Sunday, December 21, 2008

Fala, Vitória

Reunião do Vera Cruz em Maués
Bom foi em Maués, sábado, a reunião do Vera Cruz, para tratar do certame de 2009, esclarecer desuniões e estabelecer uniões em torno do clube. Tinha gente de todo naipe na sede, desde vendedor de pipoca ao deputado Henrique Queiroz. E lá estavam, em torno da mesa, ao lado de fumegante feijoada: Jota Domingos, radialista e arengueiro; Fernando Nogueira, o menino de seu Zezinho da Padaria; vereador Novo da Banca, velho em jogo e bate-bola; Nau da loja de autopeças; Didi, gabado como um dos maiores pebolistas da cidade, e seu Antônio, um ícone na história do clube do Galo, desde o tempo antigo. E para acabar de completar, além de outras figuras risonhas e doidas por futebol, este escrevinhador que vos redige, metido a comentarista de futebol, dando palavrinha, a pedido do deputado supramencionado, e recebendo das mãos de Melício de Oliveira, o jornal de Carpina, com duas crônicas de minha lavra, publicadas no alardeado “A Voz do Planalto”. O jornal parece coisa de gente grande, bem diagramado e sem erro de Português. As vírgulas em seu lugar e os acentos gráficos enfeitando as sílabas tônicas. Nada de aleijões, tipo "gato" com "J" e "jacaré" com "G".
Como falar a verdade é minha salvação e minha danação, o que mais me impressionou foram as cozinheiras Das Dores e Conceição, supimpas no tempero, nos servindo saborosíssima feijoada, com aquela simpatia brejeira que mais nos anima o coração e apura o gosto. Chega deu vontade de beber cachaça. Mas, Deus me defenda, em meio a gente lúcida, tratando de assunto sério.
Fiquei tão contente, com essa minha facilidade de me alegrar, que não penso em outra coisa, tagarelando o tempo todo sobre o evento. Depois, o presidente do clube e ex-jogador de futebol - aqui, aquém e além-mar - senhor Fernando Nogueira, me devolveu ao Cajá, em automóvel com ar-condicionado e a atenção que sempre me dispensou. Palmas, e muito obrigado!
Sosígenes Bittencourt
*****************************************
Apoio Cultural
Cooperativa Vitória, Faintvisa,
Grupo Veneza e Armarinho Teixeira.
Forte abraço!

4 comments:

Anonymous said...

Muita sorte pro Galo vitoriense !!!

Sosígenes Bittencourt said...

Temos que empoleirar o Galo, para cantar vitórias.

Anonymous said...

Bittencourt!
Por conta da louvação ao Voz do Planalto, terá muita gente torcendo a cara pra você! (risos)

A Matraca

Sosígenes Bittencourt said...

O Jornal A Voz do Planalto prima pelo respeito à Língua Portuguesa. Em Vitória, gasta-se 8 mil reais numa revista e economiza-se 100 reais com uma revisão. Resultado: A economia dá prejuízo.