Tuesday, September 30, 2008

Fragmentos



A eleição está cinematográfica. Parece um teatro de guerra, onde os políticos são personagens, e o povo, os exércitos.
Sosígenes Bittencourt

Perversão Social



Cristovam Buarque
Pedofilia é uma perversão de indivíduos, espalhados por países, pedofobia é perversão social, concentrada em países como o Brasil. A pedofilia é, na verdade, uma forma de pedofobia, de desamor, de aversão às crianças. Mas não é a única. A tolerância com a exploração sexual de crianças e adolescentes é uma forma social de pedofobia. Mas é aceita há décadas, como se fosse menos grave prostituir uma criança ou adolescente do que utilizá-la nas práticas da pedofilia.
Abandonar crianças nas ruas também é uma forma de pedofobia. E no Brasil, essa prática é aceita com normalidade. Como se fosse uma coisa normal deixar milhões de meninos e meninas sujeitos à brutalidade do abandono. Os pais abandonam suas crianças por impossibilidade de mantê-las, mas os governos que não criam mecanismos para protegê-las são pedófobos. Amam a economia e as obras, mas não as crianças. Também são pedófobos aqueles que, ao longo da história democrática, elegem e toleram governantes mais pelas obras do que pelo cuidado com as crianças. Deixar crianças sem brinquedos, condenadas ao trabalho, assassinadas, espancadas, esquecidas, quando deveriam brincar são formas de pedofobia com as quais a sociedade convive sem se horrorizar.
_______________________________
A crônica está resumida, mas é uma síntese da brilhante reflexão de Cristovam Buarque sobre o tratamento que damos às nossas crianças. É lamentável, mas contundente verdade.
Sosígenes Bittencourt

Monday, September 29, 2008

Costumo perguntar aos mortais:
- Você gosta de ler?
Resposta: - Não.
Insisto: - Mas, você lê?
Resposta: - Não.
Indago: - E como é que você sabe que não gosta de ler se você não lê?

Sunday, September 28, 2008

Estudando Português

O professor José Lima, de pé e tomando um cafezinho, me dirigiu as seguintes palavras aladas:
- Dou-lhe dez, se o senhor me disser qual o sujeito da primeira oração do Hino Nacional!
- As margens plácidas – respondi instantaneamente, e o mestre quase deixa cair a xícara.
- Por que não é indeterminado, “ouviram, etc”?
- Porque o “as” de “As margens plácidas” não é craseado. Quem ouviu foram as margens plácidas. É uma anástrofe, entre as muitas que existem no hino. “Nem teme quem te adora a própria morte” Sujeito: “Quem te adora” Se pusermos na ordem direta...
- Chega! – berrou ele. – Dez! Vá para a glória! A Bahia será sempre a Bahia.
João Ubaldo Ribeiro

Signo de Libra



Elemento: ar
Verbo: eu amo
Astro: Vênus
Com pequenas variações nas datas, dependendo do ano, os librianos são as pessoas nascidas entre 23 de setembro e 22 de outubro.
Seu símbolo é uma balança, formando com Gêmeos e Aquário a triplicidade dos signos do Ar.
Palavras chaves que definem o Libriano: Justo, Sociável , Indeciso, Melancólico, Complacente.
Seu Signo é do Elemento Ar: é o Elemento da comunicação, da ligação. É ele que conceitualiza, relaciona, idealiza e explica o Universo. Utilizado corretamente ele dá a capacidade da palavra, o poder criador, leve e fluido do pensamento. Utilizado em excesso origina dispersão, nervosismo mental e uma comunicação errada, vaga e descontrolada.
Interpretação: Sociável. Busca de uniões e associações. Equilíbrio e comparação. Arte e música. Modesta e amigável, apresentam boa aparência. Detestam trabalhos mal feitos. Normalmente casam-se cedo.
Librianos famosos: Julio Iglesias, Luis Fernando Veríssimo, T S Eliot, Miguel de Cervantes, Mahatma Gandhi, Assis Chateaubriand,
John Lennon, Friedrich Nietzsche.

