Friday, May 14, 2010

Fala, Vitória

CONEXÃO POÉTICA
A professora de Língua Portuguesa Marilene da Paz, que leciona no Grupo Escolar Prefeito Manoel de Holanda e é Coordenadora do Projeto “Conexão Poética”, sabe perfeitamente o objetivo e importância de sua dedicação à conversão de leitores no âmbito das escolas públicas e particulares da cidade e região. O Projeto surgiu a partir de um recital feito no Grupo Escolar Municipal Prefeito Manoel de Holanda, em 2006. O objetivo era despertar no aluno o gosto pela leitura, melhorando sua dicção e exorcizando a timidez dos menores, através da compreensão do texto.
Eu costumo dizer que ninguém gosta do que não conhece. Não pode gostar de Beethoven quem aprecia Lapada na Rachada. Portanto, comunguemos com Vinicius de Moraes a reflexão profunda: "A esse mundo, só a poesia poderá salvar."
Que obra espetacular realiza essa professora. Já não me sinto só, com o meu trabalho de difusão cultural na cidade, a exibição do Quadro de Frases a céu aberto.
Este é um projeto que me lembra o da psicanalista espanhola Catalina Pagés, em São Paulo, chamado de "Círculos de Leitura". A ideia conseguiu, inclusive, reduzir os índices de violência entre jovens em Diadema. É tarefa nobilíssima, uma vez que 45% dos alunos do ensino médio no Brasil não atingiram o nível pleno de alfabetismo, segundo o Ibope.
Agora, são as vigas mestras da economia do município acreditarem na invenção e investir, os poderes públicos e o setor empresarial, obviamente com o apoio da mídia.
Sucesso e um forte abraço!
Sosígenes Bittencourt

4 comments:

Anonymous said...

Tomara que sejamos salvos pela bela poesia do mestre Vinícius.Saravá!!!

Sosígenes Bittencourt said...

Saravá! é conhecimento de causa. Você não é um comentarista qualquer. Por isso tem apimentado tão inteligentemente minhas postagens com seus comentários.
Aquele forte abraço!

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS said...

A educação é um problema seríssimo no nosso país, não há como negar. Portanto, todas as formas de incentivo ao aprendizado, à leitura, à legítima cultura e à informação só merecem louvores. E é pela falta de formação profissional adequada que vemos muita gente em rádio, tv e revistas falando bobagem. São instrumentos poderosos que poderiam ser melhor utilizados. Parabéns aqueles que o fazem.

Sosígenes Bittencourt said...

Realmente, é uma barbaridade o que se ouve e lê em rádios e impressos na cidade. Uma calamidade. Educação tem salvado países pequenos, destruídos por guerras, como num passe de mágica. Não há saída, estamos na era do conhecimento, investir em educação é sobretudo economizar em segurança e saneamento básico, ou seja, abrir caminho para a paz e a saúde pública.
Um forte abraço!