Sunday, February 13, 2011

Prédio e Lembranças

Esta é uma foto do prédio da Loja Maçônica Segredo e Verdade. Eu chamo essa rua de Rua dos 5 nomes, porque pode ser identificada como: Rua da Maçonaria, Rua da Águia, Rua Alexandre Luna, Rua André Vidal de Negreiros e Barateiro. A gente tinha medo da Maçonaria, porque contavam que, se alguém fuxicasse algum segredo, poderia ser sacrificado. O aroma do pão da padaria de seu Jefre Coelho se misturava ao do Café São Miguel, que vinha lá da Rua Ambrósio Machado, num abraço gastronômico entre o céu e a terra. Passei minha infância bem pertinho, ali na Praça 13 de Maio, próxima à Feira das Panelas. Estudei no Grupo Escolar Cardeal Roncalli, sentadinho em caixão de sabão. Foi no tempo da Tabuada e do Caderno de Caligrafia. Minha rua não era calçada, o que favorecia o jogo de pião e bola de gude. A diretora era Maria Celeste, presa na Revolução de 1964. Maria Celeste era uma sonhadora, vivia nas nuvens. Foi no tempo em que comi Maracujá-açu de colherinha e chupei Laranja-de-umbigo. Nunca mais as vi no mangalho.
Reminiscente abraço!
Sosígenes Bittencourt

4 comments:

Os Confundidos said...

Rua de grandes histórias!

meu diario.com said...

Oxe!! no quintal do meu Tio tem um pé de maracujá-açu e no sitio do meu avô tem pé de laranja-de-umbigo vou trazer paracujá-açu e laranja-de-umbigo para o senhor relembrar sua infância professor.
Beijos: saber de infância

Sosígenes Bittencourt said...

Ficaria contentíssimo se pudesse rever esses mimos da natureza. Principalmente, emoldurados por tanta delicadeza - jovial e mimosa Rita.
Moro em frente ao Clube dos Motoristas O Cisne, n° 128. É a casa de esquina. Será um estímulo a minha memória gustativa.
Esperançoso abraço!

Anonymous said...

Ocultismo no texto. Você é realmente excelente professor.