Saturday, September 27, 2008

Fragmentos

Depois de 3 dias de paralisação, 48 funcionários do Estaleiro Atlântico Sul ficam a ver navios. O consolo é que há garantia de indenização e bonificação para os demitidos. Os demais soldadores e montadores continuam atracados na idéia de entrar em greve.
*****
Um avião da Alitália, que vinha de Roma para a Argentina, sofreu uma pane e teve que pousar ali no Recife. Os 295 assustados foram parar em Porto de Galinhas. Eu não sei o que dá mais pânico: enguiçar o Recife em avião com pane, ou ir de ônibus para Porto de Galinhas.
*****
A Associação de Cabos e Soldados denunciou, em dossiê, unidades de policiamento sem portas, sem onde urinar e vidros estilhaçados. O pior é que tem colete à prova de bala que não agüenta um traque bebé e revólveres quase atirando pela culatra. Nem é bom que bandidos tomem conhecimento disso, querendo dar cabo de soldados.
*****
Assaltaram o músico Inaldo Cavalcante de Albuquerque, mais conhecido como Maestro Spok. Inaldo ia saindo da casa de Zé da Flauta, em Casa Forte, quando teve o Clio Sedam e o saxofone surrupiados por dois meliantes. O músico pediu encarecidamente que os analfas musicais lhe devolvessem o instrumento. Nem falou no Clio, quer o sax. Só faltou prometer que iria tocar noutro lugar.
*****
Em tempo de carreatas, caminhadas e bicicleatas, até os índios trucá saíram de Cabrobó para fazer uma em Recife. Cacique Aurivan veio cobrar justiça para a morte do vereador Mozenir Araújo de Sá, morto há 1 mês, naquele município. Neguinho Trucá veio também denunciar truculência contra seu povo. Pelo visto, quem promove qüiproquó em Cabrobó é cara pálida.
Sosígenes Bittencourt

Fragmentos


Em praia de naturismo,
a melhor vestimenta é o nudismo.
Sosígenes Bittencourt

Friday, September 26, 2008

O Valor da Competência



Dizem que não se cobra pelo que se faz, mas pelo que se sabe.
Um especialista foi chamado para solucionar um problema num computador de grande porte e altamente complexo. Um computador que valia 12 milhões de reais. Sentado em frente ao monitor, pressionou algumas teclas, balançou a cabeça, murmurou algo para si mesmo e desligou o computador. Tirou uma chave de fenda do bolso e deu volta e meia em um minúsculo parafuso. Então, ligou o computador e verificou que tudo estava funcionando perfeitamente. O presidente da empresa se mostrou surpreendido e ofereceu pagar a conta no mesmo instante.
- Quanto lhe devo? – perguntou.
- São mil reais, por favor.
- Mil reais? Mil reais por alguns minutos de trabalho? Mil reais por apertar um parafuso? Eu sei que meu computador vale 12 milhões de reais, mas mil reais é um valor absurdo! Pagarei somente se receber uma nota fiscal com todos os detalhes que justifique tal valor.
O especialista balançou a cabeça e saiu.
Na manhã seguinte, o presidente recebeu a nota fiscal, leu com cuidado e saiu para pagá-la no mesmo instante, sem reclamar. A nota fiscal dizia:
Serviços prestados.
1) Apertar parafuso: 1 real.
2) Saber qual parafuso apertar: 999 reais.
Competência não tem preço.

Fala, Vitória



Toda imprensa do Recife está dando notícia, com destaque, da festa de Vitória e sobre o lançamento da Revista do IHGVSA. O destaque desta sexta-feira foi a coluna de Paula Imperiano, da Folha de Pernambuco.
LÍQUIDO
A cachaça foi oficializada, quarta-feira, como "Patrimônio imaterial de Vitória de Santo Antão" pelo Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão, comandado por Eunice de Vasconcelos Xavier. No programa, cerimônia na sede do Instituto, seguida de visita ao Engarrafamento Pitú e almoço na sede da Usina JB, em Vitória de Santo Antão.
Marcus Prado

Thursday, September 25, 2008

Primavera


(23 de setembro a
21 de dezembro)
A Primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.
A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no
Hemisfério Norte, a 20 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.
Do ponto de vista da
Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.

Fragmentos

No RECIFE, os doentes do SUS tomam um SUSto. Depois de acordo salarial com os médicos, os demais servidores fazem beicinho - como quem diz: “ah! Eu também quero” - e cruzam os braços. Parece um caso sem remédio.
*****
O prefeito do Recife está com a bola toda e não vai dar as costas a João da Costa. Ou seja, como num boliche, o seu candidato pode derrubar toda trinca de adversários. E nem adianta quererem impugnar a candidatura de João. Pelo visto, João Paulo elegeria até aquela tartaruga marinha que apareceu morta, em Casa Caiada, com a mandíbula cerrada.
*****
E por falar em Olinda, o cara derrubou o muro da casa, atropelou uma mulher e entrou com a Hilux no prédio da frente. Se é verdade o fuxico, o empresário deve ter errado na hora de abastecer, colocando o álcool no sangue. O empresário contou que ia ao cartório e o carro engrenou a ré. Ao contrário do que pretendia, quase ia para a delegacia a pé.
*****
Prenderam a babá carniceira. Francisca dava puxavante de cabelo numa menina de 2 anos e a espetava com um palito. Chorando na Gerência de Polícia, disse que foi só uma vez. Claro, só foi filmada uma vez. Depois, disse que foi um momento de fraqueza. (E por que não espetou a mãe dela?) Contudo, não tem problema, ela deve aprender a ter momentos de fortaleza na Colônia Penal do Bom Pastor.
Sosígenes Bittencourt

