Monday, January 17, 2011

Fala, Vitória

FERIADO, FORRÓ ELETRÔNICO E BAIXARIA
Hoje, é feriado na cidade. Diz que é Dia do Padroeiro. Às 6 horas da manhã, deram uma rajada de fogos que os cães endoidaram, os bebês estremeceram, e os velhos arrastaram os pés por dentro de casa. Até os crentes, que não acreditam em santo, foram sacolejados. Costumo dizer que, se eu fosse doido por dinheiro, teria deixado a sala de aula para ser fogueteiro. Aqui, solta-se fogos até pra dor de cotovelo.
E, aí, vem uma banda de forró para a porta de minha casa. Vão tocar fuleiragem music até umas horas. A macadada pita cannabis sativa, urina nas calçadas e imita o ato sexual na vertical. É uma verdadeira baixaria. Eu não troco tudo isso por Recreio do Rojão. Um grupo musical doméstico, munido de uma sanfona, uma zabumba e um triângulo. Penos menos, eu entendo o que cantam. E ainda há quem arrisque a vida, para ver uma barullheira dessas lá na casa de pantanho. Eu tinha uma amiga que foi para o Cabo de Santo Agostinho, de moto com o irmão, ver uma banda de forró eletrônico, e morreu de desastre lá na estrada de Escada. No meu tempo, a música era "Popular Brasileira". Não dou um vintém para ver essa música "Pra pular Brasileira". Num desses Carnavais, vi uma mulher com a perna no gesso, porque foi empurrada quando estava comprando um kit pra brincar no Trio Elétrico. Era o Kit Lasca. E não pensem que é apenas a população das encostas dos morros, dos córregos e alagados, que gosta desta joça. Nas portas das Faculdades, é só o que toca. Agora, ponham a concha das mãos na boca e podem me dar uma sonora vaia: uuuuuuuuuuuuuuuu!
Tô nem aí! Tá ligado?
Antimusical abraço!
Sosígenes Bittencourt

8 comments:

Anonymous said...

É isso mesmo professor!!!! Concordo completamente. Vitória de Santo Antão deveria ser a capital MUNDIAL dos fogos de artifícios. Somos o povo que mais aprecia essa invenção chinesa, acho que até eles(os chineses) nem gostam tanto assim. O jeito mesmo é comprar um protetor auditivo ou construir uma casa subterrânea. Sobre a música, também tenho a mesma opinião. Tem gosto pra tudo. Existe muita porcaria na música brasileira, mas felizmente existem cantores, cantoras e ritmos, que se valorizarmos, nos dá orgulho de ser brasileiro(a). Mas não são todos que param pra ouvir um Gilberto Gil, Chico Buarque, Milton Nascimento, Alceu Valença, Gonzagão, Zizi Possi, Gal Costa, Maria Bethania, Elba Ramalho, Zé Ramalho e tantos outros, que aqui não caberia. A fuleiragem music vai acabar sendo a nova MPB (Music Porn Brazilian). [O senhor não tem a minha vaia, tem meus aplausos e elogios]. Bombástico abraço.

Marília said...

Meu amigo, se houvesse emprego para mim em Vitória, iria morar aí. Pelo menos seria feriado no dia do meu aniversário. Bjs cheios de fogos de artifícios.

Sosígenes Bittencourt said...

Fogos de artifício para você, Marília Bela, eu concordo. Apenas, não precisava ser às 6 horas da manhã. E a música, com certeza, não seria "Fuleiragem Music".
Graças, Marília Bela!
Graças por sua Estrela!

meu diario.com said...

Concordo com o senhor!!! morro bem proximo da igreja da mangueira e aqui eles tbm tem esse costume de soltar fogos as 6:00 da manhã.
Revoltado abraço professor.

Sosígenes Bittencourt said...

Dou por vista, por mais serena que seja, o quanto você se ir-RITA.
Talvez, soltar fogos só tenha graça quando alguém escute. Não teria graça, soltar fogos no deserto. Embora a emoção seja de quem solte, às custas do sacrifício alheio.
Egocêntrico abraço!

Marilia said...

Oração a Santo Antão

Ó Deus, permitistes que, mesmo na solidão de uma gruta, no deserto, S. Antão sofresse violentas tentações, mas lhe destes a força de vencê-las. Enviai-me, do céu, o vosso socorro, porque eu vivo num ambiente minado de tentações que me agridem: pelo rádio, televisão, novelas, cinemas, revistas, ideologias capitalistas, moralismo barato, propaganda consumista e más companhias.
S. Antão, ficai sempre ao meu lado. Vós que vencestes as piores tentações, me dareis força nos desafios que se colocam na minha vida de cristão. Na hora em que minha coerência evangélica esmorecer, socorrei-me, S. Antão. Amém

Anonymous said...

Obrigado, Marília. Vou imprimir e carregar esta oração na carteira. Como disse o Mestre: “Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém”. (Jesus Cristo) A todos que fazem parte desse blog, meu verdadeiro abraço e saudações!

Sosígenes Bittencourt said...

Deus te livre das más tentações, Marília,
e te preserve as boas tentações.
Graças, Marília Bela!
Graças por sua estrela!