Thursday, June 24, 2010

Fala, Vitória

VISITA A MOCOTÓ
A zona rural já foi tranquila, lugar de cabra da peste, mas decente. Hoje, está cheia de malandro. É vero?
Mas, deixa eu contar uma com Mocotó. Fui visitar Mocotó na década de 80. Não fui nos 'mocotós', fui no meu Chevette, tá ligado? Entrei por Natuba, peguei a Ladeira do Comprido e me danei por ali afora.
- Onde fica Mocotó, cumpádi?
O matuto escorava a enxada, olhava para o caminho e apontava: - Ali, meu véio. Logo ali!
E de "é ali", "é logo ali" e "tá bem pertinho", passei a manhã viajando. Conheci a Vila Marinho e tomei um quequéo na barraca de Pedro Amaro. Vi um casebre com 12 gatos e uma velha de bigode fumando cachimbo. Quando me dirigi à senhora, os gatos se viraram todos, como se quisessem puxar conversa. Na barraca de Pedro, tinha de Sardinha Coqueiro a Pau-dentro, e uma sinuca no meio. A mulherada gritava: - O professor tá na barraca de Pedro, fulana!
De volta, o Chevette pediu penico, entulhado de gente, e um menino gritando, pendurado no forro do carro: - Nunca viajei nisso, meu Deus!
Bucólico São João para todos!
Sosígenes Bittencourt

No comments: