Wednesday, March 31, 2010

Prévia da Malhação de Judas

Em Pombos, mãe vai à mercearia e perde filho de 13 anos, estuprado e morto por pedófilo assassino. Edmilson, 24 anos, atraiu o menino para sua residência onde perpetrou o crime. A população endoidou, demoliu o imóvel, caçou o criminoso no mato e esbagaçou o miserável.
Por isso, deixei de assistir a filme de suspense e terror. Os cineastas são uns babacas diante da realidade. Difícil saber até onde o assassino era perverso e até onde era doido. Ou um doido perverso, cuja loucura era matar. Também não se sabe quantos loucos estavam entre os que estraçalharam o doido. Foi uma prévia da malhação de Judas. Nem o clima da Semana Santa abrandou os ânimos dos improvisados centuriões. Foi uma sessão de porrada, pedrada, tiro e atropelamento. Uma carnificina jamais encenada na velha São João dos Pombos. A pena é o pedófilo estar morto e não precisar ser mais linchado. E que ninguém se meta a besta no sepultamento do menino, a pobre criança, martirizada por pedófilo tão truculento e desalmado, porque há muito ódio represado.
Sosígenes Bittencourt

Quadro de Frases

O Consumismo comemora a Paixão de Cristo,
encenando a Bacanal de Herodes.
Sosígenes Bittencourt

Tuesday, March 30, 2010

Fala, Vitória

Vitória de Santo Antão está ganhando aspecto de subúrbio de Recife. Talvez, este processo tenha se acelerado com a duplicação da BR, que viabilizou a interiorização da violência. Uma das faces desta denúncia é a depredação das praças, o uso ao céu escampo das drogas, a multiplicação da frota de mototáxis, a conversão dos recantos de parede e canteiros em mictório, e os espetáculos de luta livre e tiroteio.
Há poucos dias, no Posto Cidade, deu-se a morte cinematográfica de Biró, onde outras 4 pessoas foram baleadas, e o carro da polícia, em perseguição aos criminosos, deu uma tamancada em frente ao forum, que resultou em ferimentos, com atendimento hospitalar, dos componentes da viatura.
Inúmeras vezes, tenho marcado para jantar à noite, depois das 22h, e meninas têm descartado com um "Deus me defenda!" receando encontrarmos com balas perdidas na trajetória da refeição, preferindo comer cachorro-quente com desentupidor de pia (a popular Coca-Cola) à Hora do Ângelus.
Boa sorte e um forte abraço!
Sosígenes Bittencourt

Professor a mil reais

I
Mais uma vez, sapatearam sobre o piso salarial dos professores. Por isso, muitos professores fazem de contas que ensinam, porque alunos fazem de contas que estudam e o estado faz de contas que paga. Professor a mil reais, casado, morando longe, não pode dar aula com boa vontade. Mesmo que ame o ensino, assim como o médico tem de amar a vida, e o advogado, amar a justiça, com a auto-estima no chão não pode se aprumar, assim como um saco vazio não se mantém de pé. Ademais, é bom salientar, ensinar, hoje, é arriscar a vida. Já está na hora dos professores requererem PERICULOSIDADE. Quem não já ouviu falar de professores que foram ameaçados de apanhar e professoras levando puxavante de cabelo?
II
Professor a mil reais é uma piada de péssimo sabor, mediante a expectativa do futuro da nação. É sucatear a educação em ambos os sentidos, no sentido curricular e da formação do homem.
Imagine, em termos financeiros e psicológicos, a caótica situação do professor que mora longe e tem que passar 8 horas perambulando pelos educandários, ensardinhado em coletivos e deglutindo quentinha. Alguns, sem chance de passar por debaixo de um chuveiro ou descansar o córtex cerebral.
O professor é um animal que não pode experimentar tamanho vexame, além de enfrentar os alunos de hoje, cheios de direito e alérgicos a deveres. Por isso que o rebanho humano está enveredando pelo Curso de Direito, preferindo fazer da tribuna mercadura, do que da cátedra balcão, dois pecados dignos de bíblico castigo.
Sosígenes Bittencourt