Wednesday, September 24, 2008

Fragmentos


Nós temos que ter um amor enquanto esperamos o amor verdadeiro.
Sosígenes Bittencourt

Fala, Vitória



Batalha intestina

Se Henrique estava pagando para o morador de Estrada Nova trocar de bandeirinha, era só Aglailson Júnior pagar para o morador destrocar. Enfim, quem sairia ganhando era o morador. Guerra é guerra! Afinal de contas, isso não é política, é propaganda. Política são propostas e prestação de serviço. Se o alvo não tem sido o povo e, sim, os contendores, a propaganda predomina sobre a política, e a prefeitura fica parecendo uma empresa em leilão. Daí, o derramamento de dinheiro e o confronto pessoal. O mais grave é que dá uma impressão de que os políticos têm uma visão patrimonialista do município. A cidade embandeirada por duas facções semelha uma batalha intestina onde o povo dividido são os exércitos. O negócio é tão sério que o menino de Toinho da Rosa Branca tomou pedrada na cabeça lá em Lídia e, num comentário no bairro do Livramento sobre a retirada das bandeiras sobre as casas, um matuto afirmou: - O juiz manda na casa dele, na minha mando eu.
Em conversa com Joel Neto, no ano passado, salientamos que, antigamente, juiz era tão respeitado que os adolescentes tomavam-lhe a bênção. Infelizmente, os políticos estão dando maus exemplos, e o povo indo de cambulhada.
Forte abraço!
Sosígenes Bittencourt

Flores


Foto: Marcus Prado

Tuesday, September 23, 2008

Coca-Cola é a marca mais valiosa do mundo


As empresas de internet Google, Apple, Amazon.com, a grife de roupas Zara e a fabricante de games Nintendo foram as marcas que mais ganharam posições na pesquisa Best Global Brands 2008, que traz o ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo.
Na outra ponta, afetados pela crise financeira, os bancos Merrill Lynch, Citigroup e Morgan Stanley estão entre as empresas que mais despencaram. A Coca-Cola manteve-se na primeira posição. A IBM tomou o 2º lugar da Microsoft.


As mais valiosas do mundo

1º) Coca-Cola – US$ 66,6

2°) IBM – US$ 59,03

3°) Microsoft – US$ 59,007

4°) General Eletric – 53,086

5°) Nokia – 35,942

Fragmentos


Os palhaços do DETRAN estão de volta, para orientar o trânsito do Recife, que é uma palhaçada.
Sosígenes Bittencourt

A palavra é FACTÓIDE

Um factóide é um fato divulgado com sensacionalismo pela imprensa, este pode ser verdadeiro ou não. Trata-se também de propaganda política mal intencionada. Têm-se notícia do uso do termo já na década de 50.
O propósito de um factóide é gerar deliberadamente um impacto diante da
opinião pública de forma à manipulá-la de acordo com as aspirações de poderosos grupos que se utilizam de sua influência na mídia. Estes, em alguns casos estão, ou aspiram ao poder.

e-mail



Não se justifica deixar a caixa de e-mail regurgitando de correspondências sem responder. Antigamente, no tempo da goma arábica, tinha-se que comprar um bloco de cartas, envelope, selo, e ir ao correio remeter. Às vezes, quando a jura de amor chegava, o namoro já havia acabado; quando a ameaça de morte chegava, já era missa de sétimo dia. Hoje, é só ligar o computador, redigir e clicar em "enviar".

Monday, September 22, 2008

Fragmentos



Os deficientes conquistaram mais medalhas nas Paraolimpíadas que os "ineficientes" nas Olimpíadas.
Sosígenes Bittencourt

Fala, Vitória

Arenga eleitoral

Nem parece que Aglailson Júnior e Henrique Queiroz são parentes e amigos.
Já fui penalizado por uma brincadeira dessas, mas vou me arriscar, chamando os arengueiros de Aglailson Tyson e Henrique Holyfield. Incrível como pessoas resolvidas do ponto de vista financeiro - que é a maior tortura do povão - troquem tapa por causa de bandeirinhas. Isso é que é dar bandeira para críticas e gozações, acirramento de ânimos entre centuriões eleitorais, etc


