Thursday, March 03, 2011

Reunião sobre Poluição Sonora

Essa reunião da Promotoria de Cidadania, que aborda a questão da Poluição Sonora, suas consequências e punições cabíveis, foi sobretudo educativa, um puxavante de orelha na caterva do barulho. Gente ouviu coisa do arco da velha, acostumado a fazer o que dá na telha. Por exemplo, ninguém deve se submeter a ouvir o que não quer ou o que não gosta. Se você aprecia Lapada na Rachada, não pode obrigar o seu vizinho a suportar tamanha FLAGELAÇÃO GENITAL em dó maior. Por outro lado, se você gosta de BEETHOVEN, também não pode fazer o tadinho, ao lado, se assustar. Imagine que um pastor teve seu material de som apreendido porque pregava a palavra de Deus 24h por dia, pensando que Nosso Senhor era surdo. Um seguidor das Trevas resolveu reclamar porque não aguentava mais ouvir falar em Deus. A casa é o asilo do homem, nenhum doido pode perturbá-lo.
Educadamente, o promotor explanou sobre os malefícios psicossomáticos do barulho e a inexistência de respaldo legal para a circulação impávida dessa parafernália eletrônica que azucrina a população em todo quadrante da urbe.
Silencioso abraço!
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Anonymous said...

"O som aniquila a grande beleza do silêncio." (Charles Chaplin) – Não que eu deteste o som, mas alguns tipos dele. Tem gente que se acalma ouvindo lapada na rachada e outros se irritam com uma sinfonia. Também não sou contra as manifestações populares como carnaval e etc. No entanto, para tudo há lugar, tempo e espaço. Não posso concordar com um trio elétrico que invade o sossego de uma casa e passe em frente de um hospital. Reflexivo abraço

Sosígenes Bittencourt said...

A natureza fala, em silêncio, por isso é preciso silêncio para ouvir sua voz.
Na realidade, a aplicação da Lei das Contravenções Penais, art. 42, que versa sobre a Paz Pública, adveio dos abusos, os exageros e as sucessivas reclamações das vítimas. É castigo.
Punitivo abraço!