Friday, December 31, 2010
Thursday, December 30, 2010
Banhistas em Ubatuba
FRAGMENTOS
Wednesday, December 29, 2010
Não ria, se puder
O resto, vocês já sabem
O pai: - Ôi, minha filha, como está você?
A filha: - Pai, eu estou bem, mas queria lhe contar uma história e não sei como começar.
O pai: - Que é isso, minha filha, eu sou seu pai. Nosso diálogo sempre foi tão aberto...
A filha: - É que eu penso que estou grávida, papai.
O pai: - O que, minha filha, grávida! Como foi isso, minha filha?
A filha: - É que já faz três meses que eu não fico menstruada, e a enfermeira me disse que eu estava grávida.
O pai: - Meu Deus, você enlouqueceu, minha filha?
A filha: - Não, pai, mas o meu namorado é trabalhador e quer conversar com o senhor.
O namorado: - Ôi, coroa, tudo bem?
O pai: - Coroa?! Você engravida minha filha, sem eu saber e ainda me chama de coroa?
O namorado: - Olha, mano, é o seguinte, eu fiz esse bagulho aí, mas vou assumir, tá ligado?
O pai: - Bagulho?! Você faz uma desgraça dessa com minha menina e ainda chama de bagulho?
O namorado: - Êi, meu chefe, fica quieto, eu não sou nenhum vagabundo, eu sou Office-boy, ganho 250 reais por mês e ainda tenho uma barraquinha de cachorro-quente, entendeu?
O pai: - Olha, seu vagabundo, você vai sustentar minha filha com 250 reais, seu imbecil? Passa esse telefone pra minha menina, seu sem vergonha!
A menina: - Olha pai, se acalma, vai. O meu namorado é bonzinho, ele é Office-boy, tem uma barraquinha de cachorro-quente e, às vezes, trabalha de vigia.
O pai: - Minha filha, eu criei você com tanto carinho, lhe dei tanto conselho, e você me faz passar por um aperreio desse, minha filha, pelo amor de Deus!
O namorado: - Êi, meu velho, a gente nem sabe se é gravidez mesmo. A única coisa que a gente quer, no momento, é dinheiro pra comprar um teste na farmácia, para saber se é verdade que ela está grávida. Só isso, cara!
O pai: - Olha, seu filho de uma égua, você engravida minha filha, ganhando 250 reais por mês, e ainda tem o descaramento de me pedir dinheiro, seu escroto! – pu pu pu pu pu, desliga o telefone.
(O resto, vocês já sabem)
Monday, December 27, 2010
Assistindo à televisão
Sunday, December 26, 2010
Saturday, December 25, 2010
Nascimento de Jesus
Friday, December 24, 2010
Thursday, December 23, 2010
Eletricista pula de balcão e dana a cara no chão
"Boc, você roubou o futuro de nossos filhos" – vociferou Sobaru, referindo-se a Emil Boc. Nem o Conde Drácula, sanguinário e impiedoso, que governou a Romênia, no Século XV, cometeu tamanha sandice.
Apesar do choque que a plateia tomou com o eletricista, Sobaru sofreu apenas algumas fraturas no focinho, tendo que ser operado.
Se toda vítima de medidas governamentais for se atirar lá do alto, o mundo se transformará num verdadeiro abismo.
Suicida abraço!
Sosígenes Bittencourt
Wednesday, December 22, 2010
Cuidado com Janeiro
Não há riqueza maior no ser humano, força mais criativa do que a emoção, mas é preciso administrar seus excessos com a intermediação da razão. Napoleon Hill já o disse: “O entusiasmo é a maior força da alma.” Contudo, ‘entusiasmo’ deriva de “em + Teos”, ou seja, com Deus na alma, em estado de graça. Não adianta você cobrir-se do supérfluo, para depois carecer do essencial. “Cuidado com Janeiro” significa “cuidado com as dívidas”. Outro dia, vi um economista dizendo que ninguém trabalha para pagar contas, trabalha para se manter. Quem recebe para pagar, não recebe, transfere. Ademais, é preciso confeccionar um colchão de segurança, para nas vacas magras ter como se socorrer. Não vá com tanta sede ao panetone, lembre-se do pão nosso de cada dia.
Sosígenes Bittencourt
Monday, December 20, 2010
Fala, Vitória
Friday, December 17, 2010
O Fuxiqueiro sem camisinha
Julian Assange parece que é doido. Criou a Wikileaks para enredar segredos, disponibilizando cadastramento e anonimato de quem quisesse fazer fuxicada. A bomba explodiu quando vazou informações sobre documentos secretos do exército dos Estados Unidos, sobretudo em relação à morte de inocentes no Afeganistão. O curioso é que, livre de mofar numa penitenciária na Pátria do Tio Sam, poderá ser condenado na Suécia porque transou sem camisinha. Tem jeito?
