Saturday, May 01, 2010

Você ainda acredita em emprego?

Ricardo Neves
Descolar um emprego será a mais central de suas preocupações, se você está saindo da adolescência e se preparando para entrar na idade adulta. Sendo assim, acho que é hora de você ficar sabendo que seus pais, o sistema escolar e a sociedade educaram você para um mundo que acabou. Pelo menos é assim que acontece na maioria dos casos.
Não adianta correr para fazer concurso público para resolver seus problemas. Se você tem 20 anos, não compensa acreditar no sonho da estabilidade do emprego público. Pois até isso vai ter de mudar.
Prepare-se para ter mais projetos que trabalhos de carteira assinada.
Você não pode virar um "procurador de emprego". Seus filhos vão rir e achar que o "emprego" da época dos avós era quase uma escravidão. Procure identificar o que mais lhe dá realização como atividade produtiva. Como diz o velho ditado: "Descubra o que você gosta de fazer e nunca mais vai ter de trabalhar". Procure entender que a educação de agora em diante é uma necessidade permanente e continuada em sua vida, indo até mesmo à velhice.
A riqueza ao longo do século XX foi criada por pioneiros que estiveram ligados ao petróleo, à mineração, à siderurgia, a megaprojetos industriais, banqueiros capitalistas etc. Já a riqueza e os impérios da Sociedade Digital Global, as sociedades do conhecimento, serão realizações de pequenas populações de visionários criativos, como Bill Gates, criador da Microsoft, Steve Jobs, da Apple, os criadores do Google e J.K. Rowling, autora de Harry Potter.
Ricardo Neves é consultor de empresas.

No comments: