Monday, May 12, 2014

Verdades e Mentiras



Às vezes, é melhor ouvir uma mentira que faça rir, do que uma verdade que faça chorar. Já nos basta A MORTE como incontestável verdade. Todos nós nascemos sem pedir e morremos sem querer.
Há pessoas que escolhem a verdade exatamente porque magoa. Escolhem-na a dizer uma mentira que servisse de bálsamo para uma dor. É mentira?
Sosígenes Bittencourt

3 comments:

Sosígenes Bittencourt said...

O filósofo Sócrates falava sobre Ética no Mercado Público, mas era insultado por sua mulher que o considerava um baita VAGABUNDO. Filosofar no meio da feira, hoje, poderia resultar numa peixeirada.

Sosígenes Bittencourt said...

Os amigos de Sócrates queriam que ele negasse suas verdades e fugisse. Mas, Sócrates, condenado a beber o veneno CICUTA, preferiu morrer a abjurar suas convicções. Sua mulher, Xantipa, braba que só a moléstia dos cachorros, só ficou conhecida porque maltratava um filósofo.

Sosígenes Bittencourt said...

O filósofo, escritor e jornalista francês Jean-François Revel (1924-2006) afirmava categoricamente: O mundo é movido pela mentira.
Eis uma mentira na qual os ingleses estavam obrigados a acreditar: A Deo rex, a rege lex. "O Rei vem de Deus, a Lei vem do Rei" - mentira atribuída a Jaime I, da Inglaterra.