Dúvida? Nunca mais!
Airton Soares
TAXAR
Lembre-se de que nas aulas de matemática, aprendemos a encontrar o valor de “x”. Nunca o de “ch”. Encontramos o valor de ”x”... O valor dos impostos... O valor das taxas, etc e etc...
TACHAR
A situação é a seguinte: minha tarefa é pregar um prego na parede. A primeira coisa, antes da primeira martelada, é demarcar o lugar onde será afixado o prego. Não se desapregue da imagem do prego, da tacha.
Entremos em outra sala mnemônica. Todas as vezes que escrever tachar (com “ch”), lembre-se daquele dia em que, tomando uma cervejinha no barzinho da esquina, você simplesmente, na hora de pagar... “Pendura aí" Zé, semana que vem a gente se acerta. E... o tempo foi passando... passando e você não pagou a farra que fez. Então, por lá, você foi tachado de velhaco!
Citemos apenas duas frases para sedimentar a aprendizagem: “Não me tachem de espírito vil” (Machado de Assis). “Muitas vezes as pessoas são tachadas de dinâmicas, mas não passam de agitadas.” (li por aí).
Pois pronto! Taxar (com x) é regular o preço de. E tachar (com ch) é avaliar procedimento, conduta.
Com essas técnicas mnemônicas, espero ter contribuído para sanar de vez sua dúvida sobre essas palavras homônimas homófonas.
10 comments:
E para quem não sabe o que é mnemônica: diz-se daquilo relativo à memória. Assim, como o termo "barroco", que é denominado como uma palavra mnemônica.
Excelente comentário. É dessa dinâmica que precisamos. Aliás, estou com matéria do internauta para postar. Aguarde.
Valeu por mais essa dica de português, ou melhor, uma aula virtual. Sou leitor e aluno desse blog.
Aproveito pra lhe parabenizar pela excelante aula e pelo seu dia PROFESSOR.Gorretti Alcântara.Bjs
Aqui, realmente, eu melhoro o meu português. Quero parabenizar, também, o nosso amigo, Maluco Consciente, pelo seu brilhante comentário. Aguardo a postagem da matéria.
Esta não é uma sala de aula qualquer. Onde ninguém perturba ninguém, todos participam e aprendem. Parabéns!
Forte abraço!
Parabéns!! As poucas vezes em que venho aqui aprendo muito.
Parabéns, também, Dan! As poucas vezes em que vens aqui, eu te admiro muito!
Sosígenes, amei a sua resposta.
A minha filha é muito linda!kkkkkk
ObrigaDORA!
Você vê a beleza de sua filha com o coração de mãe, é suspeita para falar. Eu vejo como artista, com a sensibilidade, o dom de enxergar e sentir a beleza. Obrigado por Dan, Dora. Eu vos adoro.
Post a Comment