Saturday, October 25, 2008

Cidades brasileiras e disparidade de renda


As cidades brasileiras são as que apresentam a maior disparidade de distribuição de renda no mundo, segundo o relatório anual do Programa das Nações Unidas (ONU), para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat).
O documento Estado Mundial das Cidades 2008/2009 apresentado cita o desemprego e o declínio dos salários nas áreas urbanas como algumas das razões para esse desempenho.
Segundo o relatório, as cidades com maiores níveis de igualdade estão localizadas na Europa, mas Pequim, na China, é considerada a cidade com maior nível de igualdade no mundo.
"A desigualdade representa uma dupla ameaça: tem um efeito amortecedor sobre o crescimento econômico e cria um ambiente menos favorável aos investimentos", disse Cecília Martínez Leal, diretora do escritório regional para América Latina e Caribe do UN-Habitat.
Segundo a diretora, a desigualdade faz com que os novos investimentos em serviços sigam favorecendo os mais ricos. Para fugir a essa tendência é necessário que as políticas locais sejam dirigidas às zonas de exclusão, afirma.
BBC-Brasil
(Clique sobre a foto para visualizá-la melhor)

2 comments:

Anonymous said...

Quando cliquei na foto, logo de imediato pensei: o lixo e o luxo ali em vista.

Sosígenes Bittencourt said...

"Vaidade das vaidades, tudo é vaidade."
"As paixões têm intervalos, mas a vaidade nunca nos deixa descansar."