Monday, March 29, 2010

Quadro de Frases


Não pratiquei bem nenhum esporte.
Namorei todas as bolas,
mas não fui correspondido.
Armando Nogueira

Saturday, March 27, 2010

A poesia é essencial

ARTE DE AMAR

Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
Não noutra alma.
Só em Deus - ou fora do mundo.
As almas são incomunicáveis.
Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.
Porque os corpos se entendem, mas as almas não.

Manuel Bandeira

Hora do Planeta

por Isabella Monteiro - 17/03/2010

Milhares de pessoas apagarão as luzes por um mundo melhor. Participe!

No dia 27 de março, das 20h30 às 21h30, milhares de casas em todo o mundo ficarão às escuras - voluntariamente - por 60 minutos. O movimento Hora do Planeta, promovido pelo WWF - Worldwide Fund for Nature -, ONG ambientalista de relevância mundial, convida governos, empresas e civis a protestarem contra os efeitos das mudanças climáticas na Terra. Para ajudar a campanha basta apagar as luzes da sua casa durante uma hora.
"A Hora do Planeta é um gesto de engajamento, no qual cada um deve fazer a sua parte para um futuro melhor. Será uma demonstração da nossa paixão pelas pessoas, pela solução, pela conservação do planeta e, principalmente, pela vida", afirma o presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil, Álvaro de Souza. Mais informações no site da WWF.
Estima-se que 16,1% de toda a eletricidade gerada no país sejam desperdiçadas.”
As emissões por indivíduo dos Estados Unidos são quatro vezes maiores do que as da China, mesmo com uma população muito menor. As formas de energia mais utilizadas por lá são o petróleo, o gás natural e o carvão, fontes altamente poluentes. Uma das metas do novo presidente norte-americano Barack Obama é optar por matrizes energéticas mais limpas e, assim, diminuir a emissão de CO2.

Friday, March 26, 2010

Arenga entre casais

Nunca se viu tanto arranca-rabo entre casais, como hoje em dia. Alguns com desfecho fatal. O meu avô materno, seu Ricardo, barbeiro, dizia que "mulher não casa com carrapato porque não sabe quem é o macho nem a fêmea." E que "tem mulher que pensa que em toda calça que atravessa a rua vai um homem dentro." Também é preciso averiguar que tipo de mulher é essa que toma tabefe no focinho e bala no cangaço. Nunca me esqueço de um eletricista, já falecido, muito conhecido na cidade, que gostava de uma camarada, lá pro lado de Lídia Queiroz, que partiu pra cima dele inúmeras vezes, com a finalidade de esganá-lo. Certa vez, sua mulher legítima me exibiu a Carteira Profissional do eletricista, toda bordada de sangue. É Tomé com Bebé, homem violento com mulher desaforada. É daí que nascem os crimes passionais. Por isso, digo: Neste momento, há mulheres dormindo ao lado do seu futuro assassino. Quer dizer, fustigando o leão dentro da jaula.
Sosígenes Bittencourt

Wednesday, March 24, 2010

Fala, Vitória

Assassinato no Posto Cidade
Êita, desgraça! Aquele Posto Cidade já vive na mira da Polícia. Por mais que se tente prevenir o crime naquele teatro, parece trabalho para Hércules que logrou combater os 12 enfrentamentos. Talvez, fosse necessário uma guarita a partir das 22h, e outra em Dr. Alvinho.
Mancurique só no replay. A bala come no centro, morre Biró - já proscrito, como em filme de cowboy - cai uma ruma de vítimas baleadas, e o carro da Polícia capota lá pras bandas do forum, em perseguição aos fuzileiros da hora. Sacou?
Outro dia, eu dizia que ficar depois das 22 h, circulando por Vitória City, é gostar de ser ator de película de suspense. E imaginar que eu havia saboreado um hamburguer com bacon lá em Wanderley e pegado condução em frente ao Banco do Brasil, aos meus 54 anos e 80 quilos de peso corporal, não é brincadeira.
Êita, mundo velho sem porteira!
Sosígenes Bittencourt

