Sunday, July 26, 2009

A empregada Zeza

Como sempre vivi com minha mãe, nunca havendo me casado, as empregadas domésticas têm um capítulo à parte nas páginas de minha memória. E, dentre tantas atrizes, Zeza é a que mais se presta para compor textos hilários, pitorescos e, por que não dizer, literários.
Zeza foi demitida por agravamento da falta de compreensão. Consta de uma das peças psicotécnicas, o episódio que vos passo a relatar. Estava meu genitor assistindo a um filme de suspense quando pegou no sono. Em dado momento, empertigada na sala, enxugando um prato, Zeza deu de cara com uma cena costumeira em filmes do gênero. Um facínora penetrava numa casa, à noite, e avançava lentamente na direção de uma senhora que, de costas, fazia tricô. Quando Zeza percebeu que o assassino iria matá-la, acordou meu pai aos gritos: - Seu fulano, seu fulano, acorde, acorde, o bandido vai matar a velhinha!!!!!!
E meu pai, atarantado: - Zeza! Meu Deus! O que diabo é isso!
E ela insistindo: - É não, seu fulano, é o assassino que vai matar a velhinha, coitada!
Nem sei como Zeza passou tanto tempo aqui em casa...
Sosígenes Bittencourt

5 comments:

Anonymous said...

A empregada
O Estado de São Paulo - 19/12/2001

...
Estou escrevendo isto porque fui agora ao meu quarto (a dona Lurdes acabou de sair) e vi - o que temia - mais uma vez. Ela coloca os três travesseiros (sim, gosto de três) bem no centro da cama, formando um triângulo no meio deles. Não sei se é moda aqui no Sul, cafonice ou uma obra de arte dessas chamadas (como é mesmo o nome daquilo?) instalação. Minha prima Isabela Prata iria adorar.

...
Acho que já escrevi o caso em algum lugar, mas vamos lá: o Vinícius de Moraes era hóspede no apartamento do Samir. Um belo dia, 3 da tarde, e Sula pede ao seu Vinícius:

- Seu Vinícius, o senhor poderia me acompanhar até a janela da sala?

O poetinha sem ter noção do por quê, consentiu. Chegaram os dois e ela colocou o braço no ombro do compositor e deu um tchau geral para as 28 empregadas domésticas que estavam nas áreas de serviço no prédio vizinho.

Ou seja, ela havia contado para todo mundo da vizinhança que estava namorando o Vinícius de Moraes. E, pra quem duvidou, teria dito:

- Pois amanhã, 3 da tarde, em ponto, vou aparecer na janela com ele. É só ficar de olho!

Dito e feito.

E a Marisa?, que eu mandei ela limpar todos os livros da biblioteca. E ela limpou. De cara feia, mas limpou. Quando eu cheguei em casa estavam limpos. Só que ela havia colocado todos os livros por tamanho (altura) nas estantes. Aquilo parecia prédio de fábrica antiga. Sabe como? E assim ficou por muitos anos e eu fui aprendendo a achar o que eu queria. Principalmente aqueles grandões, ditos de arte.

E, para encerrar, a de uma amiga minha. Primeiro dia de trabalho da empregada - isso foi há muitos anos -, o casal voltando para casa de noite e, já do elevador, ouvindo o telefone a tocar, a tocar, e a empregada a gritar:

- Já disse que saíram! Já disse que saíram!!!

No Imposto de Renda, já consta empregada doméstica como profissão. Já escritor...

Morro de inveja delas. São reconhecidas como trabalhadoras necessárias e honestas.

http://www.marioprataonline.com.br/obra/cronicas/a_empregada.htm

Marilia said...

Cliquei no lugar errado

Graças, Marília Bela.
Graças por sua Estrela

Marilia said...

Diário de uma empregada doméstica, que não sofre violência doméstica.

Hoje de manhã eu fui à feira.
Antes de sair, meu patrão me pediu pra eu trazer figo.
Aí eu perguntei:
- Figo fruta ou bife de figo?
O homem ficou uma fera ! Gente fina, seu Adamastor, num ligo não. Ele tem sistema nervoso. Também, com um emprego chato daqueles, vou te contar:
Ele é Fiscal de Receita. Deve ser um saco ficar conferindo receita de médico o dia inteiro.
Depois chegou o Adamastorzinho, o filho mais novo deles. Acabou de ganhar um carro todo equipado. Tem roda de maionese, farol de pilha, teto ensolarado e trio elétrico. Não sei porque trio elétrico num carro. Deve ser porque ele gosta de música baiana.
Ingrato esse Adamastorzinho. Fiz a comida preferida dele e ele ainda me chamou de burra.
Eu disse, toda boba, quando ele chegou:
- Adamastorzinho, divinha a comida que eu fiz procê?
- Qual, Creusa?
- Começa com ‘I’…- ‘I’???
- É,iiiiiii!!!
- ….. não sei.
- Pensa: iiiiiiiii
- Huuuummm, desisto.
- Instronogofe!!!
Aproveitando a ausência dos patrões, Creusa pega o telefone e fofoca com a amiga Craudete:
- Cê num sabe da úrtima? Eu discubri que aqui nessa mansão que eu trabaio é tudo fachada!
- Como assim, Creusa? pergunta a colega, confusa.
- Nada aqui é dos patrão! Tudo é imprestado! TUDO! Cê cridita numa coisa dessas? Óia só:
- a rôpa que o patrão usa é dum tal de Armani… A gravata é dum tal de Piérr Cardã… O carro é duma tal de Mercedes… nadica de
nada é deles!
- Nooooossa, que pobreza!
- E, além de pobre, eles são muito izibido!
- Imagina que ôtro dia eu escutei o patrão no telefone falano que tinha um Picasso…
- E tem não?
- Tem nada , fia…é piquinininho de dá inté dó!

http://www.zoabonito.com/piadas-charadas/empregada-domestica

Sosígenes Bittencourt said...

Zeza é uma dessas portadoras de limites que a única coisa que sabe fazer é ser empregada doméstica e mesmo assim não sabe.
Mas, observem esse filezinho de desatenção crônica.
- Seu fulano, estou preocupada.
- Por que, Zeza?
- Porque, se fevereiro tem 28 dias, como é que eu vou receber dinheiro?
- E o que tem a ver com o seu pagamento?
- O senhor num me disse que eu ia receber dinheiro no dia 30?
O pior é que ela já estava aqui em casa há 5 anos e nunca deixou de receber dinheiro em fevereiro.

Unknown said...

Essas empregadas é um barato, a da minha casa converssando com outra amiga empregada, sobre as aulas que elas tiveram, sobre as CONSOLANTES que não entendia ai a outra amiga empregada disse que não entendia os ANAFABETOS.kkkkkkkkkk é móle ou que mais.kkkkkkkkkkk