Wednesday, January 26, 2011

De volta às aulas

No momento em que nos preparamos para o início do ano letivo, uma boa sugestão seria aprender um pouco com o professor português Rui Canário.
"Vivemos em um profundo desenvolvimento tecnológico, entretanto numa proporcional imaturidade política e social. A nossa escola produziu imaturos políticos e sociais.
A escola não é o problema da escola, é problema da cidade.
Ou criamos uma cidade educativa, ou nós não teremos nem cidade, nem sociedade, nem ser humano
."
Observe como o professor de Lisboa relaciona o aluno com o mundo em que vive, destacando a política e a escola como fatores de formação do ser humano e da sociedade. Se você é ligado à educação, ou se interessa por ela, copie a postagem, imprima e ponha no cérebro.
Sosígenes Bittencourt

6 comments:

Anonymous said...

Excelente artigo. Uma precisa síntese do mundo atual em poucas linhas. Educação é a base de tudo. Uma pessoa educada é outra história. Sem escola não há cidade e sem cidade não há escola, tão pouco, cidadão. Uma depende da outra pra existir dignamente. Urbano abraço.

Sosígenes Bittencourt said...

No meu tempo, menino ia para a escola estudar, não ia se divertir. Hoje, menino vai se divertir e termina desviando o caminho. Concordo que estudar não deva ser um suplício, mas também não se pode confundir "prazer" com brincadeira. Escola não é lugar de distração. Escola é lugar de concentração. Tá ligado!
Civilizado abraço!

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS said...

É por isso que gosto do seu blog, professor. Matérias relevantes abordadas de uma forma direta: crítica inteligente e responsavelmente irreverente.

Sosígenes Bittencourt said...

A escola, assim como a família, devem preparar as crianças e adolescentes para o mundo. E o mundo não é uma brincadeira. Quando, antigamente, nós éramos punidos por mau comportamento, estávamos sendo orientados para conviver em sociedade. É compreensível que nenhuma atividade na vida se resuma em dor e sofrimento, contudo essa visão não anula a necessidade de disciplina e respeito ao próximo. Quando você pergunta se o menino realizou suas tarefas, não está oprimindo ninguém, está simplesmente pedindo que ele se prepare para as exigências da vida em sociedade. Disciplinar é uma forma de amar. O Japão que o diga.
Disciplinado abraço!

Unknown said...

Professor, excelente matéria.
Quem estudou no colégio Municipal 3de Agosto na época em que Dr. Mário Bezerra era diretor sabe perfeitamente o que era educação, disciplina, etc. Íamos para escola para estudar; brincar, só na hora do recreio sob o olhar vigilante do diretor.
Saudoso abraço!

Sosígenes Bittencourt said...

Com certeza, adorável DORA. Fui aluno e professor naquele Colégio. Quando fui aluno, cantávamos o Hino Nacional e ficávamos de pé, na presença do professor. Quando fui professor, os alunos entravam de bolo, como uma manada de quadrúpedes.
Inesquecível abraço!