Sosígenes Bittencourt

A poesia é essencial

O amor perfeito

Quando o amor toca o coração
Sua força domina o sentido
Sara todo sentimento partido
Manifesta o poder da razão

É nunca se contentar da paixão
Que da pura fixação tem surgido
Onde valores inversos tem se unido
À harmonia da vida uma canção

É poder estar perto na distância
Onde a árdua espera se resume
É no prazer de viver ter constância

É jamais estar preso por ciúme
É mostrar para o mundo a importância
Do amor que transparece o perfume

Samuka Voice
(Samuca é locutor da Rádio Vitória FM)




Sunday, September 21, 2008

Convite

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
IHGVSA

A presidente do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, professora Eunice de Vasconcelos Xavier e demais dirigentes da instituição, convidam Vossa Excelência para a cerimônia que confere à CACHAÇA o título de PATRIMÔNIO IMATERIAL DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO e para participar do lançamento do 14º volume da REVISTA DO IHGVSA.

Local: Sede do Instituto Histórico – Rua Imperial, 187
Vitória de Santo Antão - PE
Data: 24 de Setembro de 2008
Hora: 10 horas



Saturday, September 20, 2008

Miniaturas de frases célebres



Agora, você pode colecionar as miniaturas do Quadro de Frases da ciberrevista Fragmentos, procurando inicialmente lá na Rua Capitão Fagundes, n° 72, aqui em Vitória de Santo Antão, mais precisamente na Ismael Ótica.
Colecionar figurinhas faz parte do sonho humano. Que tal colecionar quadrinhos de frases célebres?
Sosígenes Bittencourt

Sol da meia-noite na Islândia



Muito se engana quem pensa que a Islândia só é famosa pelas paisagens de gelo e por ser terra natal da Björk. No dia 20 de setembro, a estrela do país é o sol: nesta data, turistas e locais celebram a beleza e o encanto do sol-da-meia-noite durante o solstício de verão, o dia mais longo do ano. São vários dias de luz.
No verão, o povo quer festa! De julho a agosto, a Islândia não tem noites, e em setembro também são pouquíssimas horas escuras por dia. Acontece que, por ser um país ártico, localizado em elevada latitude, a região fica submetida a fenômenos polares. No inverno, o sol mal dá as caras (cerca de 4h por dia). Já no verão, ele fica quase que permanentemente no céu. Em bom português: ninguém dorme. É época para festas, rodas de violão em volta da fogueira e, por que não?, casamentos. Lojas, cafés, restaurantes modernos e cenários iluminados formam as regiões mais urbanizadas da Islândia. Vale a pena curtir a estação no “país do gelo”. É importante lembrar também que os islandeses passaram por um inverno escuro e gelado, e agora eles estão fervendo por diversão. É uma época em que pelo menos os ânimos estão para lá de quentes.

Não ria se puder


No ônibus em movimento:
- Daqui pra frente, tudo é catraia; daqui pra trás, tudo é corno!
Rebuliço da gota, o motorista pára o veículo, pega o bêbado pela beca:
- Diga quem é catraia e corno aqui dentro!
O bêbado olha em volta, olha, olha:
- E eu sei mais, fizeram uma misturada danada aqui dentro...

Thursday, September 18, 2008

laranja de Campos



O presidente da OAB, Jayme Asfora, foi ovacionado pelos médicos na assembléia da categoria, ao declarar que estava envergonhado com o Ministério Público e chamar o procurador-geral de Justiça, Paulo Varejão, de “laranja do Executivo e preposto do governador Eduardo Campos”. Pela ovação, Asfora não parece ter dado uma fora - coincidentemente, ou não - associando laranja a Campos. Esse envolvimento político em greve de médico é um caso sem remédio.
Sosígenes Bittencourt

A poesia é essencial

Do aquecimento ao esquecimento

No antigo do Recife
O teu corpo se despia
Tua pele um poema
E meus dedos melodia

E a musica que flora
Na outrora desse dia
Me trazia as lembranças
Do amor que me aquecia

Um sorriso de menina
Vesti um corpo de cigana
Tuas pernas te alongam
E tua boca me engana

Do aquecimento ao esquecimento
O amor que se perdia
Desenhava nos grãos de areia
Pegadas à luz do dia.

(Marcelo Cosmos)
Cosmos é um jovem poeta vitoriense de muito talento.

