Tuesday, September 30, 2008

Perversão Social



Cristovam Buarque
Pedofilia é uma perversão de indivíduos, espalhados por países, pedofobia é perversão social, concentrada em países como o Brasil. A pedofilia é, na verdade, uma forma de pedofobia, de desamor, de aversão às crianças. Mas não é a única. A tolerância com a exploração sexual de crianças e adolescentes é uma forma social de pedofobia. Mas é aceita há décadas, como se fosse menos grave prostituir uma criança ou adolescente do que utilizá-la nas práticas da pedofilia.
Abandonar crianças nas ruas também é uma forma de pedofobia. E no Brasil, essa prática é aceita com normalidade. Como se fosse uma coisa normal deixar milhões de meninos e meninas sujeitos à brutalidade do abandono. Os pais abandonam suas crianças por impossibilidade de mantê-las, mas os governos que não criam mecanismos para protegê-las são pedófobos. Amam a economia e as obras, mas não as crianças. Também são pedófobos aqueles que, ao longo da história democrática, elegem e toleram governantes mais pelas obras do que pelo cuidado com as crianças. Deixar crianças sem brinquedos, condenadas ao trabalho, assassinadas, espancadas, esquecidas, quando deveriam brincar são formas de pedofobia com as quais a sociedade convive sem se horrorizar.
_______________________________
A crônica está resumida, mas é uma síntese da brilhante reflexão de Cristovam Buarque sobre o tratamento que damos às nossas crianças. É lamentável, mas contundente verdade.
Sosígenes Bittencourt

No comments: