Saturday, September 20, 2008

Sol da meia-noite na Islândia



Muito se engana quem pensa que a Islândia só é famosa pelas paisagens de gelo e por ser terra natal da Björk. No dia 20 de setembro, a estrela do país é o sol: nesta data, turistas e locais celebram a beleza e o encanto do sol-da-meia-noite durante o solstício de verão, o dia mais longo do ano. São vários dias de luz.
No verão, o povo quer festa! De julho a agosto, a Islândia não tem noites, e em setembro também são pouquíssimas horas escuras por dia. Acontece que, por ser um país ártico, localizado em elevada latitude, a região fica submetida a fenômenos polares. No inverno, o sol mal dá as caras (cerca de 4h por dia). Já no verão, ele fica quase que permanentemente no céu. Em bom português: ninguém dorme. É época para festas, rodas de violão em volta da fogueira e, por que não?, casamentos. Lojas, cafés, restaurantes modernos e cenários iluminados formam as regiões mais urbanizadas da Islândia. Vale a pena curtir a estação no “país do gelo”. É importante lembrar também que os islandeses passaram por um inverno escuro e gelado, e agora eles estão fervendo por diversão. É uma época em que pelo menos os ânimos estão para lá de quentes.

2 comments:

Anonymous said...

Que bom que o Blog chegou a Terra do Gelo!

A Matraca

Sosígenes Bittencourt said...

E aqui, eu já estou sentindo saudade do friozinho do meio do ano. Já estou ligando ventilador e tomando banho de madrugada.