Fragmentos


Enquanto os ricos se preocupam com a Bolsa de Valores, os pobres se preocupam com a bolsa sem valores.
Sosígenes Bittencourt

Testando Conhecimentos Gerais

Quem é o autor de "A Volta ao Mundo em 80 Dias"?
a) Agatha Cristhie
b) Júlio Verne
c) Mark Twain
(Resposta: clique em "comments")

Os adoradores de pitanga


Debruçado sobre o muro aqui de casa, um pé de pitanga vigia a rua. Mulheres que vêm de bairros distantes passam, de braços dados, a admirá-lo.
- Êi, Maria, vê o que é pitanga!
As pitangas, suspensas no ar, parecem se balançar de vaidade, olhando para lá e para cá.
- Menina, e tem de toda cor!
Alguns pinguços também já as admiraram, lambendo os beiços, ébrios de desejo.
- Isso dá um tira-gosto arretado!
Sinto-me contente com tamanha dádiva. A eugenia uniflora, que dá em quintais, empertigada no canto do muro do meu terraço. Sei que a drupa globosa é comum na Mata Atlântica brasileira e na Ilha da Madeira em Portugal. Ao sol vesperal, parecem mimos caídos do céu, esses novelos de cálcio coloridos.
Sou um homem feliz, porque, em meio à struggle for life, tenho tempo de parar para observar adoradores de pitanga e produzir esta crônica.
Sosígenes Bittencourt

Tuesday, September 16, 2008

Galeria de Fotos



11/09 - Menina joga rosa em piscina em memória à morte de seu pai, no sétimo aniversário dos ataques ao World Trade Center, em Nova York, EUA.

Fragmentos



1.Professores botando moral em piso salarial significa que estão com os pés no chão. Ou seja, não estão voando. Num país onde o povo paga auxílio-paletó para político, professor não devia aceitar piso salarial de 950 reais para arriscar a vida ensinando.

2.Em vários pontos do país, candidatos já foram eleitos para a sepultura em urna funerária. Portanto, descansam em paz.

3.O Brasil tem 3 problemas: educação, educação e educação. Por isso, o novo brado de independência deve ser: Educação ou Morte!

4.Contam que, certa vez, Dr. Aloísio Xavier, ao presenciar uma pequena aglomeração, em frente ao Hospital João Murilo, que sussurrava sobre o corpo de um morador de Maués esfaqueado, comentou: - Bairro, como tu és mau, mau és.

Sosígenes Bittencourt


Fragmentos


Médium que incorpora Dr. Fritz precisa incorporar um advogado para defendê-lo.
Sosígenes Bittencourt

A palavra é PORTFÓLIO

Um portfólio é uma lista de trabalhos de um profissional ou empresa.
O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio. Toda organização tem um portfólio, mesmo que não reconheça especificamente. Consiste nos trabalhos que estão em andamento na empresa, estejam estes trabalhos relacionados de alguma forma entre si ou não. Algumas organizações têm portfólios separados por departamentos, divisões ou unidades de negócio. Em última instância, deve haver um portfólio abrangente para a organização como um todo.
Glossário - Portfólio: Termo de origem anglo-saxônica que designa o conjunto de títulos e ações de um investidor, individual ou institucional. Ou: Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola, sendo utilizado para solicitar reconhecimento acadêmico da aprendizagem experimenal.

Saturday, September 13, 2008

Patrocinadores

A microrrevista Fragmentos exibe Quadros de Frases em 15 lugares públicos da cidade, envia torpedo para 500 celulares, e mantém este blog (urbe et orbe) para a cidade e o mundo.

Patrocinadores:

*Farmácia Santo Antão *Faintvisa *Antônio de Lemos *Armarinho Teixeira *Vitória Link *Ronaldo Seguros *Colégio Vitória *Grupo Veneza *Casa Funerária Oliveira *Cooperativa Vitória *Pizzaria Chaplin *Rádio e Divulgadora MR *Aninha Marques Locutora *Ozias Valentim *Poetisa Adjane Dutra *Marçal Seguros *Espaço Básico *
Ismael Ótica

