Thursday, March 31, 2011

Aula no IFPE

A aula foi ministrada, esta semana, aos alunos do IFPE, em Vitória de Santo Antão. Os alunos exercitaram suas inteligências, submetidos a um Ditado, cujas orações de celebridades foram exaustivamente debatidas. Na próxima semana, os alunos deverão observar as correções devidas, bem como os respectivos esclarecimentos gramaticais. Foram as orações:


1. Amar se aprende amando.

Carlos Drummond de Andrade


2. Não há nenhuma vergonha em alguém ser feliz, mas seria vergonhoso ser feliz sozinho.

Albert Camus


3. Como é belo o pecado quando o coração não confessa.

Camilo Castelo Branco


4. Toda cidade tem de ter um louco para chamar as pessoas à razão.

Machado de Assis


5. O homem nasce bom, e a sociedade o corrompe.

Jean-Jacques Rousseau


Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Anonymous said...

Como dizem os cubanos: "cada cabeça é um mundo". Sendo assim, há várias interpretações para cada frase. Vai render muito pano pra manga. Das cinco, escolho a primeira e a quinta para dar a minha humilde opinião. -- Concordo com Drummond, para saber de fato o que é o amor, é preciso praticá-lo. Quando se está amando, saímos do campo da teoria e entramos na área da concretização do saber. Trocando em miúdos, o que era abstrato, vira algo concreto. Quanto à frase de Rousseau, levando em consideração a influência do meio que o indivíduo recebe, é altamente provável que isso aconteça. A não ser que ele seja resistente e tenha discernimento daquilo que é virtude e malefício. Debatido abraço.

Sosígenes Bittencourt said...

Nós aprendemos na vida a lidar "mal" com a paixão. Ou nos desesperamos e partimos para a agressão, ou cancelamos o sentimento como quem mata uma mosca. Conhecemos, cada vez menos, histórias de amor. A mídia que o diga. E, como de maus exemplos o mundo está cheio, a própria mídia contribui para corromper o homem.
Obs: Tem aluno mudando de sala para assistir às aulas novamente, o que me dá a impressão de enorme interesse pela novidade pedagógica.
Polêmico abraço!