Wednesday, February 16, 2011

Ronaldo e "fenômenos"

Fenômenos acontecem. Ronaldo é um deles. Tem gente que rala de ficar no couro e o osso, emagrece no suadouro da labuta e morre de desnutrição. Também são fenômenos. Mas, como esses fenômenos anônimos são infinitamente mais comuns, Ronaldo torna-se um fenômeno infinitamente mais raro. Correndo atrás de bola, não dando bola pra mais nada na vida, tira ouro do nariz. Ronaldo não corre atrás de dinheiro, corre atrás de bola, o dinheiro é que corre atrás.
Ronaldo é um sortudo. Até o travesti que o acusou de ter tido relação com ele (ou ela) sei lá... já morreu, e Ronaldo segue vivendo, como se nada tivesse acontecido. Muita gente tem hipotireoidismo, toma remédio, é o maior sofrimento. Ronaldo também tem, mas o médico esconde, vira segredo, para não prejudicar a imagem de Ronaldo. Seu hipotireoidismo é tratado em sigilo e, quando vai para o ar, na voz do "Fenômeno", é um sucesso. Ronaldo é um sucesso. Sucesso, sem que se saiba, na realidade, o que aconteceu para tanta glória, tanto triunfo, só pode ser fenômeno, embora a bola o procurasse, fosse um animal de estimação embolando a seus pés. Quando não acertava na manobra, a própria bola se encarregava de fazer o percurso. Convidado a dar explicação, fala lento, suspira, fica mais cansado do que dentro do gramado. Porque nem aprendeu a falar direito, foi escrever com os pés. Ronaldo dá caneta no adversário, banho de cuia nos goleiros.
E Ronaldo chora. Parece um bezerrinho desmamado, despertando compaixão. Porém, suas lágrimas não são uma choradeira comum, daquelas solitárias, sem eco nem misericórdia. É choro filmado, provocando o choro da multidão.
Agora, Ronaldo vai descansar. Foi muito dura a batalha, quase o matam de tanto pontapé. A brutalidade dos invejosos, dos desalmados, o transfomaram num flagelo do futebol. Mas, até nisso, teve sorte. Virou herói, aplaudido, apaparicado, um mito. Emocionado, chora e sorri ao mesmo tempo. É muita bola do destino para um só coração.
Espetacular abraço!
Sosígenes Bittencourt

5 comments:

Anonymous said...

Ronaldo.
Um nome inesquecível na história do futebol.

Será sempre respeitado.

Talentoso, esperto e claro, um homem de boa sorte (O que é de extrema importância para se alcançar sucesso).

Agradecido abraço

Aninha Marques

Anonymous said...

Fenômeno e gênio da bola. Um atacante por excelência. Ele jogou o autêntico futebol brasileiro, o futebol arte. Deus lhe deu talento, ele correu atrás e a sorte o acompanhou. -- "Até as flores dependem da sorte, umas enfeitam a vida, outras a morte". Fenomenal abraço.

Sosígenes Bittencourt said...

Sobretudo audacioso. Como no provérbio latino: "AUDACES FORTUNA JUVAT", a audácia ajuda a sorte, ou a sorte ajuda os ousados. Talvez, tenha sabido ler a vida. Paulo Freire disse que "A leitura do mundo antecede a leitura da palavra".
Glorioso abraço!

SILVIO said...

RONALDO ERA DE MAIS ERA SEM DUVIDA FENOMENAL SEU NOME SERÁ INESQUECIVEL NO MUNDO DO FUTEBOL VAI COM DEUS RONALDO

Sosígenes Bittencourt said...

Ronaldo é de tanta sorte que foi assistir ao jogo do Corínthians com o Santos, e o Santos perdeu de 1 a 3. O Santos que era o favorito, com Neymar, Elano e tudo. É como diz o velho ditado: Quem nasceu pra ter, tem pra danar, e quem nasceu pra não ter, se dana, mas não tem.
Sortudo abraço!