Vitória de Santo Antão – PE
(081) 3523-0176
(081) 9146-9147

Quando a dose é que faz o veneno


Nosso organismo foi projetado para enfrentar a adversidade - e precisa dela para prosperar.
Esse conceito de que algum desafio ao organismo é melhor do que nenhum desafio, desde 1943 tem o nome de hormese (do grego hormao, ou excitar), e há pelo menos uma década é objeto de estudos sistemáticos de alguns pesquisadores. Ao deparar com um nível , digamos, gerenciável de stress, o organismo batalha para compensá-lo. E, por precaução, termina por supercompensá-lo.
Às vezes, um pouquinho daquilo que nos faz mal pode nos fazer bem.
RADIAÇÃO
MAL. Episódios como o das bombas de Hiroshima e Nagasaki e o acidente no reator de Chernobyl já demonstraram, na prática, o efeito devastador - e muito duradouro - que a radiação pode ter sobre a vida.
BEM. Os sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki expostos a níveis baixos de radiação viveram mais, e tiveram menos câncer, do que os grupos de controle - aqueles com zero de exposição. Da mesma forma, estudos conduzidos nos Estados Unidos, no Canadá e na Inglaterra com funcionários de usinas nucleares mostram que, entre eles, a incidência de câncer é menor que a média nacional.
ÁLCOOL
MAL. O abuso de álcool está claramente associado ao risco aumentado de doença cardíaca e males do fígado.
BEM. Em doses moderadas, ele ajuda a proteger contra doenças cardiovasculares. Mais: estudos recentes sugerem que qualquer tipo de bebida alcoólica, e não só o vinho tinto, traz esse tipo de benefício.
RESTRIÇÃO CALÓRICA
MAL. Osteoporose, desnutrição, depressão, envelhecimento precoce: todo o organismo sente os efeitos negativos da fome exagerada.
BEM. Deixar a mesa com um pouquinho de fome - ou seja, praticar a redução branda no consumo calórico - é, até hoje, a única receita comprovadamente capaz de prolongar a vida e retardar o surgimento de doenças ligadas à idade.
VEJA - O stress que faz bem - 19/05/2004

Casamento de Sandy e Lucas Lima



Casório ocorreu num luxuoso condomínio, em Campinas.
ANDRÉIA TAKANO
Campinas
Na noite da sexta-feira (12), às 20h45, ao som de uma música instrumental composta pelo noivo, Sandy foi conduzida ao altar pelo pai, o cantor Xororó, para dizer 'sim' a Lucas Lima. O casal celebrou a união em uma cerimônia religiosa, de aproximadamente cinqüenta minutos, seguida de festa, ambas realizadas na casa dos pais da noiva, em um condomínio, em Campinas (SP). O casamento reuniu cerca de 250 convidados entre familiares e amigos dos noivos. Os pais dos noivos cantaram durante a cerimônia.
"Hoje vivemos um momento único e inesquecível. Estou muito feliz e realizada. É uma mistura de sentimentos maravilhosos que deixa a gente radiante! Concretizamos nesta noite um sonho idealizado e planejado com muito amor. Agradeço, de coração, a todas as manifestações de carinho por parte de nossos fãs e do público em geral. Fiquei muito emocionada com a quantidade de pessoas nos transmitindo votos de felicidades. Para todos que acompanham minha carreira há muitos anos e também aos mais 'novos', muito obrigada pelo carinho e também por compreenderem este nosso momento mais íntimo e familiar. Sintam-se todos abraçados!", disse Sandy.

Friday, September 12, 2008

Campanha para vereador



Numa dessas campanhas para vereador, leu-se num muro, no bairro de Beberibe, em Recife:
Tenha juízo, vote em João doido!

Caso sem remédio


Se eu gostasse de dinheiro, talvez estivesse rico em minha cidade, mas teria que ser outro homem.
Certa vez, perguntei na farmácia se havia remédio para gostar de dinheiro. O balconista respondeu: - Gostaria de um que me fizesse ganhar dinheiro.
Respondi: - Por trás desse balcão, você é um caso sem remédio.
Sosígenes Bittencourt

Cracosofia


* Uma droga nunca foi um barato, sai muito caro.
* Quem se alucina para fugir da realidade, encontra mais dura realidade.
* Boca de fumo nem boceja, sofre de insônia.
* Avião de tráfico não aterrisa, dá vôo rasante e provoca acidente.
* Da maconha para a pedra de crack, é uma viagem.
Sosígenes Bittencourt

Thursday, September 11, 2008

Dunga e seus anões



Dunga não é Branca de Neve, mas tem um time de anões. O time do Brasil, no Engenhão, com 11 jogadores contra 10 da Bolívia, apresentou um futebol de baixa estatura. Os cariocas, que vivem driblando bala perdida, devem estar putos à beça. E para avacalhar, Ronaldinho Gaúcho jogou menos que Vaca, da Bolívia, e Lucas menos que Flores.
Ronaldinho ri com tudo. Deve achar graça até em sepultamento de ente querido. Também não era para menos, dentuço e de cabelo pixaim, cobiçado por todas as mulheres e tirando ouro do nariz, tem mais é que rir. Só falta Dunga contratar Soneca e Atchim, pois alérgicos e sonolentos estamos nós. Lula tem razão. Talvez, não precisasse exagerar, dizendo que não são homens, mas eu mesmo já havia dito que os jogadores da Seleção Brasileira precisam aprender a ser homens com as jogadoras da Seleção Brasileira.
Sosígenes Bittencourt

Brasil 0 x 0 Bolívia



Time de Dunga irrita os cerca de 30 mil torcedores que foram ao Engenhão

LANCEPRESS!

