Monday, May 05, 2014

Stephen Hawking



Há um provérbio chinês que resume a atitude a ser tomada mediante o SABER e o NÃO-SABER:

Aquele que não sabe e sabe que não sabe é humilde. Ajuda-o.

Aquele que não sabe e pensa que sabe é ignorante. Evita-o.

Aquele que sabe e pensa que não sabe está dormindo. Desperta-o.

Aquele que sabe e sabe que sabe é sábio. Segue-o.

Albert Einstein, sábio do mesmo ramo, dissera que "A imaginação é mais importante do que o próprio conhecimento - Imagination is more important than knowledge. O maior inimigo da ESPERANÇA é a DESILUSÃO. Eis a inscrição à porta do Inferno de Dante: Lasciate ogni speranza, voi che entrate. - Perdei toda esperança, vós que entrais!

Sosígenes Bittencourt

1 comment:

Sosígenes Bittencourt said...

Hawking falava sobre a ESPERANÇA como perspectiva real de vida: Não importa o quanto a vida possa ser ruim, sempre existe algo que você pode fazer, e triunfar.
O físico, matemático e astrônomo italiano Galileu Galilei narrou sobre a IGNORÂNCIA, acendendo uma chama de esperança. Nunca encontrei uma pessoa tão ignorante que não pudesse ter aprendido algo com sua ignorância."
O filósofo francês Denis Diderot falou sobre a proximidade da ignorância com a verdade, excluindo o preconceito: A ignorância está mais próxima da verdade que o preconceito.
Diderot sabia que o ignorante está mais próximo da humildade que o preconceituoso. O humilde busca entender aquilo que o preconceituoso rejeita.
Porém, o mais sábio a respeito, deve ter sido o filósofo Sócrates: Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
Ele mesmo resumiu-se numa sentença: Só sei que nada sei.