Tuesday, January 06, 2009

Estudando Português

HÍFEN É O NOVO VILÃO DA REFORMA ORTOGRÁFICA
Acordo ortográfico tem pontos obscuros e indefinições no texto. Proposta é que ABL faça um vocabulário parcial com palavras afetadas.
Segundo Godofredo de Oliveira Neto, a definição de diversos usos do hífen só vai acontecer com a criação de um vocabulário ortográfico oficial. Esse é o próximo passo da reforma que unifica a escrita do português nos países lusófonos.

"O acordo ortográfico não fala de todos os prefixos. Tem de ser feito um vocabulário que vai acabar com essas indefinições. Um dos problemas é o prefixo 're', de reescrever e reeditar. Ele não está elencado", diz. “Pelo texto atual não sabemos se essas palavras terão hífen ou não. O vocabulário ortográfico definirá essas coisas”, explica.
Segundo o professor José Carlos de Azeredo, há outras indefinições que envolvem o hífen.
"Palavras como girassol e passatempo não têm hífen. Porta-retrato, guarda-louça e tira-teima, têm hífen atualmente. Não se sabe se essas palavras vão ou não ter hífen", diz. "O que está escrito no acordo é que o hífen desaparece quando se perde a noção da composição de outras duas palavras, mas isso é muito subjetivo", afirma.
Outra dúvida é a palavra taoísmo, mas não pelo uso de hífen. No vocábulo, o problema é o acento: o acordo não deixou definido se ela perderá ou não o sinal gráfico.
***** ***** *****
Oferecimento
Programa da Aninha/Tabocas FM
Marçal Seguros
Autoescola Nova Dinâmica
Rádio Metropolitana 107,1

2 comments:

Anonymous said...

Sosígenes, teria como você nos dar uma aula virtual sobre essa tal reforma?
Estou achando essas novas regras meio complicadas.
Põe aí no blog uma explicação tua. Abraços

Unknown said...

Professor, concordo plenamente.

Um abraço!