Saturday, June 19, 2010

O calvário das populações ribeirinhas

Enchente de 2010
http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/v/sobe-para-20-o-numero-de-mortos-nas-enchentes-do-nordeste/1286100/#/Edi%C3%A7%C3%B5es/20100619/page/1

Habitação é a palavra de ordem. Desapropriar áreas seguras, contruir casas populares, transferir as populações ribeirinhas, impedindo RIGOROSAMENTE o repovoamento das áreas de risco. Demolir os mocambos, retirar os entulhos, reflorestar e FISCALIZAR a margem dos rios são procedimentos, em nível planetário, sobretudo AMBIENTALISTA. Os resultados serão, financeiramente, espetaculares. Pior é socorrer os naufragos, arcar com o ônus do flagelo das águas. Há cidadezinhas apocalipticamente "desmapeadas" pelos dilúvios fluviais. Não há Noé que os resgate, é sequela sem remédio. Insistir em ficar semelha o Mito de Sísifo, que rolava a pedra, da planície à montanha, para vê-la cair.
Ecológico abraço!
Sosígenes Bittencourt

2 comments:

Marília said...

Nada acontece por acaso. A natureza reage contra as coisas que os homens fazem a ela.
Estamos em ano de eleição. Esse é o maior momento de refletirmos. Essa é a hora de sabermos em quem iremos votar. Poderia ser um voto único as pessoas solidárias. Esses merecem nosso voto.

Sosígenes Bittencourt said...

Também verificar quando o político tira proveito da miséria para angariar simpatia em cima de medidas socorristas e paliativas.