Friday, April 16, 2010

Tributo a Chico Xavier

O que mais impressiona na vida de Chico Xavier é a prática da caridade, fruto do seu despojamento material e de suas convicções espirituais. A caridade emudece todo discurso. Confúcio dizia que "uma imagem vale mais do que mil palavras." A imagem que temos de Chico é a da prestação de serviço sem recompensa terrenal, convicto dos desígnios de Deus.
Bem que Chico poderia ter se transformado num desordeiro, num facínora, como tantos que alegam serem vítimas do destino. Porque Chico foi acometido de catarata quando não havia cura e tinha estrabismo divergente. Perdeu a mãe aos 5 anos e apanhou de vara de marmelo da tia. Fora, por ela, espetado na barriga. Foi vaiado no colégio porque dizia ouvir vozes do outro lado da vida. Foi castigado com pedra de 15 quilos na cabeça para espantar o demônio. No entanto, Chico enxergava o que as pessoas normais não veem e ouvia o que as pessoas não conseguem escutar, transformando tudo em doação.
Um dia lhe perguntaram se ele temia a morte. E Chico, por experiência, respondeu: "Eu já me sinto meio desencarnado."
Se tudo é verdade, ou não, algo é incontestável. Chico amou o seu semelhante na medida do verso do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade: "Amar é doação ilimitada a uma completa ingratidão."
Sosígenes Bittencourt

No comments: