Saturday, March 19, 2011

A raiz de todos os males


O Brasil tem 3 problemas: educação, educação e educação. Ou seja, falta de educação - a raiz de todos os males. O menino que atirou uma banca escolar na professora em Guaimbê (SP), vai passar 45 dias internado na Fundação Casa a bem da moral e dos bons costumes. Para ele, deve ser um inferno, já que não podia ficar calado um minuto. Só porque a professora pediu atenção, solicitou que ele fechasse o badalo, o malvado achou por bem aplicar um corretivo na vítima. O agressor tem 16 aninhos, e a professora de matemática, 29. A escola conta que foi um caso isolado. Quem sabe? É mesmo que dizer que na escola não tem bullying. O bullying de hoje pode ser o bárbaro de amanhã. Meninos que usam desses expedientes na escola, geralmente, em casa, mandam o pai para o raio que o parta, dão o dedinho para a genitora e puxam o rabo do gato. Antigamente, menino não fazia isso porque levava umas cinturãozadas de mijar na fralda. E quem era doido? Hoje, aluno dá rasteira em professora, tapa na cara, toca fogo no cabelo, ameaça de morte, etc, etc Depois que a Psicologia condenou botar menino de castigo, as agressões físicas e desrespeito começaram a se multiplicar. Psicologia, antigamente, chamava-se chibata. Jogo limpo! Quando não, era um “sente-se aqui e só levante quando eu mandar”. O cara ficava de bunda quadrada e não saía do lugar.
Um dia, o menino entrou em casa, alvoroçado, esbaforido: - Painho, eu vou ali na casa de uma amiga, pra gente ir na casa de um amigo, pra ir jogar lá no campo, lá na casa de fulano, com sicrano e tarará e tororô, e num sei o que, e lá vai...
- Vai não!
- Ai, meu Deus, painho endoidou! Vou ligar pra mainha! Alô, mainha, painho tá ficando doido! Ele não quer que eu vá pra casa de fulano e tarará e tororô, e plá e plá!...
- Não vai!
-Ai, meu Deus, que inferno, minha Nossa Senhora! Painho, a gente acertou desde ontem, doido!
- Não vai!
Hoje, o menino parece uma seda. – Painho, o senhor já viu o meu boletim? Veja minhas notas. O senhor deixa eu ir, na próxima semana, e tarará e tororô?
Pelo menos, até onde sei, está tudo numa boa.
Educativo abraço!
Sosígenes Bittencourt

No comments: