minha insuportavelmente espancada criatura.
Mulher: - Na semana passada, por causa de uma besteira, ela meteu a mão na minha cara. E agora?
Eu: Bem, minha flagelada amiga, penso que deveria voltar a apanhar de homem.
Mulher: - Por quê, professor?
Eu: - Porque se você apanhar de um homem, pode levar o hematoma para enfiar-lhe a Lei Maria da Penha. Apanhando de uma "namorada", o que desgraça você vai contar na Delegacia? Forte abraço!
Sosígenes Bittencourt

Wednesday, June 03, 2009

Conversa no Café da Manhã

Disse Claude Levi-Strauss que viveu num mundo de 1,5 bilhão de habitantes. Como o mundo atual tinha 6 bilhões, não era mais o seu mundo. Ao relatar o fato, minha mãe, septuagenária, logo me contou que, quando era menina, minha avó abria as janelas da casa bem cedinho para receber o ar e a claridade da manhã. Naquele tempo, não se conjugava o verbo ROUBAR, e POLUIÇÃO era palavra desconhecida. Hoje, depois que arrombaram a Camada de Ozônio e ladrão anda de paletó e gravata, temos que viver encarcerados e dormir rente ao chão por causa de bala perdida. E nem precisa ser do tempo de minha avó. Quando eu, o signatário que vos redige, era pequeno, menino não portava arma de fogo, não pitava 'cannabis sativa' nem namorava nu.
Forte abraço!
Sosígenes Bittencourt

Tuesday, June 02, 2009

Fragmentos

Voar para a morte não faz parte
da história do homem,
pertence ao mundo invisível.
Sosígenes Bittencourt

Monday, June 01, 2009

Fala, Vitória

Lengalenga no Orkut em torno da paternidade da Sadia

Comungo com José Simão, um nome para a fusão entre a Sadia e a Perdigão: P E R D I A. O aperto de mão entre a Brahma e a Antartica me inspiraram a criação do verbo "AMBEVIZAR". As grandes empresas se "ambevizam" quando pressentem que não suportarão competir no podium das logomarcas, com a pulverização do mercado consumidor pela multiplicação das empresas de menor porte. Em Vitória, apequenando a discussão, todos querem ser pais do sucesso da Sadia, mas ninguém quer ser padrasto do seu fracasso.

Curiosa foi a descoberta da Perdigão, depois de fincada em Bom Conselho: o local é de difícil acesso. Poética foi a surpresa do presidente Lula, ao visitar a Sadia em Vitória de Santo Antão: "Eu pensei em encontrar aqui uma garrafa de cachaça, encontrei um rolão de mortadela." E tanta gente ali, com o estômago colado no espinhaço, a tripa grossa ruminando a fina, sem direito a um periquito na brasa, uma rolinha assada.

Aquele abraço!

Sosígenes Bittencourt