Thursday, December 16, 2010
Sobre a Educação de Jovens e Adultos
A grande dificuldade de atingir metas, objetivando reinserir socialmente esse contigente de alunos de várias idades, é exatamente a heterogeneidade, caracterizada pelas mais diversas razões pelas quais os contemplados foram obrigados a não concluir sua educação básica. Desde a necessidade de trabalhar para sobreviver à dificuldade de acesso a ensino de qualidade.
A visão inicial da escola é experiência que marca o ser humano. Se, no primeiro contato com a educação, o aluno forma um conceito de impossibilidade, de insuperável dificuldade sobre si mesmo, poderá adquirir um real obstáculo ao aprendizado. Quem não conhece a denúncia: Eu não tenho cabeça para estudar.
Depois, pessoas que passam o dia trabalhando, sentem-se, à noite, desgastadas pelo cansaço, encontrando enorme dificuldade de concentração, o que compromete evidentemente o entendimento.
Oriundos de famílias dissociadas do estudo, da leitura, da reflexão, habituados a um cotidiano limitado por tarefas repetitivas e sem criatividade, detêm uma mente extremamente bitolada para novos conceitos, uma nova visão da realidade.
Formar gestores, qualificar melhor os professores, talvez fossem alternativas para melhorar a eficiência do projeto.
Este é um pequeno resumo das dificuldades que acompanham o dia a dia da execução do projeto de Educação de Jovens e Adultos.
Sosígenes Bittencourt
Wednesday, December 15, 2010
Tyrone assassinado
Sosígenes Bittencourt
Tuesday, December 14, 2010
Monday, December 13, 2010
Fala, Vitória
Ontem, houve festa no Clube dos Motoristas O Cisne, numa área, por trás da antiga fábrica de bolacha, conhecida como O Palácio . Tudo fica num beco sem saída, e os moradores da rua acuados pela multidão. São idosos e crianças que só têm uma opção: se abrigar em casa de parentes. Um professor que morava ao lado de minha residência, vendeu o barraco, botou os picuás na cabeça e deu o pira. Quando é encontro evangélico, a fila é por um, as pessoas chegam vestidas, o cheiro é de perfume e não amanhece uma folha de papel no meio da rua. O verbo é Jesus, e o estribilho é amém. Porém, quando a festa é popular e o conjunto é de fuleiragem music, a molecada bota pra quebrar. Pra começo de denúncia, tem uma festa dentro do Clube e uma fora. A de fora é nas barracas. São carros particulares, com a mala arrebitada, disputando decibéis de imbecilidades pornográficas e antropofágicas, tais como: Vou te comer, vou te comer, vou te comer, vou te comer! Ninguém conversa, assisti à televisão, e dormir, necurica. A rua amanhece poluída de copos, garrafa pet, vidro estrilhaçado, cotocos de cigarro, tubinhos de loló, trapos e farrapos. Na calçada, havia patocas de sangue coalhado e um paralelepípedo ao lado. Deram um pau num camarada que a morte não o arrebatou por um triz. Tarde da noite, depois que a Polícia botou todo mundo pra correr, ficou um doido embolando na calçada e berrando que nem um bárbaro. Era um sujeito de baixa estatura, cangalha, que anda feito um macaco e parecia portar uma faca peixeira na cintura. As empregadas domésticas amanheceram varrendo e lavando a frente das casas, como se fossem garis da prefeitura. Os que se locupletam da orgia ensacam a grana e deixam a rua e o próprio clube em petição de miséria. A sede está parecendo uma penitenciária. Por que não promovem uma bacanal dessas na porta da casa de suas genitoras?
Esculhambado abraço!
Sosígenes Bittencourt
Friday, December 10, 2010
Apoio Cultural
Patrocinadores:
*Farmácia Santo Antão *Faintvisa *Antônio de Lemos
*Vitória Link *Ronaldo Seguros *Grupo Veneza
*Casa Funerária Oliveira *Cooperativa Vitória
*Programa da Aninha/Metropolitana FM *Marçal Seguros
*Espaço Básico *Supermercado Vitória
*Vereador André de Bau *Restaurante Shell Baiana
*Tecinfo *Autoescola Nova Dinâmica *Cell Box
Vitória de Santo Antão – PE
(081) 8677-2128
(081) 3523-0176
Thursday, December 09, 2010
Aniversário de dona Zefinha Menezes
Nascidos na década de 50, começamos a frequentar o cabaré, lá pelos mil novecentos e sessenta e alguma coisa.