Monday, March 22, 2010

Caso Isabella Nardoni

Não há quem não esteja, nesse instante, desejando que não tenham sido o pai e a madrasta da pequena Isabella Nardoni, os seus reais e desumanos assassinos, para que a face do crime não se torne mais carrancuda e torpe. Ademais, a frieza, levantada pela crítica em geral, de que a mãe não esboça nenhum desespero é outro detalhe que desafia a imaginação dos mais sinistros escritores e cineastas conhecidos.
O que estará acontecendo com o nosso país, onde criança é arrastada pelas ruas pendurada em porta de automóvel, outra é torturada com as mãos atadas para o alto, e atira-se menina de edifício como se fora um brinquedo, algo sem vida, sem sonhos, inanimado?
Ah! Foi-se o tempo em que todo adulto era pai de toda criança. Pai e protetor, em quem se podia confiar. Já não basta nossa cota de assassinatos ultrapassar anualmente o número de 48 mil, o que a ONU considera estado de guerra, ainda temos que catalogar crimes pérfidos, covardes, contra inocentes. Que qualidade de gente somos nós, que rumo tomamos, depois de tanto avanço tecnológico e científico, tanta ciência, sem sabedoria? A quantas anda nossa espiritualidade, nossa fé, nosso amor ao próximo, nossa misericórdia? Isabella Nardoni é filha de todos nós, de todos os indignados, todos que amam seus filhos e temem por suas vidas. Nosso clamor por Justiça parece um pesadelo, e os peritos criminais parecem encenar uma peça fantasmagórica à cata de monstros.
18 de abril de 2008
Sosígenes Bittencourt

Fala, Vitória

Assalto motorizado em Dr. Alvinho
Seria hilário se não fosse trágico: assaltantes passeando de automóvel por Dr. Alvinho. O que danado tem em Dr. Alvinho para luxuosos assaltantes assaltarem? Foi muita falta de sorte da assaltada. Ademais, ocupar um carro para levar 30 reais é muita crença na impunidade. Acho que Dr. Alvinho, que sobreviveu a tantas cheias, está merecendo um tsunami policial. Aliás, pela facilidade com que estão assaltando em Vitória, nesses dias teremos a versão soft de assalto.
- Bom dia, como vai a senhora? Eu sou um assaltante e só quero seus pertences.
(Passados os pertences)
- Muito obrigado. Deus lhe dê em dobro o que eu consegui lhe roubar.
Sosígenes Bittencourt

Drauzio Varella

Semana passada, vi o doutor, escritor e palestrante Drauzio Varella dizer que não aceitou o cargo de Ministro da Saúde, porque tivera uma educação moral rígida e não poderia ser confundido com um ladrão. Também revelou que achava-se sem a devida experiência para lidar com o dinheiro público. Confessou, aliás, não administrar nem sua própria clínica. Foi de uma coerência a toda prova.
Apenas, é oportuno destacar que o povo não desconfia dos políticos por desconfiar, tem sobejos motivos para tanto. Haja vista o que presenciam de comprovadas denúncias de desvio de dinheiro público, inclusive na capital federal, o centro do poder nacional. Advém, deste descalabro, a baderna generalizada que se instalou no país, desde músicas de baixo calão à prática cotidiana de assaltos e tráfico de drogas. Dizia Maquiavel que "o mal exemplo dos governos termina sendo imitado pelos seus governados."
Sosígenes Bittencourt

