Friday, November 26, 2010

A homem acha a paz chata

O homem acha a paz chata, por isso inventou a guerra, que é mais emocionante. O mundo conspira contra a paz, seduzido pelos motivos de sofrimento. O ser humano é um escravo cerebral das sensações, dependente químico das emoções existenciais mais impactantes. Acha mais emocionante a luta do que a comunhão. Gosta da paixão, embora sofra, desprezando o cultivo do amor, que é manso e sereno. Quando alguém mais brando diz que ama, o contemplado se abusa, enjoa. Prefere alguém prepotente que disfarça, atordoa, fere. Os cristãos disputam Jesus no grito, se dividem em nome do Senhor. O ninho dos profetas, a pátria das religiões é um barril de pólvora. Os regimes teocráticos são assassinos. As Coreias, desenvolvidas, reconstruídas com base na disciplina e na educação, sentem saudade da guerra, arengam tanto quanto as cubatas africanas, antro de ladrões, analfabetos e miseráveis. A mídia vende mais desastres ecológicos, conflitos humanos, crimes, catástrofes, porque o coração humano se emociona e prestigia. Por mais que o mundo produza bens e serviços, evolua cientifica e tecnologicamente, a paz parece, a cada aurora, mais distante.
Caótico abraço!
Sosígenes Bittencourt

3 comments:

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS said...

O que você acabou de dizer é uma grande verdade.
A adrenalina move o ser humano.
A sede por emoções e pelo conhecimento impulsiona suas ações.
É preciso que exista guerra para se buscar a paz; é preciso que se trabalhe para que o descanso seja valorizado; do mesmo jeito que a noite é necessária para que exista a claridade do dia.
A ausência de qualquer coisa ruim faz com que as coisas boas passem quase desapercebidas e menosprezadas.
Se o mal não existisse o bem também não existiria, pois seria tudo de uma só forma.
A natureza do ser humano é complexa e repleta de paradoxos.

Anonymous said...

Aí, se alguém me perguntasse: o que é a vida? Humildemente responderia: a vida é um dilema.

Sosígenes Bittencourt said...

Não tenha a menor dúvida de que o homem não se esforça para ir para o céu. Teme o inferno por questões óbvias. O Satanás, por exemplo, é um ente indormido, que passa a vida espetando seus moradores com um tridente em chamas. No entanto, o homem é bamba em transformar a vida terrenal num verdadeiro inferno, comprometendo sua salvação. E quando sabe que no céu não tem os prazeres da vida existencial, fica até desanimado com a paz .
Luxuriante abraço!