Dona Zefinha ficou famosa pelo feijão verde com carne de sol na brasa que nos servia, desde a hora do almoço até a madrugada. A cerveja era geladíssima, fermentada, e a música era, de The Fevers a Roberto Carlos, passando por Nelson Gonçalves, Núbia Lafayete e Ângela Maria. As mulheres usavam pó compacto, tinham educação e nos banhavam depois do amor.
Nossa homenageada, nonagenária, estava contente. Tomou umas talagadas de Whisky, recebeu presentes e pediu que Deus nos abençoasse. Contou que era feliz porque fez tudo que gostava na vida. Trabalhou, amou, passeou muito, por isso envelhecia sem graves problemas psíquicos ou de natureza física, além dos achaques naturais da velhice.
Em breve discurso, arranquei aplausos para aquela época, chamando-a de tempo de paz. Comida saudável, música bonita, mulheres femininas e ruas tranquilas para o livre trânsito dos mortais. Salientei que dona Zefinha impunha mais respeito no seu bar, na Zona de Baixo Meretrício, do que os diretores nas Escolas Públicas hoje em dia. Foi um verdadeiro espetáculo!
Portanto, para dona Zefinha Menezes, todo nosso carinho, saúde e paz.
Sosígenes Bittencourt
Wednesday, December 08, 2010
Maus hábitos também é cultura
Tuesday, December 07, 2010
FRAGMENTOS (Retrospectiva)
Há 23 anos
*De Pacote Econômico em Pacote Econômico, os ministros vão embrulhando o povo.
*O sexo ficou para a cama, e os segredos do amor, para o coração.
*Quem estiver atacado de amnésia, deverá estar esquecido de muita coisa que não vale a pena lembrar.
*Se Deus fosse como os homens imaginam, Ele seria injusto.
(Dezembro - 1987)
*Havia tanto devoto na procissão de Santa Luzia, que a vista não alcançava.
*O presidente da República vai extinguir 6 ministérios. Tomara que não crie um para extingui-los.
*Que ninguém, no próximo ano, contraia o vírus da aids, necessite de cirurgia pelo Inamps, nem receba a visita de um pistoleiro de aluguel.
*Quando o ministro Maílson da Nóbrega quis dividir o pão com o povo, o povo levou o pitoco.
*Cozinheira disse que viu o psiquiatra ser assassinado com o maior destempero.
(Dezembro - 1988)
Monday, December 06, 2010
Mistérios de Bordéu
Se você não acredita, o repórter bebeu água de embrião de bicho e vinho de arroz no fundo de um crânio humano. Na água de embrião havia até um morcego mergulhado. O odor era insuportável, tendo o visitante que bebê-la, com os dedos em forma de pegador no nariz.
O que de melhor havia na ilha eram os Orangotangos. Dóceis e familiares, o repórter revelou que os animais mantêm uma relação sexual por ano. Tendo 12 vezes mais força do que o homem, vivem em média 35 anos, chegando a pesar 140 quilos. Millôr Fernandes disse que “Quando Deus criou o homem, os animais não caíram na gargalhada por questão de respeito.”
Misterioso abraço!
Sosígenes Bittencourt
Resenha Esportiva
Sosígenes Bittencourt
Saturday, December 04, 2010
Fernanda Souza
Friday, December 03, 2010
Ambição e Política
Ambicioso abraço!
Thursday, December 02, 2010
Fala, Vitória
Antigamente, tamanho era documento. Quando uma cidade era MAIOR do que outra, era porque era MELHOR. Hoje, quanto maior, pior. Vitória, por exemplo, já foi uma cidade onde só se tinha medo de assombração. Hoje, a gente quer abraçar um lobisomem e não quer dar de cara com um homem. Até mulher, de madrugada, dá medo. É bom pedir, pelo menos, sua Identidade. Às vezes, ela tem dois seios enormes, panturrilhas adjetivas, mas só 14 primaveras. Acho que, em muitas cidades, faltou SENSO no cálculo aproximado do CENSO. Conheço cidade que, se fosse exportar doido, pagava a dívida nacional. É sério!
Wednesday, December 01, 2010
Brasil tem mais mulher do que homem
Sosígenes Bittencourt
Tuesday, November 30, 2010
Ana Maria Braga 'revista' policial do BOPE
De tanto apalpar o policial, abrindo-lhe mochilas e bolsos, só faltou o cidadão explodir de rir. Não é brincadeira, o cara com um matulão daquele nas costas, pesando mais de 20 quilos, acostumado a dar soco em ponta de faca, tendo que ficar sério, com Ana toda delgada, escavacando-lhe tudo. Até kit de escovação dentária, ela exibiu para o mundo, dando palavrinha sobre a preservação do hálito.