Thursday, March 18, 2010

Você é Insubstituível

Não sei se você já teve a oportunidade de ler o livro de bolso de auto-ajuda de Augusto Cury, intitulado Você é Insubstituível. Observe só esse trecho:
"No mundo da emoção as palavras-chaves são "treinamento" e "educação". Você precisa treinar sua emoção para ser feliz. Você precisa educá-la para superar as perdas e as frustrações. Caso contrário, sua emoção nunca será estável e nem capaz de contemplar o belo nos pequenos eventos da rotina diária. Você contempla o belo?
Pisou nesta Terra um excelente mestre da emoção.
Ele conseguia erguer os olhos e enxergar o belo num ambiente de pedras e areias. No auge da fama e sob intensa perseguição, ele fazia pausas e dizia: "Olhai os lírios do campo." Somente alguém plenamente feliz e em paz é capaz de gerenciar seus pensamentos e fazer de uma pequena flor um espetáculo aos seus olhos."

Wednesday, March 17, 2010

Fala, Vitória


Lenga-lenga no Orkut sobre premiação das Quadrigêmeas e falta de luz

Arretado é quando esse pisca-pisca queima um eletrodoméstico. Quando a geladeira de uma genitora pifou, o seu rebento foi à Celpe tomar satisfação. Eis que uma atendente explicou: - Olha, você teria que ter trazido a geladeira no dia do evento. Depois, nós iríamos mandar para uma autorizada, em Recife, para ela fazer uma avaliação e, se comprovasse que foi a energia, consertar. TRADUZINDO: - Olha, meu querido OTÁRIO, você sabe que esse pisca-pisca nem eu entendo. Você era pra se tocar, pois se você mandar aquela sucata pra cá, a gente vai enviar para o Recife, para depois de 2 meses você tomar um choque com a notícia de que sua geringonça não aguentava mais nem um susto. CONCLUINDO: O que é que tem a ver o SBT dando uma luz a quadrigêmeas, para tirarem a luz dos curiosos?

Não sei se as quadrigêmeas são univitelinas ou bivitelinas. Também não lhes sei o signo. Sei que não é todo dia que nascem quadrigêmeas, muito menos com direito a casa do SBT. Daí, a curiosidade. Se parece um sonho para quem recebe, desperta a esperança em quem vê. Enfim, não dá para faltar luz na hora deste Big Brother ao ar livre.

Aliás, a Celpe é acostumada a desestabilizar estabilizador. Nunca me esqueço do cidadão que morreu de contrariedade depois de receber uma conta de energia muito além do consumo e de suas possibilidades financeiras. Ciente do fato, fui obrigado a resumir: Tomou um choque, agarrado na conta da luz.

Oportuna observação. Como os presenteados manterão a casa, da forma que receberam, se não houver dinheiro e instrução? Por um lado, acho tudo aquilo um espalhafato sem coerência. O ser humano, para viver com dignidade, precisa dispor de meios para se manter, tombar a vida, o dia a dia. O que aquela família fará com tudo que recebeu? De onde virá a manutenção de todo aquele luxo? Depois, haverá, sem maus presságios, a questão da segurança. Como se protegerão do pecado da INVEJA, em meio a uma populaçãode classe média fraca? Estas são facetas de uma realidade que precisam ser observadas?

Sosígenes Bittencourt

Tuesday, March 16, 2010

Nascidos sob o signo de peixes

Albert Einstein, Castro Alves, Elis Regina, Chopin, Michelangelo, Victor Hugo, Zico, Villa Lobos, Tancredo Neves, Tom Cavalcanti.

Parece inacreditável

Parece inacreditável, mas o Tavern on the Green quebrou nos Estados Unidos. Observe o que uma brasileira, criadora do blog A Grande Maçã, escreveu sobre a suntuosidade.
"Eu havia comentado há uns posts atrás que o Tavern on the Green estava falindo (como muitos outros negócios aqui nos EUA), mas que havia negociações por parte de outros empresários para tentar "ressuscitá-lo". Infelizmente as tentativas foram em vão e o Tavern serviu seu último banquete na noite de reveillon. Fiquei muito triste, o Tavern era a cara de NY.
Pra quem nunca ouviu falar, era um restaurante super tradicional bem no meio do Central Park frequentado por celebridades e outros figurões high society, além de muitos turistas, é claro. O Tavern tinha uma decoração altamente, sensivelmente brega, o que fazia dele um charme! O jardim era recheado de esculturas de arbustos em forma de animais, a coisa mais esdrúxula que já presenciei.
O restaurante era dividido em vários salões e cada um tinha sua decoração específica, com muitas flores, espelhos, vitrais e castiçais.
Tive a oportunidade de trabalhar lá nos três anos que trabalhei na maratona de NY e conheci bem os corredores e bastidores do Tavern. A equipe de maitres e garçons era de primeira linha, assim como a comida.
Luxo só, pena que agora estará só na memória."
Milenamb

Saturday, March 13, 2010

Signo de Peixes

Símbolo: dois peixes.
Forma com Câncer e Escorpião a triplicidade dos signos da Água.
Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os piscianos são as pessoas nascidas entre 20 de fevereiro e 20 de março.
Palavras chaves que definem o Pisciano: Inspirado, Abnegado, Místico, Negativismo, Fantasias, Indolente.
Elementos: Seu Signo é do Elemento Água. Este é o Elemento da emotividade e sentimento. Ele amolece a rigidez da Terra, controla e regula o poder do Fogo e dá sentimento à comunicação do Ar. Utilizado de forma controla dá sensibilidade, intuição, empatia. Em excesso, origina sentimentalismo exagerado, pieguice, histeria emocinal, descontrole e confusão.
Quando o Sol está num signo do elemento água a expressão da identidade é naturalmente reservada, sentimental e empática.
Sol em Peixes: "Sou o absoluto". Aqui o auto-conhecimento tem como base um sentir muito abrangente. Tem poucas barreiras e absorve o "sentir dos outros" como se fosse seu. É sensível e abnegado, mas pode perder-se nos próprios sentimentos de auto-piedade.
Interpretação: Compaixão e sentimentalismo. Espírito de sacrifício. Decepções. Especialmente sensível aos animais em situação de sofrimento. Seu posicionamento claro, franco e simpático muitas vezes permite que os outros o manipulem, empurrando-o daqui para lá, especialmente na vida profissional.

O resto, você já sabe

Oito horas do dia, duas vizinhas conversam.
-Ô, Carminha, tua menina viu Rosa, minha filha mais velha?
-Olha, Marluce, para te ser sincera, ela viu ela sábado à noite, lá naquela churrascaria na entrada da cidade.
-E ela estava com quem? – pergunta dona Marluce.
-Com o namorado. Agarradinhos... parecia um casal de passarinho. E tu não sabes de nada, Marluce, aquele meu menino problemático está namorando com aquela camarada de novo!
-Qual? A filha da cozinheira? – se espanta dona Marluce.
-E então, e esse pessoal tem vergonha? Olha, esse meu menino já foi parar na Delegacia por causa daquela doida. Ela já picou a Carteira Profissional dele de faca... Eu tenho uma camisa dele toda melada de sangue... Tudo isso! E ele não larga aquela derrota. – Relata dona Carminha, arregalada de horror.
-Sei não, viu, – conta dona Marluce - eu já dei tanto conselho a minha menina. Rosinha, esse homem não é pra você, minha filha. Esse cara não trabalha, vive às custas do pai, não estuda... Mas, ela só sossega quando pegar um bucho daquela desgraça! Meu Deus me perdoe!
- Pra tu criar, abestalhada! – Exclama dona Carminha, com os olhos esbugalhados, que parecia uma cobra.
- Eeeeeeeeeeeeeeeu?! – vocifera dona Marluce – É dessa vez que eu arrumo minhas trouxas e me dano no meio do mundo!
O resto, você já sabe.
Sosígenes Bittencourt

