Saturday, February 26, 2011

A ilusão de Kadafi

Kadafi se diz democrata porque foi eleito por um povo alienado, em eleições de cartas marcadas. Agora, pede socorro ao mundo, quando a internet encheu a juventude de esperança, encantada com a liberdade. Assustado com o perigo de ter que prestar contas dos 80 bilhões de dólares que ensacou, confundindo dinheiro público com patrimônio particular, inventa que os revoltados são manicacas de Osama bin Laden. Enfraquecido militarmente e encurralado, quer que os norte-americanos botem os manifestantes pra correr. Menospreza a esperteza ianque. Diz que quer salvar a Líbia, atirando no povo. Mas, a manada popular reage ferozmente, reeditando o velho adágio latino: Patria cara, carior libertas - "A pátria é querida, mas a liberdade é mais querida." As mulheres, enclausuradas nos vestidos, de nariz ameaçado pelo facão da Sharia, veem, pelo buraco da internet, que a fantasia pode se tornar realidade, espiando pessoas nuinhas suspirando no coito. Proibidas de sentir prazer, condenadas ao silêncio, gelam de emoção. É um frisson coletivo.
Vamos ter ilusão, mas Kadafi é um sonâmbulo, nem parece que vai morrer. Os ditadores são assim, andam empedernidos, inspirados, embevecidos com o poder, como se a morte não passasse de uma assombração. Agora, aqueles que lhe outorgaram tanta autoridade e realeza, o ameaçam de dar uma pedrada na cabeça, chutá-lo que nem a um rato, entumescidos de raiva, danados da vida.
Liberado abraço!
Sosígenes Bittencourt

6 comments:

Anonymous said...

Esses ditadores se acham acima do bem e do mal, do certo e errado, como se fossem uma entidade intocável que todos devem temer e obedecer. Ah! Quanta ilusão mesmo. A era da cibernética está revolucionando o pensamento e as atitudes das pessoas. A situação ainda é muito crítica em países que vivem sufocados por tiranos como este. Mas como sou um otimista incurável, vou torcer e apoiar os povos que vivem sufocados e querem derrubar esses ditadores para poder respirar e viver livremente. Esperançoso abraço.

Sosígenes Bittencourt said...

Nós devemos ter ilusões. Elas são necessárias, dão um sentido à vida. A questão é saber dimensioná-la. Há dois anos, o mundo financeiro sofreu um tremendo abalo, e os mais afetados foram os países do Primeiro Mundo. Quer dizer, estavam iludidos. Não souberam lidar com o imprevisível, pensavam que tinham as rédeas do destino nas mãos. O temor do ditador em perder o poder é perder a riqueza e ser condenado.
Ilusório abraço!

Anonymous said...

Muito bem lembrado. Como aconteceu com Saddam Hussein, capturado e deposto do poder pelos ianques em pleno Iraque. Um abraço.

Sosígenes Bittencourt said...

Estou muito desconfiado de que querem a cabeça de Kadafi. Ninguém esquece o enforcamento de Saddam Hussein, estrebuchando, com a língua de fora.
Decapitado abraço!

Anonymous said...

Kadafi é a cara do técnico do time do central de Caruaru, Maurício Simões.

Ainda bem que se parecem só na aparência.

Semelhante abraço.

Aninha Marques

Sosígenes Bittencourt said...

E eu ainda sou mais Maurício Simões, porque Maurício só pode fazer mal ao torcedor do time que treina, ou o bem. Kadafi não nasceu com vocação para o Bem, e é useiro e vezeiro em fazer o Mal.
Maléfico abraço!