Friday, January 28, 2011

O Copo Americano


Certa vez, pedi uma cerveja numa venda e exigi um Copo Americano para bebericá-la. A dona do negócio foi lá dentro, tirou um copo todo emperiquitado da cristaleira e enfeitou o balcão. Ela não sabia que se tratava daquele utilitário doméstico, geralmente comprado na feira e enrolado em papel de jornal.
Essa semana, por causa de Ana Maria Braga, deitou-se falação sobre o histórico e emblemático Copo Americano. Ela falou em seu programa matinal que o Copo Americano foi criado em 1947 e que, de lá pra cá, já foram produzidos 6 bilhões de unidades, o que, enfileirados, daria 10 voltas em redor da Terra. Alguém me advertiu de que o programa da Ana Maria Braga era uma reprise do ano passado. Na internet, tem dizendo que o copo foi produzido pela empresa Nadir Figueiredo, e que desde a invenção já foram vendidos 10 bilhões. Enfileirados, daria para fazer o percusrso de ida e volta à Lua, sobrando ainda meio caminho.
Mas, voltando ao caso da proprietária da venda, busquei uma forma mais simples e objetiva de reformular a solicitação: - Dona Maria, me traga um copo de feira para eu beber a cerveja. E aí fui prontamente atendido. O adjetivo “americano” vem da imitação de um modelo fabricado nos Estados Unidos na época, revela a internet. Seja como for, a verdade é que o recipiente já serviu para beber água, café, veneno, cerveja e até de medida para vender cachaça. Quem já não ouviu alguém pedindo um quartinho de meropeia? Como supervalorizo o conhecimento, da próxima vez vou pedir uma bebida e exigir, para entorná-la, um Nadir Figueiredo.

Embriagado abraço!

Sosígenes Bittencourt

3 comments:

Anonymous said...

Lendo isso, já deu vontade de tomar uma.

Sosígenes Bittencourt said...

Contudo, que se concentre na bebida, com a devida moderação, para não querer engolir o copo.
Moderado abraço!

manolo said...

com relação ao copo americano estou de acordo que o mesmo ja esta deveras altrapassado,é muito desagradavel você chegar num bar ou restaurante e se servido com esse copo,na minha opinião,existem varias bebidas que ao serem tomadas em copos comuns,tem outro sabor,nada agradavel.como se dizia la em minha santa terrinha,o cara chega no balcão e pede meio metro de cachaça,aí o gaçon pega a garrafa e espalha o liquido no balcão,o bebado retruca,agora embrulha que é pra beber em casa.