Friday, February 11, 2011

Dia de Thomas Edison

Hoje, é Dia de Thomas Edison. Porque Thomas Edison nasceu em 11 de Fevereiro de 1847. Iluminado pela inteligência, inventou a lâmpada. Uma boa ideia. Dizia que para se ter uma boa ideia, era preciso ter muitas ideias. Apesar de genial, dizia que "Talento é 1% de inspiração e 99% de transpiração." Porém, afirmava: "The best vision is insight", cuja melhor tradução é "A melhor visão é a intuição". A intuição é aquele estalo, tipo 'eu sei que é isso, mas não sei explicar'. É o conhecimento imediato, ou seja, sem meios. Diferente do conhecimento mediato, que é aquele que utiliza de meios para provar.
Sir Thomas nasceu em Milan, mas foi cidadão norte-americano. Tanto que apagou-se em Ohio, em 18 de Outubro de 1931. O que não foi uma boa ideia, para o mundo religioso, foi ter dito que "Religião alguma deve ser introduzida nas escolas públicas. Toda religião é uma fraude. Toda religião é uma mistificação." E dizia:
"Eu aprendi muito mais com os meus erros do que com os meus acertos."
"5% das pessoas pensam. 10% das pessoas pensam que pensam. Os outros 85% preferem morrer a pensar."
"O gênio é aquele que tem uma grande paciência."
"Um gênio é uma pessoa de talento que faz toda a lição de casa."
Plugado abraço!
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Anonymous said...

Em vários casos a intuição diz a verdade. Mas nem todo mundo tem coragem de aceitá-la. Confesso que em várias situações da minha vida não obtive êxito por não seguir a minha intuição; lamentável. Consciência, razão e emoção. Em qual devemos seguir quando as circunstâncias exigem? Talvez a intuição possa responder. Iluminado abraço.

Sosígenes Bittencourt said...

Tenho a impressão de que as pessoas mais serenas, mais reflexivas, que se dão ao luxo de estar sozinhas ou consigo mesmas, são, geralmente, de intuição mais perspicaz. Porque a intuição advém das experiências armazenadas nas camadas mais profundas do inconsciente. Obviamente que até um brucutu pode enxergar a verdade, pois a 'intuição' é um conhecimento imediato.
Intuitivo abraço!