Monday, February 14, 2011

Seu Lunga, sutilezas da brutalidade


Nada melhor para aplacar os traumas da segunda-feira do que dar umas gaitadas com algumas histórias de Seu Lunga, aquele comerciante cearense, conhecido como o homem mais ignorante do planeta. Nosso Guinness Book da brutalidade é um baita respondão, mas bom da cachola, não perde a presença de espírito. Dá só uma mancuricada no que é capaz de aprontar.
*****
O funcionário do banco veio avisar:
- Seu Lunga, a promissória venceu.
- Pra mim podia ter perdido ou empatado. Não torço por nenhuma promissória.
*****
Seu Lunga entrando em uma agropecuária.
-Tem veneno pra rato?
-Tem! Vai levar, Seu Lunga?
- Não, vou trazer os ratos pra comer aqui.
*****
Seu Lunga dava uma surra no filho, e o menino gritava:
- Tá bom, pai! Tá bom, pai! Tá bom, pai!
- Quando tiver ruim, diga!
*****
Durante a madrugada, a mulher do seu Lunga passa mal:
- Lunga! Tá me dando uma coisa...
- Receba!
- Mas é uma coisa ruim!
- Então, devolva!
*****
Seu Lunga viaja de ônibus e a poltrona ao seu lado está vazia.
Numa parada do percurso, uma senhora entra no ônibus e, chegando perto de seu Lunga, pergunta: - Senhor! Nessa cadeira tem alguém sentado?
- Se tiver, eu tô cego!
*****
Seu Lunga estava passeando na calçada com o cachorrinho, quando lhe perguntam:
- Passeando com o cachorrinho, Seu Lunga?
- Não. É meu passarinho! - pegando o podle e sacudindo pro ar.
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Anonymous said...

Conheço uma dessa figura folclórica cômica nordestina. Graaande Seu Lunga! Uma certa vez viram Seu Lunga andando pela rua. Nas esquinas tinham pessoas que perguntavam: - Seu Lunga, o senhor está passeando? Seu Lunga: - não. Estou vigiando a rua por causa do ladrão. E nisso ficou quase 3 horas nesse percurso, de uma esquina a outra. (Não sei se é verdade, mas, é um caso típico de Seu Lunga. rs) Delicado abraço.

Sosígenes Bittencourt said...

Um sujeito passou o dia inteirinho de cara pra cima no meio da rua.
À noite, um vizinho, já agoniado, perguntou: - O que danando tu estás vendo?
Aí, o camarada respondeu: - Tu és muito vexado. Eu estou aqui desde cedo e não vi nada, tu chegaste agora e já queres ver?
Paciente abraço!