Friday, July 04, 2008

A internet nos faz mais humanos


Gláucia Nascimento
Quantos de nós se afastaram da família e dos amigos por causa do excesso de trabalho ou de estudo, exigido pelo ritmo frenético do final do século 20 e início do século 21? (...)
A maioria das pessoas adultas hoje não tem conseguido viver, com um mínimo de qualidade, esses momentos tão essenciais à saúde de um ser humano. (...)
Felizmente, nesse universo da celeridade, da desumanização, existe a internet. (...)
Quando surgiu o computador pessoal, muitos previram o esfriamento das relações humanas, (...)
Esses profetas do pós-modernismo esqueceram-se, porém, de que por trás do computador existe o outro.
Essa máquina não é um muro: é, na verdade, uma ponte. (...)
Os que convivem cotidianamente em contato com esse milagre da tecnologia sabem que há outras coisas importantes que a internet possibilita: o estreitamento dos laços de afeto; a reconstrução das intimidades perdidas; (...)
Entre um artigo, uma monografia, um relatório ou uma CI, a janelinha do MSN nos apresenta um smile que indica a presença do outro; o afeto do outro. Uma visita ao Orkut alenta nossa alma com o carinho daqueles que não vemos amiúde, mas que, com a ajuda da tecnologia, ficamos sabendo que ainda se lembram de nós, (...) Além disso, uma rápida checagem à caixa de entrada dos e-mails pode nos encher de alegria (...)
(Gláucia Nascimento é lingüista)

2 comments:

Unknown said...

A Internet Nos faz sentir mais proxímo das pessoas á distância, diminui a saudade ameniza tudo.

Sosígenes Bittencourt said...

Por isso, postei essa crônica. É uma síntese da realidade cibernética. Agora, se a internet contém tudo, contém o bem e o mal. Portanto, vai depender do usuário.