Wednesday, January 12, 2011

Fala, Vitória

DO PÁTIO DA MATRIZ
Durante toda minha adolescência, ninguém jamais mexeu na Praça da Matriz. Aliás, chamava-se Pátio da Matriz. Os bancos, os coretos, os jardins, a fonte d'água, tudo intacto. O obelisco nunca fora arrombado. As Igrejas eram circunspectas, os relógios lembravam a Eternidade, os sinos faziam a sonoplastia das horas crepusculares e o derradeiro desfile dos defuntos. Os anjinhos eram rosados e agorduchados, e Jesus pendia da Cruz para nos salvar. Hoje, o Pátio da Matriz nunca é a mesma coisa. E nunca se sabe o que será. Um faz, o outro desfaz; um levanta, o outro derruba; um pinta de uma cor, o outro pinta de outra cor. E todos terminam por pintar o 7 e a banda do 8. Não - meus caros ledores do signatário que vos redige! - as minhocas não são mais na terra, são nos cérebros.
Enterrado abraço!
DO LIVRAMENTO
O processo de favelização do Livramento é irreversível. Foi lá que protagonizei um episódio tragicômico. Estava cometendo a aventura gástrica de deglutir um cachorro-quente numa daquelas barracas tipo pronto-socorro de bêbado, quando me chegou um cidadão esfomeado, fugido do nosocômio, ainda com a vestimenta hospitalar.
- Professor, me dá um cachorro-quente, que eu estou morrendo de fome.
- O senhor veio de onde, que está fantasiado de doente?
- Eu fugi do Hospital. Lá é muito ruim.
Na atmosfera, um insuportável bafo de múmia.
- Ô, dona Fulana, bota um cachorro-quente pra esse cidadão.
A mulher adubou o 'cachorro', passou meia hora bisnagando tempero, botou até solado de sapato dentro. Aí, o doente olhou, abriu o pão, escavacou com o dedo, cheirou, fez uma cara enjoada:
- Ô, moça, eu não quero esse cachorro-quente, não. Tá cheio de cebola.
Irremediável abraço!
Sosígenes Bittencourt

3 comments:

Anonymous said...

Ôxi! Folgado ele não. Pediu o cachorro quente e ainda foi exigente. Comeu de graça e exigiu regalias. Se fosse no tempo de Lampião ele teria que comer o cachorro, mais um quilo de cebola e sem chorar. Impressionante abraço.

Sosígenes Bittencourt said...

Já não se fazem pedintes como antigamente. Pobre, hoje, é luxento. E ai de quem chamá-lo de pobre, pode tomar uma facada.
Eu também não gosto de cebola, mas tiro-a com cuidado, quando não aviso antes, e fico quietinho.
Precavido abraço!

Unknown said...

Quem nunca passou por isso... Certa vez estava no Aeroporto dos Guararapes, quando de repente surge um pedinte: - moça, me dê um trocado. Dei-lhe algumas moedas que me restavam. Para meu espanto, ele jogou-as para o alto, me xingou e se foi.
Os humilhados serão exaltados!