A Seleção voltou a repetir as más atuações do ano ao ficar apenas no 0 a 0 com a Bolívia, nesta quarta-feira, no Engenhão, pela oitava rodada das Eliminatórias para a Copa-2010. Insatisfeitos, os pouco mais de 30 mil torcedores que foram ao estádio vaiaram o time e, principalmente, o técnico Dunga.
O Brasil, que atuou com um jogador a mais desde o início do segundo tempo, chegou a 13 pontos da competição e manteve a segunda colocação graças ao empate da Argentina contra o Peru, por 1 a 1. A Bolívia soma cinco e é a lanterna das Eliminatórias.

Wednesday, September 10, 2008

Votar no menos ruim?



Ao contrário do que pregam, não acho que o eleitor deva votar no menos ruim. O eleitor já tem a obrigação de freqüentar a cabine eleitoral - o que eu acho um absurdo - por que deveria votar no menos ruim? O voto é uma faculdade, cuja virtude é o ato consciente. Portanto, não deveria ser obrigatório. Outro detalhe: se o voto é subjetivo, só depende da vontade da própria pessoa, independente de outrem. Ademais, voto livre depende da formação do eleitor, para ser considerado consciente.
Sosígenes Bittencourt

Pintura é cultura


Quadro do vitoriense
Almir Brito de Araújo

Fala, Vitória



Essa questão de ser barrado na Câmara de Vereadores, eu já conheço. Quando ventilaram a possibilidade de eu dar uma palavrinha na Câmara sobre meu trabalho de difusão cultural na cidade, perguntaram: - O que é que Sosígenes vem fazer na Câmara?
E olhe que eu nunca fiz mal a Vitória. Nunca fui eleito coisíssima nenhuma. Não sou responsável por menino na rua, buraco no caminho, tráfico de drogas nem empobrecimento cultural. Pelo contrário, faço difusão cultural a duras penas, alertando para a importância da educação, sem a qual todo o discurso é vazio.
Sosígenes Bittencourt

Tuesday, September 09, 2008

Pensamento acelerado


Cada vez mais presente entre os moradores dos grandes centros urbanos, síndrome é capaz de detonar qualidade de vida e causar muito sofrimento.

Rose Mary Bezerra

Irritabilidade, insatisfação existencial, dificuldade de concentração, déficit de memória, fadiga excessiva, sono alterado, dificuldade de extrair prazer nos estímulos da rotina diária, sentimento de insuficiência (nunca se é bom ou se faz o bastante). O que na aparência se identifica normalmente como mero estresse, estafa ou fadiga pode, na verdade, ser reflexo de um problema ainda maior, que costuma afetar as pessoas que vivem nos grandes centros urbanos e, ironicamente, recebeu a sigla Spa (do latim “sanus per aquam” é uma designação para o complexo turístico que promove atividades saudáveis de lazer, geralmente em contato com a natureza). Aqui, no entanto, é a Síndrome do Pensamento Acelerado, um mal moderno que atinge sobretudo os que escolhem as metrópoles para morar e trabalhar.
Dormir, para quê? É o que se pergunta frequentemente Regina e o questionamento comum dos portadores da Spa, dentre eles, uma avalanche de adolescentes que fica horas e horas ‘‘ligada’’ na internet, quase sempre falando com ene pessoas ao mesmo tempo no ‘‘msn’’, quando não muito com a TV ligada e conversando ao celular. É um super estímulo cujo resultado final, em termos de rendimento e qualidade de vida, é baixíssimo uma vez que o sistema nervoso humano não foi criado para excessos desse tipo.
Os lapsos de memória dos ‘‘acelerados’’ são mais freqüentes do que se imagina. Constata-se isso a cada momento. Nas recentes manchetes de jornais, por exemplo, sucessivos casos de pais e mães acusados de negligência aos filhos podem ter por trás exatamente esses excessos sobre a mente, que acaba falhando em algum momento. Um deles, esqueceu o filho de um ano e três meses dentro do carro. Por ter mudado sua rotina e deixado antes a mulher no trabalho, o bebê teve um final trágico.


