Thursday, April 08, 2010

A Selvagem

I
Susana conspurcou, traiu a imagem de Maria. Daria melhor para encarnar a bruxinha Meméia. Na realidade, não foi um toco que atrapalhou sua visão, foi o argueiro que tem no olho. Susana não enxerga um palmo à frente do nariz. Deve ter cochilado, com aquele aroma de mato queimado, de travesseiro de macela que tem o agreste. Nunca inalou daquele sonífero. Tombou o cocão e danou a cara num pau. Tadinha... Antigamente, cidade grande era 1° mundo, hoje é 5° mundo. Haja vista o que aconteceu com a "Cidade Maravilhosa". Quando a chuva sacolejou a maravilha, expôs o que estava por baixo do tapete: cobras e lagartos. Colchão velho, penico furado, assembleia de guabirus. Uma vítima do dilúvio fuxicou que passou 12h, dentro de um ônibus, para chegar em casa. Susana desconhece que o nordeste tem arrecadado donativos para catástrofes do Sul, e ninguém tem rejeitado nossos trapinhos. Na realidade, Susana confunde "selva" com "selvagem". O nordeste não é uma selva, Susana é que é selvagem. Susana não beija, dá dentada. Abraça que nem tamanduá. Deve estar enfurecida com esse souvenir que levou da terra que tanto maltrata: um pau no focinho.
II
Se você quiser saber o que é uma cidade grande brasileira, peça a São Pedro para mandar uma tromba d'água. Do subsolo emergirá toda a borra da civilização, empulhando os vaidosos que tecem versos sobre sepulcros caiados. O Brasil é uma República Federativa. Isso aqui não é a Iugoslávia, fragmentada por ingresias de natureza étnica. Aqui, a falta de educação não tem cor, nem região. Todo mundo tem uma pitadinha do sangue alheio. Tem branco mais negro do que negro e negro mais branco do que branco nas bases nitrogenadas do DNA. Susana Vieira deve ir para o Alabama, sem chorar por mim, porque jamais irei vê-la a tocar meu bandolim. Pergunta se ela conhece Tóquio, onde o lixo é selecionado pela população, reciclado e transformado em insumo econômico, ou seja, energia e matéria prima. Hoje, pela manhã, vi Alexandre Garcia dizer que "barulho é uma prática da praga da incivilidade." Em Tóquio, chega-se a operar corda vocal de cão para abrandar latido. Susana disse que aqui só se bate bombo. Deu uma de inocente. Onde se bate mais bombo do que no Rio de Janeiro? Susana é que é uma bomba. Tão boazinha e civilizada, por que não arregaça as mangas e vai nadar na lama do Morro do Bumba para salvar seus irmãos?
Sosígenes Bittencourt

5 comments:

Unknown said...

Adorei esse texto, muito bem escrito, parabéns pelas palavras. Sei que ela nem merece que percamos nosso tempo, mas todos que amam nosso estado ficaram indignados com as palavras tão rudes e sem medidas dessa senhora.

Anonymous said...

Eu conheco o focinho da cachorra que come m... ela come e suja os beiços!!!

Sosígenes Bittencourt said...

A indignação é tamanha que me pediram mais reflexão sobre o episódio ofensivo às nossas fronteiras.
Obrigado pelos elogios e apoio. Acompanhem o blog. Concluirei o assunto.
Forte abraço!

Anônimo invisível said...

"Existem imbecis superficiais e imbecis profundos." (Karl Kraus) No caso desta senhora, acho que ela fica na segunda opção. // O Nordeste (em especial os organizadores do espetáculo de Nova Jerusalém) deveria tirar uma lição com esse episódio. Por que sempre convidar atrizes Globais para interpretar o nobre papel de Maria? Com tantas atrizes nordestinas capazes de fazer muitíssimo bem essa função. Vejam esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=eF4JAIBRi6I&feature=youtube_gdata Reparem a arrogância prepotente desta senhora. Sosígenes, dou total apoio a sua indignação, como pernambucano me sinto profundamente ofendido.

Sosígenes Bittencourt said...

Concordo que no nordeste há muitas marias que poderiam fazer Maria. Como também acho que deveríamos valorizar mais os nossos talentos, respeitar mais nossas cores. Não entendo por que os nordestinos são tão apaixonados por equipes do sul, ao ponto de lotar estádios para torcer contra representantes de sua terra.
Forte abraço!