Wednesday, June 09, 2010

Fala, Vitória

No tempo de Dr. Mário Bezerra
Fui aluno do Colégio 3 de Agosto e assisti a algumas aulas com o bacharel Mário Bezerra da Silva. Depois, lecionei no mesmo educandário. A diferença entre a década em que fui aluno para quando ministrei aulas já foi sentida. E, hoje, nem se fala. O Colégio, que já foi uma vitrine, mais parece uma penitenciária. E a culpa nem é totalmente dos diretores, mas da mudança de comportamento dos adolescentes, vítimas da desconstrução da família nuclear - o pai mantendo a família e a mãe zelando pela educação dos filhos - e o advento do neoliberalismo, excludente de vidas.
Dr. Mário Bezerra, acusado de enérgico, radical e conservador, tinha pano pras mangas, uma estrutura familiar que se harmonizava com a escola, ambas falando a mesma linguagem e fundadas sob os mesmos propósitos. Foi no tempo em que os verbos ENSINAR e EDUCAR se traduziam por INFORMAR e FORMAR, transmitir matérias curriculares e preparar o caráter do aluno.
Saudoso abraço!
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Anonymous said...

Nobre Sosígenes!

Infelizmente nossas Praças foram tomadas pelo comércio informal.
Apesar das muitas críticas, oxalá que a Administração Municipal bote moral e devolva a Praça ao povo e, não, aos bêbados, pedintes e afins.

Forte abraço,
A Matraca

Sosígenes Bittencourt said...

Realmente. A quem loteou as praças, cabe-nos puni-los com o voto-juiz. A quem está no poder, cabe devolver a praça ao povo. Não adianta tugir nem mugir, é ideia encampada pelo mundo contemporâneo, planetária. O mundo caminha para abrir caminhos para o homem caminhar.
Saudável abraço!