Friday, July 10, 2009

Dia da Pizza

Vê que massa: hoje é o Dia da Pizza. E para ilustrar, nada melhor do que essa menininha, abocanhando uma porção da iguaria, de olhos arregalados e vigilantes, como se temesse ser interrompida.
Embora os napolitanos se gabem de tê-la inventado, a capital mundial da pizza chama-se São Paulo, que instituiu a data comemorativa em 1985. Como São Paulo é a gleba dos altos índices, come-se 370 milhões da guloseima por ano. É mole? Diz que no bairro da Mooca, vão comer pizza de engulhar. Os pizzaiolos acreditam que o crescimento das vendas aumentou depois das pizzas delivery, entregues por motoqueiros na porta de casa. E o advogado paulista Clobson Fernandes revelou que gasta 150 reais de pizza por mês, para aplacar a vontade. É dele a declaração: "Viveria menos contente se não houvesse mais pizza." Tem jeito?
Aliás, a consagração da pizza é mesmo no Brasil, onde a palavra adquiriu até o sinônimo de impunidade, na expressão "tudo dá em pizza". Mas, amarguras à parte, coma com moderação e bom apetite, porque eu aqui já vou comer uma fatia e recitar uma poesia.
Forte abraço!
Sosígenes Bittencourt

No comments: