Wednesday, October 15, 2008

Estudando Português


Dúvida? Nunca mais!
Airton Soares
TAXAR
Lembre-se de que nas aulas de matemática, aprendemos a encontrar o valor de “x”. Nunca o de “ch”. Encontramos o valor de ”x”... O valor dos impostos... O valor das taxas, etc e etc...
TACHAR
A situação é a seguinte: minha tarefa é pregar um prego na parede. A primeira coisa, antes da primeira martelada, é demarcar o lugar onde será afixado o prego. Não se desapregue da imagem do prego, da tacha.
Entremos em outra sala mnemônica. Todas as vezes que escrever tachar (com “ch”), lembre-se daquele dia em que, tomando uma cervejinha no barzinho da esquina, você simplesmente, na hora de pagar... “Pendura aí" Zé, semana que vem a gente se acerta. E... o tempo foi passando... passando e você não pagou a farra que fez. Então, por lá, você foi tachado de velhaco!
Citemos apenas duas frases para sedimentar a aprendizagem: “Não me tachem de espírito vil” (Machado de Assis). “Muitas vezes as pessoas são tachadas de dinâmicas, mas não passam de agitadas.” (li por aí).
Pois pronto! Taxar (com x) é regular o preço de. E tachar (com ch) é avaliar procedimento, conduta.
Com essas técnicas mnemônicas, espero ter contribuído para sanar de vez sua dúvida sobre essas palavras homônimas homófonas.


10 comments:

Anonymous said...

E para quem não sabe o que é mnemônica: diz-se daquilo relativo à memória. Assim, como o termo "barroco", que é denominado como uma palavra mnemônica.

Sosígenes Bittencourt said...

Excelente comentário. É dessa dinâmica que precisamos. Aliás, estou com matéria do internauta para postar. Aguarde.

Anonymous said...

Valeu por mais essa dica de português, ou melhor, uma aula virtual. Sou leitor e aluno desse blog.

Unknown said...

Aproveito pra lhe parabenizar pela excelante aula e pelo seu dia PROFESSOR.Gorretti Alcântara.Bjs

Unknown said...

Aqui, realmente, eu melhoro o meu português. Quero parabenizar, também, o nosso amigo, Maluco Consciente, pelo seu brilhante comentário. Aguardo a postagem da matéria.

Sosígenes Bittencourt said...

Esta não é uma sala de aula qualquer. Onde ninguém perturba ninguém, todos participam e aprendem. Parabéns!
Forte abraço!

Danusa Cavalcanti said...

Parabéns!! As poucas vezes em que venho aqui aprendo muito.

Sosígenes Bittencourt said...

Parabéns, também, Dan! As poucas vezes em que vens aqui, eu te admiro muito!

Unknown said...

Sosígenes, amei a sua resposta.
A minha filha é muito linda!kkkkkk

ObrigaDORA!

Sosígenes Bittencourt said...

Você vê a beleza de sua filha com o coração de mãe, é suspeita para falar. Eu vejo como artista, com a sensibilidade, o dom de enxergar e sentir a beleza. Obrigado por Dan, Dora. Eu vos adoro.