Friday, March 12, 2010

Fraude e Falta de Educação


Mais uma vez, o laureado Cristovam Buarque tem razão. Fraude no ENEM e fraude no Concurso da Polícia são consequências de "fraude" na educação de base, quer familiar, quer escolar.
Por isso, tem aluno na universidade escrevendo gato com "J" e jacaré com "G". Tem advogado "equivocado" e médico que é um caso sem remédio. Daí, haver surgido a figura do analfabeto funcional, aquele que soletra, mas não lê. E esse tipo de animal, fabricado pela sociedade de consumo, não sabe que, a cada dia, o TER está associado ao SABER. Até dinheiro, que já foi administrado por qualquer idiota, hoje é ciência.
E o que dizer do mundo, do futuro da humanidade, sem CONHECIMENTO, sem SABEDORIA?
Sosígenes Bittencourt

A volta de Simões

Depois que PEU deu o pira, e Pedro não cobriu o Vera Cruz com o seu "MANTRA" sagrado, a volta de SIMÕES, para reacender a chama em nossos corações. É preciso abrir uma clareira na defesa adversária, inverter as jogadas, enxergar o ângulo, ter o senso do gol, a paz necessária para pontuar na UTI da tabela. Nada de pânico, sassaricar na área, arrumar-se todo para chutar, que nem uma rumbeira. É bater de primeira.
Sosígenes Bittencourt

Tuesday, March 09, 2010

Assaltos a escolas em Glória do Goitá

A cidade de Glória já não corresponde ao significado do próprio nome. Nem Nossa Senhora da Glória protege mais o Rio Goitá. Antigamente, os moradores podiam dormir com as portas abertas e a braguilha desatacada. Principalmente, nos sítios. Hoje, Glória está uma derrota, nas mãos de arrombadores sem um pingo de educação. Que desgraça querem esses jagunços, carregando mimeógrafo na era da cibernética e da energia quântica? Numa das investidas, tocaram fogo na escola e surrupiaram a merenda, como um bando de Neros incendiários e uma fominha danada.
Cidades de pequeno porte têm sido a menina dos olhos de assaltantes folgados e preguiçosos. Porém, que se cuidem. No Maranhão, numa cidadezinha chamada Santa Luzia do Paruá, a Polícia Federal botou fervendo e matou 6 de uma vez, acostumados a assaltar banco, sem um ceitil de medo. Esses de Glória do Goitá são uns paruaras, não assaltam bancos, assaltam "bancas" escolares. Além de idiotas, ainda mais prejudiciais.
Sosígenes Bittencourt

Duplos homicídios

Final de semana sangrento em Vitória de Santo Antão e São Lourenço da Mata. Quatro irmãos assassinados. Foi bala pra todo lado, e pares de irmãos estendidos no chão.
E, aí, uma pergunta se impõe: de que serviu a campanha de desarmamento? Desarmar as pessoas era um expediente para reduzir a criminalidade. Resultado: a população que usava arma para uma eventual defesa desarmou-se, e os criminosos ficaram palitando os dentes. Mata-se em feira livre, dentro de presídio ou metendo o pé na porta da residência da vítima. É uma desgraça! Agora, vá você prestar depoimento e pedir proteção à Justiça. Quando acabar, outro dia, vimos a notícia de que quem der informação enganosa em "Currículo" vai ser condenado. Por essas e outras, há muito deixei de assistir a filme de suspense e humor. Aliás, se você gosta de terror, veja Cardinot.
Sosígenes Bittencourt

Quadro de Frases


As mulheres nasceram para serem amadas,
não para serem compreendidas.
Oscar Wilde

