Tuesday, March 30, 2010

Professor a mil reais

I
Mais uma vez, sapatearam sobre o piso salarial dos professores. Por isso, muitos professores fazem de contas que ensinam, porque alunos fazem de contas que estudam e o estado faz de contas que paga. Professor a mil reais, casado, morando longe, não pode dar aula com boa vontade. Mesmo que ame o ensino, assim como o médico tem de amar a vida, e o advogado, amar a justiça, com a auto-estima no chão não pode se aprumar, assim como um saco vazio não se mantém de pé. Ademais, é bom salientar, ensinar, hoje, é arriscar a vida. Já está na hora dos professores requererem PERICULOSIDADE. Quem não já ouviu falar de professores que foram ameaçados de apanhar e professoras levando puxavante de cabelo?
II
Professor a mil reais é uma piada de péssimo sabor, mediante a expectativa do futuro da nação. É sucatear a educação em ambos os sentidos, no sentido curricular e da formação do homem.
Imagine, em termos financeiros e psicológicos, a caótica situação do professor que mora longe e tem que passar 8 horas perambulando pelos educandários, ensardinhado em coletivos e deglutindo quentinha. Alguns, sem chance de passar por debaixo de um chuveiro ou descansar o córtex cerebral.
O professor é um animal que não pode experimentar tamanho vexame, além de enfrentar os alunos de hoje, cheios de direito e alérgicos a deveres. Por isso que o rebanho humano está enveredando pelo Curso de Direito, preferindo fazer da tribuna mercadura, do que da cátedra balcão, dois pecados dignos de bíblico castigo.
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Anonymous said...

é verdade, um país de faz de conta. brilhante texto!!

Sosígenes Bittencourt said...

O Brasil vive de aparência. Cadê a dinheirama desviada dos cofres públicos? Houve confisco de bens e devolução do erário desviado?