Sunday, June 27, 2010

Por causa de Justin Bieber

Uma fã de Justin Bieber se suicidou, alegando que o mesmo não lhe dava bola. Pendurou-se pelo pescoço na escada da residência e deixou o motivo por escrito. De origem chilena, Daniela era fissurada no playboy e cantor canadense de música pop.
A palavra "paixão" vem de "patos" que significa "oposto à ação", "passivo". Significa dizer que alguém já não tem domínio sobre o que sente, acha-se invadido por um sentimento sobre o qual não tem controle. Contudo, para que haja paixão é preciso que haja "esperança". Se você vê alguém e sente aquele "frisson", aquele friozinho na barriga, as pernas ficam bambas, a voz trêmula, a cabeça zonza, não significa que você esteja apaixonad(o)(a). Ninguém se apaixona por alguém porque esse alguém é bonito, rico ou detém qualquer capacidade irresistivelmente sedutora. Para tanto, tem de haver "esperança". O beijo, por exemplo, funda uma esperança. Imagine se aquela pessoa que você admira, de repente resolve lhe beijar. Ninguém é o mesmo depois de beijar. Portanto, paixão é um sentimento que nutre-se da possibilidade de concretização de um desejo. No caso da suicida em tela, a paixão deixa de ser sinônimo de "passivo" e passa a significar "padecimento". Na realidade, a menina era uma suicida em potencial, uma criatura que sofria e o seu ídolo foi apenas o estopim do que estava para acontecer. É um episódio que merece mais misericórdia (de misere + cardia = com a miséria no coração) do que uma vaia.
Fúnebre abraço!
Sosígenes Bittencourt

4 comments:

Anonymous said...

A solidão juvenil somada à alienação da mídia é cada vez mais letal, multiplicando suas vítimas.

Aninha Marques

Sosígenes Bittencourt said...

Brilhante colocação.
A solidão juvenil advém da desconstrução da família nuclear, o que facilita a maléfica influência da mídia, fundando desejos, a serviço da sociedade de consumo.

Anonymous said...

kkkkkkkkkkk essa é boa > fúnebre abraço... dispenso esse tipo de abraço

Sosígenes Bittencourt said...

Imagine se Justin Bieber tem lhe dado bola.