Monday, September 08, 2008

Lula x Dunga

Dunga anda arretado com Lula, porque o presidente andou dizendo que os jogadores da Seleção Brasileira não eram homens. Bem, nesse caso iria ficar arretado comigo também quando eu disse que 'os jogadores da Seleção Brasileira precisavam aprender a ser homens com as jogadoras da Selação Brasileira'. Segundo Dunga, Lula faltou com respeito aos jogadores da Seleção.
Sem querer defender Lula, mas, por acaso, naquela pelada contra a Argentina, os jogadores brasileiros respeitaram nosso hino, nossa bandeira, nosso povo?
Quem perdeu suando a camisa foram as meninas. Tanto que choramos com elas e não dissemos nada contra. Quem quer respeito, dá respeito. Ou eu estou errado?
Sosígenes Bittencourt

Saturday, September 06, 2008

Fragmentos


Novo brado de Independência: Educação ou Morte!
Sosígenes Bittencourt

Ter filho para quê?



Professor canadense diz que os casais procriam por inércia e uniões sem filhos são mais felizes e fazem bem ao planeta.
O canadense Jerry Steinberg vai logo avisando que gosta de crianças. Mas não em tempo integral. A gota d'água foi namorar três mulheres que tinham filhos. Desistiu de formar a própria prole ao ver que o cotidiano que inclui pequenos é cheio de limitações. "Não se pode ter uma conversa séria às 3 da tarde ou fazer amor às 10 da manhã", diz. Foi então que surgiu a idéia de fundar um clube de "pessoas sem filhos", o
No Kidding. Hoje, são 77 filiais em quatro países, totalizando 8 mil associados.
ÉPOCA - Não ter filhos não é impedir o ciclo natural da vida?
Steinberg - E por acaso nós levamos uma vida "natural"? Não estamos mais numa sociedade agrária, em que a criança era mão-de-obra barata na fazenda. Mais de 80% da população mundial vive em grandes cidades. As crianças não são mais um ativo, mas um rombo em seu tempo, em sua energia e em suas finanças.
ÉPOCA - Qual porcentagem da população tem filhos por motivos que o senhor considera corretos?
Steinberg - A maioria das pessoas tem filhos sem motivo, sem pensar. A resposta que sempre ouço é que aconteceu sem planejamento. Acho irresponsável, tolo e egoísta. Crianças são muito preciosas para vir ao mundo por acidente.
ÉPOCA - Por outro lado, a maternidade e a paternidade não são dons naturais, intrínsecos ao ser humano?
Steinberg - De modo algum. Ser boa mãe ou bom pai requer muito conhecimento, dom, habilidade, paciência, energia e tempo. Se você não tem isso, quais são suas chances reais de sucesso?
ÉPOCA - Qual é o impacto de filhos na vida de um casal?
Steinberg - Uma tremenda perda de liberdade. Não se pode mais fazer o que se quer, quando se quer. A espontaneidade morre. Perdem-se tempo, energia, dinheiro. Custa cerca de US$ 200 mil criar alguém do nascimento aos 18 anos.
ÉPOCA - Mas então não seria melhor rever a forma como se educam os filhos em vez de resolver não tê-los?
Steinberg - Há um problema no modelo adotado pela classe média. Antes os pais ditavam as regras, mas a mesa virou e agora são as crianças que mandam nos pais. Elas fazem o que querem em locais públicos e os pais se omitem, numa situação desagradável para os outros.
ÉPOCA - Por que ainda vemos com estranheza quem opta por não ter filhos?
Steinberg - Mudanças levam tempo. A aceitação de estilos de vida alternativos demora. Há 50 anos era inconcebível viver junto sem casar. Era pecado. Quem, em seu juízo perfeito, insistiria que tenha filhos uma pessoa que não quer, não tem como bancar e não saberá criar adequadamente uma criança?
(Época - 5 de agosto de 2002)

Seguro de Vida de morte


Há certas macaquices da lei que quanto mais explicam menos eu entendo. Essa do Seguro de Vida é uma delas. O cara que morrer ao volante, embriagado, perde o direito ao Seguro de Vida. E quem disse que Seguro de Vida de quem morre é de quem morreu? Oxalá, esteja seguro noutra esfera. Pelo que me consta, Seguro de Vida de quem está morto é de quem está vivo. Ademais, se o sujeito toma uma carraspana de roncar ao volante e capota numa BR, evolando-se para a eternidade, o que tem a ver “esposa e filhos”, cumprindo o doloroso dever de comunicar a sua morte? Suspeitar que o bêbado morreu de propósito para deixar o Seguro para a família é outra dedução absurda. Quem bebe geralmente não está nem aí para a vida nem para a morte. Só falta pegar o defunto, sentar numa cadeira de réu, condená-lo e meter-lhe para apodrecer numa penitenciária.
Essa do Seguro de Vida é de morte!
Sosígenes Bittencourt