Wednesday, May 19, 2010

Lula e Dilma, Dilma e Lula

Penso que a popularidade de Lula advém, sobretudo, do "quem-quer-dinheiro" aerodinâmico e do perfil de José Serra, comparado a guardião dos ricos. Isso pega pra danar.
Porque Lula tem cara de pobre e fala chupando a língua, o nordestino gosta. Como no Sul tem mais nordestino do que qualquer outra raça, está tudo dominado.
Porque José Serra fala muito explicado e tem pinta de rico, a multidão de semi-empregados, semi-escravos, analfabe(TIZADOS) e estropiados fica desconfiada.
Lula pegou carona nos "Bolsa Isso e Bolsa Aquilo, juntou tudo e emborcou o Balaio na mesa do pobre, com a pobreza entoando a cantiga da perua: Me dá um real... Me dá um real... Me dá um real...
O impacto do peitinho foi tão espalhafatoso que alguns já pedem 2 reais, 3 reais e coisa e tais.
Outro dia, uma descabelada e encardida debruçou-se sobre a janela da padaria e me pediu 5 reais. Como disse-lhe que não tinha, ela me pediu uma coxinha com refrigerante. Com fome, não estava, queria matar o desejo. Talvez, uma sobremesa. Quase dava-lhe uma barra de sabão Jabacó e uma ordem para se banhar num Lava a Jato.
Como Dilma Roussef parece uma professora de subúrbio e tem traços de vizinha, velha amiga da família, uma tia dominical, vem sendo, pouco a pouco, carregada de cadeirinha de algodão.
E se o povo imaginar que ela vai ser um ventríloquo de Lula; que Lula vai soprar o que fazer em seu ouvido; que ela vai forrar o tapete para a volta triunfal do "baibudo", ah! meu cumpádi, é uma patota!
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Anonymous said...

Há homens para nada, muitos para pouco, alguns para muito, nenhum para tudo. (Marquês de Maricá)

Sosígenes Bittencourt said...

Realmente, essa seria a melhor colocação diante do quadro desenhado. Lula só não seria, obviamente, para tudo. Ninguém salvará este país sem educá-lo. Isso seria uma tarefa para longo prazo, mas teria que começar ontem.