No final do programa, ainda achou bonito o patch que recebeu de presente, com a caveira do BOPE. “Muito bonito isso”, comentou a apresentadora, que cuida tanto do visual, encantada com o cocão de um esqueleto.
Monday, November 29, 2010
Entre o céu e o inferno
Friday, November 26, 2010
A homem acha a paz chata
Thursday, November 25, 2010
Wednesday, November 24, 2010
Uma lua no céu
Ungido abraço!
Monday, November 22, 2010
A Compradora Compulsiva e o Liso
A Compradora Compulsiva: - Eu era de um jeito que não podia ver um par de sapatos, que ia logo comprando.
O liso: - Eu tenho um caso parecido. Não posso ver um par de sapatos.
A Compradora Compulsiva: - Por quê?
O liso: - Porque não tenho dinheiro para comprar.
Sosígenes Bittencourt
Sunday, November 21, 2010
FRAGMENTOS - retrospectiva
No Dia de Finados, choramos por nossos mortos e por nós mesmos um dia.
Na orla marítima, em tempo de fio-dental, o binóculo procurava um biquíni.
O que mais aconselharia à polícia era não botar a mão no preso com o ódio do contracheque.
Agiota até no amor, só dá um beijo por dois.
Só nas Provas de Recuperação é que se conhece o pai do aluno irrecuperável.
(Novembro - 1987)
O preço do tira-gosto tira o gosto de beber.
No dia das eleições, é proibido vender bebida alcoólica e fugir da cachaça de votar.
Urge que se crie o Pronto Socorro do tempo, para socorrer as vítimas do Horário de Verão.
Mais um avião cai na Cordilheira dos Andes. Impõe-se um conselho: não andes pela Cordilheira.
(Novembro - 1988)
Sosígenes Bittencourt
Thursday, November 18, 2010
Brasil 4, Argentina 0
Tuesday, November 16, 2010
O Direito de ser Feliz
Quer dizer, é uma espécie de SOS Felicidade. Uma exigência. “Eu quero ser feliz”. “Eu tenho o direito de ser feliz”. Pela petição de miséria em que se encontram os itens elencados no Artigo 6°, não dá para ser feliz, é muita infelicidade. No item segurança, por exemplo, nem aqueles que desfrutam de condições financeiras para bancar sua felicidade, estão com a vida protegida. Todo dia tomba um rico morto, porque obedecia a Lei do Desarmamento e deu de cara com um "outlaw", ou seja, um fora da lei.
Infeliz abraço!
Sosígenes Bittencourt
Estudando Português
ARREAR ou ARRIAR?
a) Ele arriou a bandeira? ou Ele arreou a bandeira?
b) Ele arriou o cavalo? ou Ele arreou o cavalo?
Por Sabrina Vilarinho
Equipe Brasil Escola
Monday, November 15, 2010
Sunday, November 14, 2010
Não ria se puder
Emocionada, a mulher confessou: - Eu nunca vi um assaltante daquele. Ah! se o meu marido fosse delicado daquele jeito... Fiquei impressionada, porque o meu marido é desajeitado e ignorante pra cacete.
Friday, November 12, 2010
Em Santa Cruz do Capibaribe
Poético abraço!
Thursday, November 11, 2010
Wednesday, November 10, 2010
Fala, Vitória
E se você fosse prefeito?
Minha primeira atitude seria imitar o Parlamento sueco. Todos teriam acesso, via internet, ao salário dos vereadores, bem como à atuação dos representantes do povo. Reduziria ao máximo o quadro de funcionários municipais, selecionando rigorosamente pela competência, e passaria 4 anos projetando desprivatizar a Praça da Bandeira. Envidaria todos os esforços, no intuito de implantar uma safena administrativa no coração infartado da cidade. O projeto incluiria a Rua André Vidal de Negreiros e a Feira das Panelas, com a demolição da muralha de barracas que esconde o Grupo Escolar Cardeal Roncalli. Devolveria, sem privilégios, as calçadas aos calçados, desobstruindo os caminhos para os caminhantes. Depois, ninguém receberia um vintém dos cofres municipais sem prestar serviço, e todos estariam cadastrados num site para que o povo tomasse conhecimento do que estavam fazendo e quanto estavam recebendo. Concluído o mandato, podiam me crucificar, porém nunca mais alguém diria que um prefeito não pode prestar contas de sua administração. Sem TRANSPARÊNCIA, tudo é aparência.
Tuesday, November 09, 2010
O ENEM, nem, nem...
Paradoxal abraço!
Sosígenes Bittencourt
Monday, November 08, 2010
Fala, Vitória
Mal-educado abraço!