Monday, March 08, 2010

(Des)caso Eleni

Depois não me acusem de sensacionalista. Porque esta era uma imagem que eu não desejaria exibir exatamente no centenário do Dia Internacional da Mulher. Contudo, trata-se de uma mulher. Dessas que nascem e sonham como todas as mulheres do mundo. Dona Eleni não era um ente de outra esfera. Do ponto de vista cristão, era nossa irmã. Igual a nós, como nossa mãe, nossos filhos. Aos 40 anos, morava na areia da praia de Boa Viagem, na zona sul do Recife.
Outro dia, eu conversava, por telefone, com o professor Elcias Ferreira da Costa, artesão do livro A Vitória da Fé, quando lhe dizia que aqui também havia um Haiti. Dias depois, tomei conhecimento, através de matéria no Jornal do Commercio, intitulada "Nossos Haitis", da história de dona Eleni Costa Souza, um flagrante da condição sub-humana em que vivem milhares de "haitianos" verde-amarelos por esses brasis. A publicação foi do dia 31 de janeiro. No dia 4 de fevereiro, dona Eleni estava morta, numa gaveta da geladeira do Hospital Agamenon Magalhães, sem um papel impresso que comprovasse sua existência. Nesse mesmo dia, o seu marido, Erivaldo Braz dos Santos, de 27 anos, procurou, atarantado, um documento onde constasse o seu nome, para sepultá-la com o mínimo de dignidade. Não obteve êxito. Desesperado e solitário, terminou assaltando uma turista que fazia cooper no calçadão de Boa Viagem e foi parar na cadeia. Logo ali, bem pertinho de onde, há três semanas, lhe negaram comida, da que iria embalada para o Haiti.
Dona Eleni não foi periciada porque não ficou provado, burocraticamente, que nasceu e morreu. Nem os acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) quiseram o seu cadáver para estudo. E dona Eleni foi atirada na vala comum, como lixo humano, num caixão de coleta de entulhos na EMLURB. Esse terremoto não é da natureza física do universo, é da natureza humana, e mata sem alaridos e sem estrondo, soterrando vidas silenciosamente.
Sosígenes Bittencourt

Sunday, March 07, 2010

Quadro de Frases


O telefone encurta os espaços
que o coração desejaria encurtar.
Sosígenes Bittencourt

Saturday, March 06, 2010

E por falar em MULHER

Eu não tive todas as mulheres que eu quis, mas tive todas que me quiseram.
Mário Lago

Não se nasce mulher: torna-se.
Simone de Beauvoir

Quem não sabe aceitar as pequenas falhas de uma mulher, não aproveitará suas grandes virtudes.
Khalil Gibran

Ser mulher é muito difícil, já que consiste em lidar com homens.
Joseph Conrad

O arqueólogo é o melhor marido para uma mulher, porque quanto mais velha, mais o interessa.
Agatha Christie

Os homens mentiriam menos, se as mulheres fizessem menos perguntas.
Nelson Rodrigues

Não se ama duas vezes a mesma mulher.
Machado de Assis

O coração da mulher, como muitos instrumentos, depende de quem o toca.
Saint Prosper

Eu não me casei ainda por causa das outras. Caso com uma. E as outras?
Sosígenes Bittencourt

Tsunami e Moura Dubeux

Soube de uma notícia tristíssima na semana passada. Que, num futuro próximo, haverá TSUNAMI do lado de cá do Oceano Atlântico, o que significará uma ameaça às Torres Gêmeas da Moura Dubeux, no bairro de São José, em Recife. Fuxicaram até que elas cairiam de frente. Como estamos escaldados de catástrofes, ficamos evidentemente com um olho no padre e outro na missa.
Pelo visto, já que o homem é chegado a mexer com o macro e o micro, futucando a empanada do céu, ora fazendo pic-nic na lua, ora manipulando as bases nitrogenadas do DNA, como se encestasse uma bola de bilhar, bem que poderia bolar uma gigantesca BOLSA SINOVIAL, para interpor entre as placas tectônicas, evitando-lhes o escatológico A(R)TRITISMO.
Bom repouso!
Sosígenes Bittencourt

Friday, March 05, 2010

Quadro de Frases

Se desaparecessem todas as mulheres do mundo, eu mandaria dar baixa na minha carteira profissional. Não iria trabalhar para sustentar um solitário como eu.
Sosígenes Bittencourt

Fragmentos (Retrospectiva)

Há 22 anos
De vírus em vírus, aids do Brasil!De aids em aids, vírus o Brasil!
Em tempo de Controle da Natalidade, disse o espermatozóide ao óvulo: - Amigos, amigos, fecundação à parte!
O aposentado anda com medo de que o aposentem do recebimento.
Parte do funcionalismo ameaça não funcionar, que será o funcio(não)lismo.
O pastor negro Jesse Jackson é o mais novo herdeiro espiritual de Martin Luther King. Sua cabeça deve ser à prova de conselhos e pedradas.
(Março - 1988)
Há 21 anos
Os Estados Unidos querem saber quantos hectares tem a Amazônia. Devem estar querendo se apossar de algum terreno aqui no Brasil.
Na votação de Aluísio Alves para o Superior Tribunal Militar, foi encontrada uma bolinha a mais, ao final da contagem dos votos. Fizeram “bolinha” na nomeação do ex-ministro.
A diferença entre Moisés, da Bíblia, e Moisés, candidato a vereador, é que o profeta subiu o Monte Sinai, e o candidato, a Vila da Cohab.
(Março - 1989)
Sosígenes Bittencourt

Wednesday, March 03, 2010

Assombrosa comprovação

Assombrosa é a comprovação da NASA, boatada pelo geofísico Richard Gross. O tremor de 27 de fevereiro, no Chile, alterou a rotação da terra, diminuindo o dia em 1,26 microssegundos. O fator abracadabrante é a localização do Chile, ao sul da linha do Equador, onde há falhas geológicas mais profundas. Deus me defenda! Se as edificações não fossem à prova de sacolejo tectônico, não teria sobrado um alarido. Apesar de haver denúncias de que o mundo vai se espatifar ou afundar, acho que o homem anda abreviando toda escatologia. É um morador que não merece o Reino que Deus lhe deu.
Forte abraço, enquanto é tempo!
Sosígenes Bittencourt

Tuesday, March 02, 2010

A quentura que está fazendo

A quentura que está fazendo não está no termômetro. No meu tempo, dir-se-ia que era a canícula abrasadora. Que, no sertão, galinha estava botando ovo cozido, e vaca dando leite em pó. E seria só. Hoje, tem explicação. É o Buraco da Camada de Ozônio, que estão afolozando. Até as crianças já ouviram falar em Gás Carbônico e Efeito Estufa. Rendilharam a peneira do sol. Os raios vêm diretinho na pele, no calçamento, no juízo dos moradores da terra. Isso porque ninguém quer saber de conselho de ecologista, ambientalista, e outros tenebrosos profetas do final dos tempos. Nem querem saber das gerações futuras, embora venham a ser os próprios filhos, seus netos, pessoas que dizem amar. Parecem comungar a frase “Depois de mim, o dilúvio”. Desprezam a natureza em nome de riquezas passageiras, pois o tempo corre célere, e a morte é desprovida de matéria. Sequer se amam, pois poluir o meio ambiente é uma forma de lambuzar-se.
Outro dia, deu uma ventania aqui na cidade tão forte que quase altera a posição do município. Um matuto me contou que suas galinhas foram parar no terreiro do vizinho.
Já deu enchente por aqui de geladeira boiar e aventureiro abrir latinha de cerveja no roldão das águas, entre cobras e lagartos.
O falecido barbeiro Moisés recitava uma quadrinha mesmo assim:
O sertanejo, ao nascer,
Tem seu destino traçado,
Se de sede não morrer,
Por certo morre afogado.
Só relembrando Drummond: Êta vida besta, meu Deus!
Sosígenes Bittencourt