Wednesday, June 16, 2010

Fala, Vitória

O PÁTIO DO FORRÓ
I
Vitória tem de crescer para o lado de lá, desobstruir o centro da cidade. O centro de Vitória é um funil, para onde escoa a escória da cidade. À noite, a Praça da Bandeira é uma macabra zona morta. Fazer festa ao lado da estátua do Leão Coroado, entre a Cabanga e o 3 de Agosto, é muito imprensado. A macacada mija nas calçadas, dá coice nas portas e imita o ato da reprodução debaixo do trepa-bode. Já vi quebra-pau ali de envergar uma barraca. O centro de Vitória está apodrecendo, sucateado, principalmente depois que virou subúrbio de Recife. Resta saber, apenas, se o Pátio do Forró é seguro, tem estacionamento, policiamento, emergência, vai ser asfaltado, e se vai ter serventia.
Pirotécnico abraço!
II
A palavra inicial de ordem é PRESERVAÇÃO! (Aliás, vamos chamar a obra de Pátio de Eventos, para esquecer, definitivamente, as praças Leão Coroado e Duque de Caxias. A Leão Coroado é uma gaiola, e a Duque de Caxias, uma ladeira.) Se houver preservação, retoque, acabamento, etc, dá pra trazer Julio Iglesias e Charles Aznavour no derradeiro dia do ano.
Vocês sabem onde fica o Pátio e o que a falta de educação pode fazer com obras ao deus-dará? Fazem o que fizeram com a escola construída no bairro do Iraque. Arrancaram as janelas, mijaram no chão, levaram as telhas e ainda ficam brincando de esconde-esconde e fazendo munganga para as visitas. Oxalá não tenha servido de motel e reunião de meliantes. Obras erguidas para o povo deveriam ser fiscalizadas pelo próprio usufrutuário que é o povo. Não depredadas por ele. Não está tão bonitinho, por que não conservar? Prefeito não constrói escola para estudar nem apronta arrail pra dançar. Além do mais, o local poderá ser ponto de sobrevivência para muita gente que não tem como arranjar a bóia e criar os bruguelos. Particularmente, acho que a fiscalização deveria ser rigorosíssima. Nada de estaca, alvenaria, cimento invasor, para não dar no que deu a Praça da Bandeira.
Preservado abraço!
Sosígenes Bittencourt

4 comments:

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS said...

Temos que aprender a preservar e valorizar o que é nosso; incentivar o empreendedorismo; atrair investimentos para a nossa cidade; criticar o que está errado, de uma forma construtiva; colaborar com o que estiver ao nosso alcance; e, principalmente, cada um cumprir as suas obrigações de cidadão; e respeitar os locais públicos, já que vivemos em sociedade.

Unknown said...

Concordo com você,mas enquanto houver essa rivalidade política nada nessa cidade vai pra frente um governo faz o outro distroi.

Anonymous said...

Eu realmente tenho medo é da "Distroição" do vernáculo pátrio!!!

Sosígenes Bittencourt said...

Conta minha genitora que a Avenida Mariana Amália foi construída pelo velho José Joaquim, pai de seu Nô Joaquim. Ali era o Canal do Roncador, com duas passarelas para quem quisesse atravessar. Onde hoje é o prédio de Elias Lira era um enorme descampado, não havia absolutamente nada. Quando chovia, tudo aquilo se transformava num mar de lama. Essa história é antiga.